Anterior
Praça Amália Rodrigues vai nascer em Alcântara
Seguinte
Sucata ilegal no centro de Lisboa...
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Cardeal diz que "homossexuais nunca entrarão no reino dos céus"

Cardeal diz que "homossexuais nunca entrarão no reino dos céus"

O ex-presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, Javier Lozano Barragan, defendeu hoje que "a homossexualidade é um pecado" e que os homossexuais estarão privados do paraíso. O veto do cardeal está a levantar uma onda de protestos em Itália.
|

"Os homossexuais talvez não sejam culpados, mas, agindo contra a dignidade do corpo, certamente não entrarão no reino dos céus", afirmou hoje o cardeal mexicano Javier Lozano Barragán , que este ano renunciou ao cargo de presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde , no Vaticano, por motivo de idade.

Em declarações à agência de notícias Ansa, esta quarta-feira, o sacerdote disse que a constatação de que os homossexuais serão privados do paraíso não é sua. "Mas, sim, de São Paulo" que, em carta aos romanos, fala de pessoas "impuras", abandonadas a "paixões infames", e, ainda, no martírio dos que "desprezaram o conhecimento de Deus".

Barragán, 76 anos, foi ainda mais longe, acrescentando que "tudo aquilo que consiste em ir contra a natureza e contra a dignidade do corpo ofende Deus".

"Homossexuais são pessoas"


Para o ex-presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, "a homossexualidade é um pecado, mas isto não justifica nenhuma forma de discriminação". " De qualquer forma, os homossexuais são pessoas e, enquanto tais, devem ser respeitadas", disse, Lozano Barragán.

Segundo Lozano Barragán, "não se nasce homossexual. Acaba-se homossexual por várias razões, por motivos de educação, por não se ter desenvolvido a própria identidade na adolescência".

"Sida é uma patologia do espírito"


Esta não é a primeira vez que o conservador Barragán faz declarações polémicas. Numa das declarações que fez sobre a sida, que considera uma das mais devastadoras epidemias dos tempos actuais - o então presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde afirmou que a infecção pelo vírus VIH-sida "é uma "patologia do espírito".

Segundo o cardeal, por detrás da difusão da doença está "uma imunodeficiência de valores morais e espirituais", e que para combatê-la de forma responsável é necessário potencializar a educação sobre o respeito ao valor sagrado da vida, a formação de uma pática correcta da sexualidade e, ainda, guardar a castidade.

Barragán, que condena a prática do aborto, revela também grande apreensão com a disseminação da pílula abortiva RU-486 .

Em 2007, em declarações à Europa Press, Barragán criticou duramente as insinuações de que João Paulo II teria pedido o suicídio assistido. O cardeal assegurou que o Papa "não renunciou jamais" à alimentação nem a "nenhum tratamento" antes de morrer, afirmando que isso não passava de um movimento para "legitimar" a prática da eutanásia.

Barragán desmentia, assim, a versão da anestesista italiana Lina Pavanelli, professora na Universidade de Ferrara, segundo a qual o Papa polaco pediu e recebeu a eutanásia, e somente permitiu a introdução de uma sonda nasogástrica para a sua alimentação e nutrição três dias antes de morrer. Tese que, no entanto, foi desmentida pela equipa médica que tratou João Paulo II na última etapa da sua vida.

Lozano Barragán também já direccionou a sua ira contra os "lobbies de empresas farmacêuticas norte-americanas" apelando para "não traficarem com a dor humana", ao comentar a ausência de medicamentos em muitos países pobres por causa do elevado preço dos fármacos.

 


Opinião


Multimédia

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 147 Comentar
ordenar por:
mais votados
Reino dos Céus e Homossexualidade
O Reino dos Céus é uma Promessa. Esta Promessa é, antes de mais, um dom: não "entra" no "Reino dos Céus" quem quer, mas apenas quem pode. E quem pode? Eu diria: apenas aquela pessoa que deixa que o Reino dos Céus entre em si. E isto quer dizer: entra no Reino dos Céus (expressão sinónima de Felicidade que o é para sempre) quem se deixa guiar pela Verdade, ou seja, quem decide aderir ao Caminho de Vida que tem um Nome: Cristo. De onde se segue que só entra no "Reino dos Céus" quem se deixa modelar por Cristo, quem se conforma com o seu modo de ser homem, com o seu modo de ser Pessoa. E por isso é que só "pessoas" entram, ou podem entrar, no Reino dos Céus. Ora os Homossexuais são pessoas. Evidentemente! Logo: os homossexuais também podem entrar no Reino dos Céus, nomeadamente na medida em que deixarem que Cristo, o seu modo de ser a pessoa que é, incluindo a sua dimensão sexual, modele as suas vidas humanas concretas, incluindo a dimensão sexual das mesmas. Consequentemente, o problema não é a homossexualidade como tal, enquanto "fenómeno" que respeita à configuração psíquica de alguém; o problema é apenas e tão só o que uma pessoa homossexual faz com a sua sexualidade. Numa palavra, os homossexuais que não entram no Reino dos Céus, ou seja, aqueles que se vêm excluídos da Felicidade Eterna, são apenas aqueles e aquelas que desligam a sua vida sexual da sua vida em Cristo, que se fecham à Pessoa que os faz realmente felizes. Pelo que tudo começa aqui: na Escolha que se faz!
Consequências das santas palavras de São Paulo
Não é só com as mulheres
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
e sem "patologias de espírito"...
Confirmo
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Re: Reino dos Céus e Homossexualidade
Todavia,
Há que reconhecer que o Miranda até é estóico, sim senhor. Sozinho, enfrenta um exército de anticlericais, e não desfalece. Não tem quem vá à missa com ele (que me lembre) e isso prova que está a pregar para os peixinhos... Desista, vá por esse mundo fora, ver as realidades, que isso de estar sentado a uma mesa a teclar não lhe permitirá ver o mundo real, ali no duro, percebeu? Pelo menos a julgar pelos horários patentes nos seus comentários dá para perguntar uma coisa: o que faz? Ministra catequese pelas novas tecnologias? É que no que ao teorizar diz respeito, até tem vocação, sim senhor. Mas, só, não chega.
Re: Todavia,
Re: Todavia,
Não tenho tempo para parvoíces

Reitero, uma vez mais, que sou um cidadão livre de uma sociedade avançada e não um podengo acéfalo da Idade Média.

Repito, uma vez mais, que vivo algures no 3º milénio da era de Cristo mas que nem todos os seres humanos são obrigados a ser meus contemporâneos.

Insisto, uma vez mais, que o meu tempo é escasso para o perder com enormidades deste calibre, mais próprias da Idade Média do que de qualquer século posterior à Renascença.

E, por último, recuso-me perder o meu tempo com as execráveis palavras de um indivíduo tenebroso, digno representante de toda uma herança feita de obscurantismos, de hipocrisias e de insanidades, como é essa ICAR que até já perdeu o seu tempo a discutir se a mulher tinha alma ou não, a proibir que se enterrassem cadáveres masculinos ao lado de cadáveres femininos para evitar contactos impuros, a proibir a fornicação (todo o acto sexual que não tivesse o fim da procriação), a declarar a masturbação um pecado anti-natural ou a classificar a homossexualidade como a maior de todas as abominações.

Este miserável indivíduo merece que lhe virem as costas. Que se virem as costas a esta abominável instituição que dá pelo nome de IGreja Católica, a mais hipócrita de todas as religiões.

Este cardeal também se esquece de referir que S. Paulo diz que o homem é a cabeça da mulher, e que esta deve ser submissa ao homem.

Repete essas visões mirabolantes!

E um muito, MUITO, MUITO OBRIGADO, PELAS TUAS PALAVRAS! OBRIGADO PELA GRANDE AJUDA!
Estás-te a esquecer dos Eng. Aerocelestiais!!!
Re: Estás-te a esquecer dos Eng. Aerocelestiais!!!
Sacrificium...
Re: Sacrificium...
Re: PESAROSO
Odisseia na Terra: A personificação do néscio
Re: PESAROSAMENTE PREVISIVEL
Consequências das santas palavras de S. Paulo
Re: PESAROSO
Re: outro
Re: outro
Re: Não tenho tempo para parvoíces
Re: Não tenho tempo para parvoíces
Re: Não tenho tempo para parvoíces
Mas que pressão política patética desse religioso!
Será que ainda vivem tantos conservadores que, para o bem desses fundamentos religiosos, são capazes de acreditar num tal reino dos céus?
Outro a prometer...
o Ceu aos padres pedofilos.
MAS O KÉ ISSO DO REINO DOS CÉUS????
E quem é o rei??eu se for para lá não aceito menos que ser príncipe!!senão não quero!!!
Discordo totalmente
O reino dos céus não tem qualquer sentido sem os homosexuais. Deus perdoa. No Reino dos Céus até Sócrates será um cidadão exemplar.
Re: Discordo totalmente
Re: Discordo totalmente
Re: Discordo totalmente
Re: Discordo totalmente
Re: Discordo totalmente
CATÓLICOS
Ele esqueceu-se de precisar que quem não entra no tal reino (ou república) são os homossexuais católicos, o santinho exorbitou, trate das coisas da sua religião, se faz favor.
Re: CATÓLICOS
Re: CATÓLICOS
Re: CATÓLICOS
Re: CATÓLICOS
Re: CATÓLICOS
Re: CATÓLICOS
E o Homem criou deus ....
Pela ansia de poder e para controlar os mais fragilizados.
O conservadorismo em todo o seu esplendor
O pontifício Javier Logano está a causar uma grande rotura, com os homossexuais que desempenham funções clericais e se for verdade o que consta na classe, a celeuma que esta declaração causa no meio, vai gerar uma grande renovação de quadros na igreja católica.

