24/05/2012 atualizado às 1:52
Página Inicial » Atualidade » Cardeal diz que homossexuais não podem educar

Cardeal diz que homossexuais não podem educar

D. José Saraiva Martins diz que um casamento homossexual não pode providenciar uma formação normal às crianças. 

9:54 Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Cardeal diz que homossexuais não podem educar
António Pedro Ferreira

O cardeal D. José Saraiva Martins afirmou ontem à noite, na Figueira da Foz, que o casamento entre homossexuais não providencia uma educação normal a crianças a quem falta um pai e uma mãe.

Quando se juntam dois homossexuais, eles ou elas, se há crianças, evidentemente, aquela união, aquele casamento, não pode providenciar a formação das crianças", argumentou.

"Porque uma criança para ser formada normalmente precisa de um pai e de uma mãe. E não de dois pais ou de duas mães", acrescentou D. José Saraiva Martins, durante a tertúlia "125 minutos com Fátima Campos Ferreira, no Casino local.

D. José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos e um dos dois cardeais portugueses com assento no Vaticano, onde reside há mais de 50 anos, argumentou que o pai e a mãe "são diferentes, têm diferentes qualidades, completam-se mutuamente de uma maneira maravilhosa".

"A educação daquelas crianças não pode ser uma formação normal se não forem formadas por um pai e uma mãe. Não por dois pais ou duas mães", reafirmou o cardeal, arrancando aplausos da assistência.

Momentos antes, o cardeal tinha considerado que a homossexualidade "não é normal".

"Não é normal no sentido de que a Bíblia diz que quando Deus criou o ser humano, criou o homem e a mulher. É o texto literal da Bíblia, portanto esse é o princípio sempre professado pela igreja", defendeu.

Instado pela jornalista Fátima Campos Ferreira a pronunciar-se sobre os direitos civis subjacentes ao casamento entre homossexuais, D. José Saraiva Martins frisou que a questão não tem de ser colocada à Igreja.

"Quando se fala de direitos civis não tem de se interrogar a Igreja, tem de se interrogar o Estado. Quem elabora as leis do Estado não é a Igreja, seria uma intromissão, evidentemente", alegou.

No entanto, defendeu como situação "ideal" uma colaboração sincera entre a Igreja e o Estado "na formulação de certas leis", como a do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Nestes casos, neste sector em concreto, é absolutamente necessária uma colaboração sincera, autêntica e eficaz entre o Estado e a Igreja", em que ambos expressem o seu pensamento, disse D. José Saraiva Martins.

"E pode-se chegar a um acordo, cedendo um bocadinho dos dois lados. Não é opondo-se, é colaborando, é o diálogo", acrescentou.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
a minha opinião...
sopa de letras (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 10:42 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
"Quando se fala de direitos civis não tem de se interrogar a Igreja, tem de se interrogar o Estado. Quem elabora as leis do Estado não é a Igreja, seria uma intromissão, evidentemente", alegou e tem toda a razão. A Igreja Católica só se pode pronunciar sobre o casamento religioso, o único que (como igreja) reconhece. Isto parece -me tão claro como água. Perguntar à igreja se se opóe ou se concorda com o casamento entre homosexuais é uma falsa questão. Nós vivemos num estado laico onde existe (ou devia existir) separação de poderes ( eheh... ).
      Já a afirmação «dois individuos do mesmo sexo não podem dar uma educação normal a uma criança» é bastante mais questionável, pois tudo tem a ver com aquilo que se considera «normal». Um casal de heterosexuais, se for alcoólico, toxicodependente, ladrão, com violencia doméstica, etc, também não pode dar uma educação «normal» a uma criança... e dentro da mesma perspectiva, uma mãe sózinha, um pai sózinho, um avò ou uma avó, também não o poderiam fazer... Certamente haverá muita gente que, independentemente das suas preferencias sexuais terá capacidade para educar uma criança, assim como haverá muitos outros que, por terem uma vida mais promiscua nunca poderáo ser os pais adequados. Tudo tem a ver com a formação de cada um e não com a orientação sexual.
 
