Anterior
Ativista espera que China lhe dê passaportes
Seguinte
Rapaz esfaqueado por colega está livre de perigo
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Anúncio à preservação das células estaminais está a ser fortemente condenado. A campanha da Crioestaminal explora "o sentimento de culpa dos pais" e "transmite falsidades científicas".
|

Desde que foi lançada, a campanha da Crioestaminal que promove a preservação das células estaminais está a levantar uma onda generalizada de protestos. No spot televisivo, com a imagem de uma criança sentada numa marquesa, uma voz começa por dizer que "há uma hipótese em 200" de um dia ser diagnosticada ao seu filho "uma doença cujo tratamento se pode encontrar nas suas células estaminais ou nas de um irmão". Doenças como "a leucemia, o linfoma, tumores sólidos", prossegue a voz em off. No final, a criança pergunta simplesmente: "Mãe, pai, guardaram as minhas células?"

Miguel Oliveira da Silva, obstetra e presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), não teve reservas em dar ao Expresso a sua opinião pessoal. "Acho uma campanha vergonhosa, que perante o silêncio distraído do Estado, comunica falsidades científicas, jogando com o sentimento dos pais".

Miguel Oliveira da Silva sublinha que, embora este possa ser um exemplo extremo, as críticas são válidas para a generalidade das campanhas. Refere ainda que, "em Junho ou Julho" o CNECV emitirá um parecer sobre as células do cordão umbilical, reforçando a urgência de o Estado regulamentar esta matéria.

Os comentários negativos ao conteúdo do anúncio têm-se multiplicado também na página da Crioestaminal no Facebook. São, sobretudo, pais que se pronunciam. "Nunca vi um anúncio tao repugnante, que tenta culpabilizar os pais que não puderam ou que por opção não fizeram a recolha e conservação das células estaminais", escreve Carla Araújo Esteves. No mesmo mural, Diogo Caldas comenta: "Sou cliente vosso e não me reconheço nem um pouco na filosofia comercial e no script do anúncio que agora colocaram no ar. É uma vergonha".

Numa nota também publicada na página, a empresa reconhece que ao lançar a "campanha de sensibilização" estava consciente da sua mensagem forte. "Era essa a nossa intenção", pode ler-se.

A nota prossegue com a afirmação de que "são mais de 80 as doenças que podem ser tratadas com recurso às células estaminais do sangue do cordão umbilical" e que "até hoje já foram realizados mais de 25 mil transplantes de sangue do cordão umbilical". E termina: "Aumentando o número de amostras de células estaminais guardadas, serão cada vez mais as crianças e adultos que poderão beneficiar desta opção. É esta a nossa causa!"

Ao Expresso, o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) não confirmou se já recebeu alguma queixa pela campanha em causa, justificando que "as queixas são confidenciais".

O ICAP esclarece, no entanto, que qualquer pessoa pode manifestar o seu desagrado ou fazer uma queixa, seja através do site do Instituto, seja através de email. Uma vez que o ICAP não atua por iniciativa própria, qualquer campanha só será analisada tendo por base uma denúncia.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 68 Comentar
ordenar por:
mais votados
Burla !!!!! Cuidado !!!
O que a CRIOESTAMINAL não diz é que NÃO EXISTE UM ÚINICO CASO DE SUCESSO em tratamentos com células estaminais; Não diz que as células nunca servirão á própria criança (se esta tiver doença genética o mal estará logo presente nas celulas estaminais), etc, etc, etc. Não serve para nada do que diz - quanto muito será um óptimo instrumento para pesquisa cientifica, mas resultados médicos práticos ... nenhum.

      O que o Governo não anuncia é que existe UM BANCO PUBLICO GRÁTIS - isso é um segredo bem guardado: Nos hospitais e centros de saúde permite-se (vergonhosamente) flyers de publicidade á Crioestaminal e todos os outros bancos privados - quanto ao publico que é grátis nada se anuncia e as proprias formações dadas ás grávidas nos hospitais omitem tal informação ....

          É mais uma banhada com o alto patrocínio do estado !!!

          Curiosamente nunca um meio de comunicação social denunciou esta escandaleira ... é mais fácil copiar as noticias da Lusa e nadar em águas paradas ....
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
É natural, pois estamos num novo estado N.A.Z.I.
E nos Estados NAZIS, ai que lançar os filhos contra os PAIS ! E os Pais contra Deus e ...
Re: É natural, pois estamos num novo estado N.A.Z.
o que é mais vergonhoso???
será mais vergonhoso eu dizer ao meu filho que não guardei as células estaminais quando até existem kit's grátis ou será que é mais vergonhoso dizer-lhe que tire um curso superior como o pai, que seja engenheiro e que após anos e anos de trabalho se quizer trabalhar em portugal tem que aceitar propostas de empreso de 501€ por mês.......... porque é que toda a gente desvia as atenções para tudo menos para os verdadeiros problemas????
até os super mercados ajudam a desviar as atenções das noticias mais dificeis de digerir e o público como cavalinhos mansos com as aparas nos olhos apenas vêm aquilo que não tem interesse nenhum!!! por amor de Deus!!! o facto de isto ser noticia isso sim é uma vergonha, isso sim é vergonhoso para o expresso e para a sapo...... mandem os jornalistas falar com as pessoas nas ruas e vejam a realidade que existe neste país em vez de estarem a ver televisão e no intervalo do filme verem um anúncio que os chocou......chocante é saber que a classe média em portugal está a morrer e muitas familias nem querem saber desta noticia mas sim onde vão arranjar comida para os filhos que vêm da escola......

deixem de fazer dos portugueses burros e deixem de fazer noticias com as empresas privadas como pingo-doce e crioestaminal e falem mais do que acontece.....por exemplo que a grécia deve sair da zona euro durante o próximo mês o que vai fazer com que quase de certeza absoluta leva portugal a seu tempo e se não leva é porque seremos mais pobres ainda....
Re: o que é mais vergonhoso???
Um mundo feito de mentira!
Muitas são as mentiras com que se têm controlado as pessoas.

As provas com que Darwin suportou as suas teorias cabiam numa mesa de snooker, mas o mundo acreditou!

O iluminismos afastou os homens de Deus com a mentira que os verdadeiros cientistas eram ateus. Mentira, os pais da ciência eram todos, quase todos, cristãos fervorosos.

Já se cometeram tantas atrocidades contra os seres humanos que a impunidade revela, diz muito sobre quem as comete e a protecção que têm.

como é muito difícil punir os culpados, ao menos o povo deve procurar a verdade.Em Portugal os médios de comunicação deveriam realizar grandes debates para esclarecer o tema!

Re: Um mundo feito de mentira!
Re: Um mundo feito de mentira!
Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
"Um mundo feito de mentira!"
Re:
Re: Um mundo feito de mentira!
Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-se!
???????Foi isso que entendeu?
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
O que é para si Iluminismo e Positivismo?
Eu puxei o tema? lol
Re: Eu puxei o tema? lol
Re: Eu puxei o tema? lol
Governo
Conivente com esta burla o que os classifica como vigaristas.
Mais uma campanha porca como a do Pingo Doce
Eles sabem perfeitamente o que estão a fazer com este tipo de anúncio mas estamos num estado em que vale tudo.
"Falem de nós mesmo que seja para dizer mal" é o lema.
E ainda há pouco tempo apreceram notícias de que o banco público estava estrangulado financeiramente
A realidade... (1)
Aceito a visão de todos e que algumas pessoas se sintam sensibilizadas ou até "agredidas" com a campanha que a Crioestaminal está a promover. À parte de toda a polémica a meu ver o que é mesmo importante reter é a mensagem MUITO IMPORTANTE que o anúncio transmite: GUARDEM AS CÉLULAS ESTAMINAIS.
Existem diferenças muito significativas entre público e privado. Se tiverem oportunidade de se informar pela internet fora e se fizerem uma pesquisa profunda, vêm que esta discussão “público vs privado” já se debate à muito pelo mundo fora. Em nenhum dos países se chega a um concenso pois como todos entenderão, em ambos os casos existem prós e contras. No entanto, parece-me bastante redutor centrar apenas a discussão deste assunto nas terapias relacioandas com doenças do foro hemato-oncológico ou imunológico, sendo normalmente este a que os médicos se referem no caso desta discussão público vs privado. É ainda importante referir que os bancos públicos não têm nem NUNCA terão capacidade de recolher e armazenar as células de todas os bebés, deitando para o lixo mais de 50% das amostras (retirado do site do banco público: “Até Dezembro de 2010,cerca de 11000 dádivas e 5000 amostras criopreservadas”). Ainda à pouco tempo passou uma reportagem na televisão com pais portugueses em que os seus filhos estão a utilizar as PRÓPRIAS células guardadas em várias empresas privadas, por todo o mundo, numa aplicação que até às 3 anos atrás ninguém imaginaria poderem ser utilizadas–Parelisia Cerebral
A realidade...(2)
E neste caso sería impossível recorrer a um banco público, visto ser mandatório utilizar as próprias células. E o caso das diversas aplicações que estão neste momento a emergir, na área da medicina regenerativa (reconstrução de tecidos danificados)? E os casos de algumas doenças autoimunes como a diabetes do tipo I em que cada vez mais está evidenciado que as células estaminais do sangue do cordão umbilical apresentam um efeito imunomodulador que aumenta a qualidade de vida destes doentes? Dir-me-ão alguns... mas em alguns casos ainda não são terapias standard e neste momento não servem para nada! Não é de todo verdade pois já existe um número de doenças bem identificadas em que a utilização de células estaminais do próprio ou de um relacionado é o tratamento de eleição, e mais surgirão com o avançar dos anos. À 10 anos atrás, a maioria de vós algum dia tinha ouvido falar de células estaminais? E desde essa data para cá quantas pessoas já foram tratadas com recurso a esta evolução da ciência e medicina?
Dei-me ao trabalho de pesquisar e nem no site das diversas empresas privadas, nem no site do banco público é referido que as células estaminais o sangue do cordão umbilical ou do tecido do cordão umbilical, serão a cura para todas as doenças ou maleitas que possam surgir aos vosso filhos. ...
A realidade...(3)
Quantos de vós não gasta mais do que este valor por mês em coisas absurdas?
Quanto à pergunta, e considerando-me uma pessoa da ciência, mais uma vez posso aceitar que pode ferir sucetibilidades, mas eu como mãe, NEM QUE EXISTISSE APENAS UMA PROBABILIDADE DE 1 PARA 7 BILIÕES DE EU PODER AJUDAR O MEU FILHO, eu hesitaria em apostar nela.
Re: A realidade...(3)
Re: A realidade...(3)
Vender aspiradores e colchoes
Pela primeira vez a comissao de ética serve para qualquer coisa! Aleluia!!!
A utilizaçao das células estaminais tem o potencial uso futuro anunciado apenas e somente numa lógica de um banco publico. Lamento informar que o dinheiro que gastaram apenas serve para remover o medo que vos venderam. A falsa esperança tambem tem preço...
Insensibilidade Promocional!!!
A Crioestaminal e os Criativos que desenvolveram esta Miserável Campanha, promovem e justificam através de bases cientificas pouco credíveis, algo que de certa forma poderá não ser aplicável a todos os casos de saúde que porventura possam ocorrer no crescimento de uma criança! Por esse facto e sobre esse facto, garantidamente, estes Senhores haveriam de arranjar uma qualquer justificação científica para o insucesso do tratamento de uma criança! Estes senhores, que por detrás de um pseudo sentimento nobre, de quem somente pensa na saúde de uma criança, atenta ao mais profundo sentimento de um pai ou mãe, colocando-os numa suspeição, duvida, incerteza e angustia, sobre o futuro do ou dos seus filhos! De facto, bastará visitar o seu Site, para constatar-se que esta empresa em nada difere, de uma qualquer empresa que promove a vende de eletrodomésticos, carros, férias, roupa, etc. Existem diversas fases no processo, todas elas com custos nada acessíveis. E claro a cereja no topo é a campanha de pagamentos mensais, tal qual um pagamento de um qualquer artigo que referi atrás! Não esquecendo as campanhas, descontos ou promoções para quem tem gémeos! Neste caso, a empresa premeia/recompensa quem vai ter despesas a dobrar com os seus filhos pela vida fora! Esperem, será aqui que poderemos considerar que existe a dita boa consciência da empresa bla..bla..bla...!!! Nã....!!! Marketing direto! Eu defendo a doação de órgãos com os fins que moralmente e humanamente, devam ser ...
Re: Insensibilidade Promocional!!!
Exposição de crianças ?
Na publicidade EDP foi posta em causa a exposição de crianças e aqui não é ?
Esta campanha põe em causa a questão de muitos meninos que sofrem neste momento e que os pais não tiveram poder financeiro para guardar as células ! São maus pais ? Devem ser retirados os filhos pelo tribunal ? Isto é crime ?
Se obejactivo foi markting foi conseguido ! Positivo ou negativo , depende da opinião de cada um !
Autoridade responavel pela investigação da exposição desta crinça deve actuar tal como o fez na campanha de EDP, esta sim gostei de ver as crianças a promoverem a defesa do ambiente e o futuro do planeta ! Energias alternativas!
Se esta campanha tivesse como objectivo doar células para Banco Público o sentido seria louvável !
De hoje para amanha...
Vamos lá ser razoáveis...
A mensagem transmitida pelo anuncio (mais sensacionalista ou não..) é: GUARDEM AS CÉLULAS ESTAMINAIS!
Qualquer ser que se mantém informado, vê que a medicina tem uma evolução alucinante. De hoje para amanha, nunca se sabe quando não existe outra descoberta relacionada com as células estaminais.
Outra questão é o facto de as células do próprio não resolverem doenças ou condições genéticas. Basta pensar 3 segundos, se as células são da própria pessoa, qualquer erro da sua genética também estará presente nas suas células estaminais. Mas se o irmão tiver as suas células conservadas, essas podem ser utilizadas para o problema genético do irmão.
Existem diferenças CIRCUNSTANCIAIS entre um banco de células estaminais publico e privado. INFORMEM-SE!
Não se vão querer arrepender quando daqui a uns anos necessitarem da aplicação das células para salvar a vida de um dos filhos e a evolução medicinal permitir a cura da doença (por orgulho, teimosia ou ignorância) não as conservaram. Esta é a mensagem que o anuncio pretende transmitir.
Re: De hoje para amanha...
Re: De hoje para amanha...
Re: Campanha de células estaminais é "vergonhosa"
Falsidades científicas?
Oh meus amigos dêem uma vista de olhos na "teoria" da evolução (macro) e vocês vão ver o que são "paletes" inteiras de falsidades científicas!...
É um fartar vilanagem.
Comentários 68 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Últimas


Pub