Isto partindo da premissa que os homossexuais instalados na igreja, não abdiquem de "entrar no reino dos céus", mas claro se forem abatidos ao activo do pessoal da instituição, talvez consigam lá entrar, por outras vias, sem darem a conhecer o seu passado e levarem uma “caixa de robalos congelados”.

Agora sem ironia, a igreja continua fechada a um conservadorismo que brada os céus, depois admiram-se de perder receitas, por falta de fieis.
(28) rosa engeitada ao vosso serviço
um reino que proíba a imigração de gays e salta logo o bloco de esquerda a fazer barulho tal e tal que se fosse república a coisa seria diferente e tal e tal mas como é o reino dos céus moita carrasco mas continuando eu sei como na igreja são muito cuidadosos com a sida e ainda me recordo do padre da minha terra passar-me a mão pelo lombo e perguntar à minha mãe ela é saudável não é mas ela provinciana avisada arrastava-me para fora da igreja e apesar do meu choro porque eu sabia que os outros meninos comiam rebuçados durante a catequese e foi assim que saí inteirinha da terra e ainda há dias falei com uma amiga de infância que me disse que ela estava mais protegida dos pecados que eu porque tinha deixado o pecadinho dela bem guardado na catequese mas o mais urgente é avisar sua majestade dom duarte porque ele disse que era a favor daquela coisa e depois não os deixam entrar no reino dos céus e ele ainda se vai zangar com o primo sim porque os reis são todos primos e depois se a conversa não der em nada ele vai ter que ficar com os gays na monarquia dele que é uma quintarola no reino da fantasia mas com isto tudo não falei do principal que é segundo lozano barragán os gays são pessoas e assim posso continuar a tratar como pessoa o chiquinho do segundo esquerdo apesar de ele ser pecador e só não se percebi se é por ser ou por fazer
Homossexuais e a Bíblia
Não vou comentar absolutamente NADA!!!, simplesmente vou citar dois versículos entre muitos da Bíblia Católica e/ou Evangélica que se referem a entrada no reino dos céus e a modos de vida:
Apocalipse 22:15: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Levítico 20:13a: Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação.
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
Re: Já me esquecia...
(28a) rosa engeitada ao vosso serviço
Os cães também? Chiça! Deus é fundamentalista !
Consequências das santas palavras de S. Paulo
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Re: Homossexuais e a Bíblia
Digam-me ...

... as pessoas que conseguem ter a sorte de viver neste século vinte e um, que tiveram uma instrução escolar e académica capaz, que sabem que a vida é uma criação explicada e demonstrada pela ciência, que sabem como se determina o código genético, como se manipulam as células e se fertiliza in vitro, ... ainda se dão ao trabalho de perder tempo com estas "profissões de fé" que mais não são do que o recurso a uma instrumentalização mental de alguns pobres de espírito, que são levados a acreditar que se deixarem de ser quem são e gostam de ser e passarem a adorar alguém que é exactamente como eles mas intelectualmente menos sério, "ganharão a vida eterna"? e que vida ganharão? a de pobres de espírito que são hoje? a de comediantes suspeitos?

Coitados dos pobres, ... os de espírito e os de recursos económicos!

Cumpts
 
Algumas perguntas sobre Geografia

1) Onde fica o "Reino dos Céus"?
2) Qual é a capital?
3) Qual a área e a população?

Uma coisa pelo menos eu já fiquei a saber: Não aceitam imigrantes clandestinos.

Daí a frase: "... nunca entrarão no reino dos céus."

Esta do "Reino dos Céus" deixou-me curioso...

A ASAE já lá foi, para verificar se há espaços separados para fumadores e não fumadores?

É que D. José Policarpo é um viciado em tabaco, e há pessoas, que por razões de saúde, não aguentam o fumo.

Re: Esta do
Re: Esta do
Comentários 147 Comentar

Últimas


Pub