 Regras da comunidade
    Re: adora este tipo de argumentação    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:07 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    O Estado é e tem que ser laico mas o povo não o é    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:50 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: O Estado é e tem que ser laico mas o povo não    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 14:06 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: adora este tipo de argumentação    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 11:22 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: a minha familia    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:32 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: a minha familia    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 11:35 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: não seja despropositada    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 11:38 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: NORMAL    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:40 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: NORMAL    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Lá está o choradinho e as colagens "anormais"    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 2 pontos , 15:13 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Lá está o choradinho e as colagens    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:00 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Lá está o choradinho e as colagens    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 17:05 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Isso foi o que Jean Marie Claire du Point disse...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Ai... Ai... essa sociologia    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 17:45 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Lá está o choradinho e as colagens    Ver comentário
userEX165789 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:33 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Lá está o choradinho e as colagens    Ver comentário
loiraburra (seguir utilizador), 1 ponto , 9:18 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    No Fundo voces estão-se borrifando para os Homo    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 9:29 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: 1=2*1(2-3)+(3-2)+1    Ver comentário
majoralvega (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Iguais em dignidade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:57 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Iguais em dignidade    Ver comentário
majoralvega (seguir utilizador), 1 ponto , 12:46 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Insultos?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 20:28 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Insultos?    Ver comentário
majoralvega (seguir utilizador), 1 ponto , 21:19 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Insultos?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: NORMAL    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 11:58 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: NÃO É O MEU CASO    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 12:02 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    DEFINIÇÃO DE NORMAL ESTRANHA !!!!!!    Ver comentário
Santropez (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: VEM NA ENCICLOPEDIA    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 12:40 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: DEFINIÇÃO DE NORMAL ESTRANHA !!!!!!    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:03 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: DEFINIÇÃO DE NORMAL ESTRANHA !!!!!!    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 15:30 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: a minha familia    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:02 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: adora este tipo de argumentação    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:46 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    País podre    Ver comentário
Salazarista (seguir utilizador), 1 ponto , 11:49 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    APOIADO    Ver comentário
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    APOIADO    Ver comentário
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 11:58 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: País podre    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    A Igreja como enformadora da Sociedade    Ver comentário
amator (seguir utilizador), 1 ponto , 13:08 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: A Igreja como enformadora da Sociedade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:20 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: A Igreja como enformadora da Sociedade    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 19:16 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: a minha opinião...    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 13:47 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Opinião Livre    Ver comentário
Revolt (seguir utilizador), 1 ponto , 16:01 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Liberdade de cada um    Ver comentário
userEX73700 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:44 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
UMA HISTORIA
odisseia na terra (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 10:39 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Antes que cheguem os palavrosos dos modernaços com argumentos fáceis a fazer a apologia das virtudes da educação homossexual quero partilhar uma história que eu conheci de perto.

Há uns eu tinha um amigo que se chamava Martin… Martin foi meu colega de aula, era um rapaz normal, inserido numa família normal…um excelente jogador de rugby. Um célebre dia disse-me que seu pai saiu de casa … até aí tudo bem…era um mal que também já me tinha afectado. Seu pai saiu de casa para viver com outra pessoa e eis que passados uns dias partilhou com um grupo de amigos que o pai tinha saído para viver com um outro homem.

Apesar de todos pertencer-mos a famílias conservadoras todos tentamos, porque éramos amigos, não dar grande importância ao assunto. Passaram-se talvez dois anos e Martin deixou o colégio, o rugby e arranjou novos amigos.

Eu continuava a vê-lo porque éramos vizinhos. Os tempo foram passando e aquela família entrou em delírio…Martin meteu-se na droga, na heroína e um dia em minha casa disse-me que “ainda não tinha conseguido engolir a história do pai e seu namorado”…refira-se ao pai como “el maricón” … morreu uns anos mais tarde de uma overdose.

Sempre que regresso a Madrid tento falar com a sua irmã …o descalabro daquela família foi visível, palpável, objectivo … Consejo já vai no 4 “compañero” e só tem 35 anos, Elida, a mãe, já foi de tudo e é agora nacionalista basca, albertzale (uma espécie de bloquista radical).

As palavras do Cardeal não são gratuitas, infundadas ou fáceis. São duras mas revelam uma das questões a aferir em todo o processo que alguns nos querem impingir como normal, moderno, consentâneo com os tempos. As criticas que irão surgir assentaram em ataques pessoais gratuitos, pouco rigorosos, intelectualmente pouco rigorosos e bastante desonestos, faceis MAS BASTANTE NA MODA E MUITO POLITICAMENTE CORRECTOS.
 
 Regras da comunidade
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
Manuel Moreira (seguir utilizador), 2 pontos , 11:04 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Exemplo demagógico    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:14 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Exemplo demagógico    Ver comentário
cjmarques (seguir utilizador), 1 ponto , 12:47 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Exemplo demagógico    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 2 pontos , 13:21 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:09 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Deus, Pátria, Família!    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 13:18 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Deus, Pátria, Família!    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 13:22 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 13:30 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
ratajana (seguir utilizador), 1 ponto , 14:37 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: essa historia visa o quê?    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 17:29 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 1 ponto , 17:31 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: UMA HISTORIA    Ver comentário
LXPT (seguir utilizador), 1 ponto , 8:39 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
COISAS DA SINISTRA OBSCENA!!!!!
GUERRILHEIRA (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 11:15 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Um apoio incondicional ao prelado.

A modernice tem destas anomalias,fazendo passar a mensagem de que os conservadores estão ultrapassados no conceito de familia.

A homossexualidade é um desvio patológico da natureza e,como tal,não deve ser considerada situaçao "normal".

O mundo não se rege por anormalidades monstruosas e a sexualidade desviante deve pertencer ao âmbito da intimidade e não ser transposta para a praça pública.

Esta degenerência só pode vir da sinistra mais radical e imbecil.

Resolver questões relacionadas com heranças ou transmissão de quaisquer outros bens devem ser objecto de legislação de excepção,mas o reconhecimento do casamento é uma obscenidade insuportável para uma sociedade civilizada.

O outro aleijão social é a adopção por ditos "casais homossexuais".

Que os elementos da sinistra casem uns com os outros e que se adoptem,mas que partam para a lua ou para marte e ai formem a sociedade que desejam.

Estes "sinistrados" não têm emenda!

 
 Regras da comunidade
    tres vivas para a GUERRILHEIRA    Ver comentário
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 11:44 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: O QUE VC FOI DIZER    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:48 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Não minta    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 12:30 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: o amigo andam um pouco distraido    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 12:38 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Talvez ... é da idade    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 14:47 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Não minta    Ver comentário
Pauloguim (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Pecados sérios    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 17:24 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:11 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
snowsrookie (seguir utilizador), 1 ponto , 15:26 | Segunda feira, 23 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Segunda feira, 23 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
snowsrookie (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Segunda feira, 23 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:23 | Segunda feira, 23 de fevereiro de 2009
    Re: Pecados sérios    Ver comentário
Pauloguim (seguir utilizador), 1 ponto , 15:00 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Não minta    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:02 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: COISAS DA SINISTRA OBSCENA!!!!!    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 2:31 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: COISAS DA SINISTRA OBSCENA!!!!!    Ver comentário
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 1 ponto , 11:34 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: COISAS DA SINISTRA OBSCENA!!!!!    Ver comentário
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Quarta feira, 25 de fevereiro de 2009
O CARRO A FRENTE DOS BOIS
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 15:51 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
A igrejs catolica, como associacao da sociedade civil, tem todo o direito a ter a sua propria opiniao sobre questoes religiosas e morais. Neste caso, pode proibir os casamentos homossexuais dentro das suas instalacoes, esta noseu direito.
Agora o que me parece e q se esta a construir a casa de cima para baixo. O amor, as relacoes sexuais, o casamento entre seres de sexos diferentes e uma ideologia aceite, nao se questiona.
Mas se for entre o mesmo sexo, ja se questiona, e marginal, e diferente da .
Ate o proprio casamento intersexual esta ja em contradicao c a nova ideologia da sociedade. As pesoas casam se para toda a vida e dai a uns tempos divorciam se. Entao ha algo que nao esta a funcionar.
A instituicao do casamento deve, ela propira, ser alvo de um debate mundial pq esta a entrar em rota de colisao com os valores ainda consagrados de fidelidade, p exemplo.
Pretender fazer aceitar outro tipo ainda de casamento, porventura chocante, parece me q e por o carro a frente dos bois.
Rui Ramos
 
 Regras da comunidade
Normalidade
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto (Despropositado), 11:03 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
A Homossexualidade é anormal? E a Assexualidade do Clero Católico, é o quê?

Se acredita que Deus criou o homem e a mulher, e isso faz dos homossexuais uns anormais, porque é que os padres e as freiras não são também anormais?

E se Deus criou a natureza, como é que se explica a existência de homossexualidade em milhares de espécies animais?

Se as crianças precisam de um pai e de uma mãe, porque é que não impedem as famílias mono-parentais, as crianças que são educadas por dois tios ou por uma mãe e uma avó?

E, se precisam tanto de uma mãe e de um pai, que pai e que mãe é que as crianças têm se ficarem toda a sua infância e juventude numa instituição?

O que é deveras escabroso é ver pessoas que são capazes de inventar os argumentos mais repugnantes para defenderem as suas posições homofóbicas.

Afinal de contas, se estão tão preocupados com as crianças, o que é pior: ter uma criança eternamente num orfanato ou encontrar-lhe uma família, mesmo que seja uma família mono-parental homossexual ou um casal homossexual?

É preciso ser-se muito cruel, mas mesmo muito cruel, para se dizer que é preferível ter uma criança no orfanato.
 
 Regras da comunidade
    Re: Normalidade    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 11:23 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
NauCatrineta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:24 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: para si O PREMIO DA NORMALIDADE    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:36 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Errado    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:40 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:13 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: o celibato dos sacerdotes NÃO é um dogma    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:34 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    E a homossexualidade é?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: EU BEM TENTO    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Factos invocáveis?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Factos invocáveis?    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 13:18 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Factos invocáveis?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Factos invocáveis?    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: catequese    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 18:50 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: catequese    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 2:48 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: É ESTE...É ELE ...É ESTE O QUE SABE    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 9:26 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: É ESTE...É ELE ...É ESTE O QUE SABE    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: colgate...    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: colgate...    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 21:21 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: RESTAURADOR OLEX    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 21:36 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
cmbelo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:12 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
cmbelo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:04 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 3:09 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
cmbelo (seguir utilizador), 1 ponto , 9:17 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 12:24 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
cmbelo (seguir utilizador), 1 ponto , 12:56 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
RM-oeste (seguir utilizador), 1 ponto , 13:53 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 10:45 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 1 ponto , 17:37 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 1 ponto , 12:57 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Normalidade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:55 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:08 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:42 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 20:38 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:38 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:41 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: A Ciência não vai em modas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
o Cardeal tem razao.
papadk (seguir utilizador), 1 ponto (Bem Escrito), 11:08 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Nao e um assunto religioso mas moral. Recordem a parte fraca do problema: a crianca! Ela sim, tem direitos. Nao e um direito humano ter filhos.
O dilema sera tambem abstracto, pois nao ha paises produtores de criancas para adoptar, que aceitem a adopcao para casais homo,,
 
 Regras da comunidade
O Cardeal não pode educar
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto (Despropositado), 11:08 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Segundo Sua Eminência O Cardeal só pode educar uma criança um Pai e uma Mãe.

Ora que se saiba Sua Eminência O Cardeal não é Pai nem, muito menos, Mãe. Mas insiste em querer educar-nos com as suas lições de intolerância. Se quisesse ser coerente não o devia fazer.

Estas declarações, que parecem a expressão sincera de sua Eminência O Cardeal, levantam algumas questões:

- A Igreja tem colégios internos para crianças onde só há padres (Casa do Gaiato, etc.). Estas crianças não estão a ser educadas? Qual dos padres faz de Mãe?

- Nos conventos homens vivem com outros homens e mulheres vivem com outras mulheres. Esta co-habitação é anti-natural no sentido da Bíblia? Claramente foge ao padrão de um homem e uma mulher. Porque insiste a Igreja na sua manutenção?

- Nos seminários quem educa os seminaristas? A quem cabe o papel de Mãe?

- Com quem vivem os Bispos incluindo D. Saraiva Martins? Vive só? Vive acompanhado? Por quem? Será essa uma co-habitação natural?

Outras questões:
- Quem é viuvo não pode educar uma criança? (falta o homem ou a mulher)
- A um(a) homossexual devem ser retirados os seus filhos? Para serem entregues à guarda de quem?

A intolerância típica da Igreja Católica volta ciclicamente à tona. Passados uns anos acabam por vir apresentar as suas desculpas pelo sofrimento causado. Era tempo de antes de infligirem sofrimentos nos outros que pensassem humildemente nos seus pecados passados para os não repetir no presente.

 
 Regras da comunidade
    Re: O Cardeal não pode educar    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 17:16 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
O CELIBATO DOS PADRES NÃO É UM DOGMA
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:13 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
até ao seculo IV os padres podiam casar ... existe fundamentação para justificar o celibato...mais, há movimentações (desde o concilio vaticano II) na igreja para que se volte a permitir sacerdotes casados

está a ver ...leitura
 
 Regras da comunidade
Dois pais
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009


http://www.youtube.com/wa...
 
 Regras da comunidade
    O EXPRESSO ADMITE PROPAGANDA GAY MAS VETA    Ver comentário
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 12:50 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Dois pais e duas mães...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Ou um pai ou mãe solteiros    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 14:26 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Ou um pai ou mãe solteiros    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 14:52 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Ou um pai ou mãe solteiros    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 0:54 | Quinta feira, 19 de fevereiro de 2009
    Re: Dois pais e duas mães?    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:43 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Retirada a controvérsia
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 11:33 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Pensado no que realmente importa a uma criança - nomeadamente quem a ame, quem a respeite, quem cuide dela com responsabilidade, quem a proteja, quem a ensine, quem a ajude a desenvolver-se até ser quem é suposto ser desde que nasceu e que já vem, de certa forma, para não dizer de forma absoluta, definido mal inspira pela primeira vez neste Mundo -, não fariam todos (sociedade, igreja, governo) muito melhor em pensar no que é preciso fazer para dar reais garantias destas condições que enumerei a TODAS as crianças, em vez de se preocuparem com algo secundário como a sexualidade (algo privado, por definição) dos pais?
Se dois homens ou duas mulheres não podem educar uma criança apenas porque são do mesmo sexo (sentido fisiológico), por que não se controla o sexo (sentido psicológico) de alguns casais aparentemente heterossexuais que, na verdade, vivem papéis invertidos? Há mulheres que "usam as calças" em casa e homens que assumem o tradicional papel de se ocuparem dos filhos! Também é "aberração"???
O que é que o sexo (prática) tem a ver com a criação de filhos? Fora o sentido reprodutor, de que já nem faz sentido falar, sabendo-se a quantidade de crianças institucionalizadas pelo Mundo fora, que é que importa como vivem as pessoas a sua intimidade, se tudo o resto for equilibrado e saudável, algo de que a maioria das famílias ditas normais não poderão reivindicar certamente? Sim, tenho essa certeza porque, como disse acima ao Odisseia, não conheço uma única família normal!
 
 Regras da comunidade
Outra vez...
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:37 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Outra vez, mas é bom que vejamos... O "Ocidente da Tolerância e da Liberdade", que tanto adora pregar os valores correctos ao Mundo (nem que seja à força), também tem os seus defeitos.

Nós, ocidentais, sempre nos achámos superiores ao resto...

Mas agora vejam... O humanismo homofóbico da nossa religião superior, a igreja católica... E só de pensar que durante a quadra natalícia, este humanismo homofóbico entrou pelas nossas casas adentro, com gente que até dizia: "A igreja católica é a autoridade máxima em pobreza e em Direitos Humanos!".

Que vejam agora, e chorem, pobres idiotas.
 
 Regras da comunidade
Adopção
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:17 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Não são os homossexuais, nem os heterossexuais, que têm direito a adoptar.

São as crianças, seus idiotas, que têm o direito de ser adoptadas. São as crianças que têm o direito de ter uma família, um espaço, uma integração social, alguém que lhes dê carinho, apoio, sustento, que lhes proporcione desenvolvimento pessoal, humano e social, que lhes dê afecto, estabilidade psicológica, económica e social.

