16 de abril de 2014 às 22:48
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  Blogues Desporto  ⁄  Nysse Arruda Sailing  ⁄  Capotamentos e avarias em São Francisco

Capotamentos e avarias em São Francisco

Nysse Arruda
A vela-asa do catamarã AC 45 Luna Rossa Swordfish totalmente danificada
A vela-asa do catamarã AC 45 Luna Rossa Swordfish totalmente danificada
Gilles Martin-Raget/ACEA

As equipas do Team Korea e do Luna Rossa Swordifish capotaram durante os treinos na baía de São Francisco. Enquanto o Team Korea, do skipper Nathan Outtridge - medalha de ouro na clase 49er nos Jogos de Londres - sofreu danos menores na vela-asa, a equipa de Max Sirena do Luna Rossa enfrentou uma aparatosa avaria na vela-asa, totalmente danificada, quando o catamarã AC 45 ficou mais de meia hora emborcado, com a proa no ar e a popa totalmente submersa. Também a equipa do China Team registou danos no barco num incidente durante a atracagem na doca. Os ventos fortes e mar agitado na baía de São Francisco já estão a mostrar os riscos de navegação nestes velozes multicascos e as regatas dos Campeoantos do Mundo da Taça América iniciam já no dia 21 de Agosto para as onze equipas em competição.

Das nove equipas em treinos ontem na baía de São Francisco, duas experimentaram capotamentos e uma enfrentou avarias na atracagem do barco. O Team Korea foi o primeiro a capotar e o skipper Nathan Outtridge disse que puxar pelo barco poderia ser perigoso nestas condições de vento forte.

"Estávamos a treinar com o Energy Team e estávamos prestes a ultrapassá-los quando capotámos. Penso que atingi o limite do barco.", disse Nathan contando que o tripulante Mark Bulkely caiu através da parte inferior da vela-asa, mas não se feriu, e a equipa conseguiu endireitar o barco em minutos. Mas a vela-asa precisa de reparações e o barco deve estar pronto dentre de alguns dias.

O segundo capotamento foi muito mais complicado. O Luna Rossa Swordfish capotou sob ventos de mais de 20 nós e o barco ficou virado por mais de meia hora. A vela-asa foi seriamente danificada e os 'flaps' tiveram de ser removidos e embarcados no barco de apoio para ser trazidos à terra.

Leia mais em www.nyssearrudasailing.com

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub