52
Anterior
PCP responsabiliza Passos Coelho
Seguinte
Praias portugueses com qualidade de água excelente
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   "Euphoria" vence Festival da Eurovisão
com vídeo

"Euphoria" vence Festival da Eurovisão

Eram 26 na final e a Suécia sobressaiu. O Festival da Canção da Eurovisão, este ano realizado num país sob forte ditadura, tem um vencedor e uma polémica sobre a escolha do palco.

|
Loreen, da Suécia, na Grande Final de sábado
Loreen, da Suécia, na Grande Final de sábado / Andres Putting

Entre 26 finalistas, foi a canção "Euphoria" interpretada por Loreen, da Suécia, que conquistou, com 372 pontos, o primeiro lugar do Festival da Eurovisão 2012, realizado sábado em Baku, no Azerbaijão. 

"Obrigado pelo vosso apoio, do fundo do coração", disse a vencedora ao receber o prémio, dirigindo-se a todos quantos "acreditaram nela". Quando lhe perguntaram como tinha chegado à vitória, respondeu: "dormi muito, comi muito e tentei não pensar muito no meu desempenho. Para ser honesta, eu sou uma pessoa tímida. Para o público sueco, gostaria de agradecer ter-me dado esta oportunidade".

Lorine Zineb Noka Talhaoui, de seu nome completo, tem 28 anos e nasceu na cidade sueca de Västerås, filha de pais marroquinos. Ficou conhecida em 2004, ao obter o quarto lugar no programa "Ídolos". No ano seguinte, lançou o seu primeiro single "The Snake", com o grupo Rob'n'Raz. Atualmente, é cantora e produtora musical.

Portugal não participou na final. A música "Vida Minha", interpretada por Filipa Sousa, não passou a semi-final. Na quinta-feira, a canção portuguesa, com influência do Fado, não passou à fase seguinte tal como a Holanda, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Geórgia, Eslováquia e Eslovénia.

Na Grande Final, realizada no Palácio de Cristal de Baku, mandado construir om 23 mil lugares para albergar a Eurovisão, participaram, além da Suécia, a Albânia, Azerbeijão, Bósnia Herzegívina, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Macedónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Moldávia, Noruega, Reino Unido, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e a Ucrânia.

Com esta vitória, a Suécia regista o quinto triunfo no festival, depois dos êxitos em Brighton, com os Abba, em 1974, Luxemburgo (1984), Roma (1991) e Jerusalém (1999).


Veja a canção de Loreen, da Suécia.



Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 52 Comentar
ordenar por:
mais votados
Análise
Muito bem merecido! Era de facto (ao contrário do que os média portugueses diziam) a verdadeira e única favorita! E fez por isso! A verdade, é que a explicação pela qual Loreen ganhou o festival é também a explicação pela qual Portugal JAMAIS irá ganhar um festival da Eurovisão!

Eu costumava ser "como os outros" e dizer que isto era só padrinhos e cunhas, mas a verdade é que agora que vivo na Suécia aprendi a ver as coisas de outra perspectiva! A verdade é que agora vejo que em Portugal é que continua a ser a mesma m*rda das cunhas e padrinhos! Em portugal continua a falar-se do festival uma vez por ano (com a honrosa excepção do ano passado quando as virgens ficaram todas ofendidas!). Noutros países (como a Suécia, por exemplo), o festival dura quaso o ano inteiro!

Para além de as pessoas o viverem como um campeonato europeu de futebol, aqui começa-se a falar do festival do ano que vem no dia a seguir à final! So análises detalhadas porque é que se ganhou/perdeu, especulações acerca de quem é que vai não apenas participar mas quem vai dançar, produzir, misturar, etc. Ponto núm. 2 é que Portugal continua a enviar gente que ninguém conhece e que não tem história/legado/experiência nenhuma no mundo da música, os tais padrinhos, cunhas.
...
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
Re: Análise
ALGUÉM QUE ME EXPLIQUE!
Como é possivel os nossos compositores em mais de 50 anos ainda não terem conseguido fazer um RX ao tipo de canções que o público da Eurovisão aprecia!
Continuamos a fazer mais do mesmo, sem qualquer tipo de objectivo,e a gastar o dinheiro de todos!
Re: ALGUÉM QUE ME EXPLIQUE!
Re: ALGUÉM QUE ME EXPLIQUE!
Que tristeza!
Os portugueses não passam da vulgariadade em tudo...Ou quase tudo o que fazem. Só mesmo no campo científico nos vamos safando. A canção pode juntar-se à selecção de futebol.
Re: Que tristeza!
Re: Que tristeza!
Re: Que tristeza!
Wonder idea...
In your
sunshine I
can see an
intention full
of happiness
and there, in
the light of
this candle,
a delicate
thought calling
the future.

Francesco Sinibaldi
Porque é que a Suécia ganhou
A Suécia ganhou porque os suecos votaram em massa na "sua" canção. O festival é um fenómeno de popularidade na Suécia (não sei bem porquê) e as ruas de Estocolmo estavam vazias na hora do festival. Os suecos estavam em casa a acompanhar e a votar massivamente na canção que representava o seu país.
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
Re: Porque é que a Suécia ganhou
sem patriotismo
A vencedora fêz uma boa atuacao, diferente e com uns toques de danca árabe o que deu mais uma tonalidade ao tema. Para quem tem os ouvidos bem afinados e sabe apreciar boa música, a cancao portuguesa é de longe a mais linda de todas e os portugueses devem estar orgulhosos pelo contributo português. O que eu nao estou de acordo é haver esta pré-eliminatória, até porque participam tantos países que nem sequer pertencem à Europa. E, ainda por cima países pequeninos que sao mais pequenos que um Distrito português, de ex-républicas que sao representados várias vezes. Eu acho que Portugal deve continuar a cantar em português até porque a lingua portuguesa é sem dúvida a lingua mais linda do mundo, por isso auto-estima para cima. Parabéns Philipa Sousa, cantaste muito bem, o teu tema é o melhor de todos e venceste o festival da Eurovisao 2012, ele apenas vai ter lugar em 2013 na Suécia.
Todos a chorar!
Está para aqui toda a gente a lamentar-se, mas se há uma coisa em que me orgulho em ser português é isto: não ligamos nenhuma ao festival e nem sequer pomos lá os pés! Obrigado Portugal!!!
Re: Todos a chorar!
Mas alguém ainda vê isto?
Não tenho tempo.
Nem quiseram saber do lugar onde se realizava.
Boicotar este Festival, não tinha ficado nada mal!
Comentários 52 Comentar

Últimas


Pub