Dizer que um casal homossexual não pode adoptar é dizer que se prefere a crueldade de manter uma criança institucionalizada. Isso é simplesmente odioso, odiento, horrível, mesquinho e primário.

Além do mais, se não sabem, ficam a saber: em Portugal os homossexuais já podem adoptar e já adoptaram.
 
 Regras da comunidade
    Re: Adopção    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 12:33 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Adopção    Ver comentário
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 12:55 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: Adopção    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:17 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    APAGAM-ME OS COMENTÁRIOS MAS ESTE GAY PODE CHAMAR    Ver comentário
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 12:49 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    Re: APAGAM-ME OS COMENTÁRIOS MAS ESTE GAY PODE CHA    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
pois claro...
odagrom (seguir utilizador), 1 ponto , 12:18 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Os homossexuais poderem educar não sei, mas cardeais com opiniões como a deste é que seguramente não devem poder fazê-lo. Triste daquele que se pronuncia sobre um assunto do qual não tem experiência...
 
 Regras da comunidade
eh pá... tanto comentário...
sopa de letras (seguir utilizador), 1 ponto , 12:28 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
O radicalismo é uma espécie de virose que provoca a cegueira e anda muito radicalismo por aqui...

  O meu pai, um ateu assumidissimo , tinha como grande amigo, um padre, o padre António. Quando eu era criança, por vezes ficava horas perdidas a ouvi-los argumentar. Eram dois homens com crenças opostas, mas como ambos eram pessoas inteligentes e honestas, respeitavam-se muito nas suas argumentaçóes e eu aprendi muito com isso.

Aqui há uns dias atrás, o meu neto, com 4 anos, de visita a casa de uns amigos dos pais, perguntou «Oh mãe, porque é que o tio X e o tio Y dormem juntos na mesma cama, como tu e o papá? A mãe, meio engasgada, apanhada de surpresa, sem saber muito bem como descalçar aquela bota, respondeu: «sei lá.. olha, porque gostam!» . A resposta, segundo parece, foi suficiente, porque desde então o miúdo não voltou a falar no assunto. O miúdo em questão, é um rapazola «normal» dos que brincam com carrinhos e até diz que «cor de rosa é para as meninas»...

 
 Regras da comunidade
    Re: eh pá... tanto comentário...    Ver comentário
Kya (seguir utilizador), 1 ponto , 13:01 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
VEJAM COMO SE CHAMA IDIOTAS AOS COMENTADORES
TARZANTABORDA (seguir utilizador), 1 ponto , 12:52 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Paulo Pedroso, 1 ponto , hoje às 12:17
Não são os homossexuais, nem os heterossexuais, que têm direito a adoptar.

São as crianças, seus idiotas, que têm o direito de ser adoptadas. São as crianças que têm o direito de ter uma família, um espaço, uma integração social, alguém que lhes dê carinho, apoio, sustento, que lhes proporcione desenvolvimento pessoal, humano e social, que lhes dê afecto, estabilidade psicológica, económica e social.

Dizer que um casal homossexual não pode adoptar é dizer que se prefere a crueldade de manter uma criança institucionalizada. Isso é simplesmente odioso, odiento, horrível, mesquinho e primário.

Além do mais, se não sabem, ficam a saber: em Portugal os homossexuais já podem adoptar e já adoptaram.
 
 Regras da comunidade
    Re: VEJAM COMO SE CHAMA IDIOTAS AOS COMENTADORES    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 14:54 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
    TARZAN: I'll be the best ape ever!!    Ver comentário
aukistoxegu (seguir utilizador), 1 ponto , 15:11 | Quarta feira, 18 de fevereiro de 2009
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Que super-herói irá sair do armário?
22:58 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 2
CES defende reavaliação da consolidação orçamental
21:36 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 4
Passageira de avião desviado retida
19:45 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Madeirenses acusam Governo de degradar Serviço de Saúde
19:04 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 11
Relvas responde à ERC pessoalmente
19:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 22
Segredos da rede ligada a Duarte Lima revelados pela Visão
18:42 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 22
Filas de trânsito de quase 300 km em São Paulo
17:32 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB