Anterior
Ativista espera que China lhe dê passaportes
Seguinte
Rapaz esfaqueado por colega está livre de perigo
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Campanha de células estaminais é "vergonhosa" e tem "falsidades científicas"

Anúncio à preservação das células estaminais está a ser fortemente condenado. A campanha da Crioestaminal explora "o sentimento de culpa dos pais" e "transmite falsidades científicas".
|

Desde que foi lançada, a campanha da Crioestaminal que promove a preservação das células estaminais está a levantar uma onda generalizada de protestos. No spot televisivo, com a imagem de uma criança sentada numa marquesa, uma voz começa por dizer que "há uma hipótese em 200" de um dia ser diagnosticada ao seu filho "uma doença cujo tratamento se pode encontrar nas suas células estaminais ou nas de um irmão". Doenças como "a leucemia, o linfoma, tumores sólidos", prossegue a voz em off. No final, a criança pergunta simplesmente: "Mãe, pai, guardaram as minhas células?"

Miguel Oliveira da Silva, obstetra e presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), não teve reservas em dar ao Expresso a sua opinião pessoal. "Acho uma campanha vergonhosa, que perante o silêncio distraído do Estado, comunica falsidades científicas, jogando com o sentimento dos pais".

Miguel Oliveira da Silva sublinha que, embora este possa ser um exemplo extremo, as críticas são válidas para a generalidade das campanhas. Refere ainda que, "em Junho ou Julho" o CNECV emitirá um parecer sobre as células do cordão umbilical, reforçando a urgência de o Estado regulamentar esta matéria.

Os comentários negativos ao conteúdo do anúncio têm-se multiplicado também na página da Crioestaminal no Facebook. São, sobretudo, pais que se pronunciam. "Nunca vi um anúncio tao repugnante, que tenta culpabilizar os pais que não puderam ou que por opção não fizeram a recolha e conservação das células estaminais", escreve Carla Araújo Esteves. No mesmo mural, Diogo Caldas comenta: "Sou cliente vosso e não me reconheço nem um pouco na filosofia comercial e no script do anúncio que agora colocaram no ar. É uma vergonha".

Numa nota também publicada na página, a empresa reconhece que ao lançar a "campanha de sensibilização" estava consciente da sua mensagem forte. "Era essa a nossa intenção", pode ler-se.

A nota prossegue com a afirmação de que "são mais de 80 as doenças que podem ser tratadas com recurso às células estaminais do sangue do cordão umbilical" e que "até hoje já foram realizados mais de 25 mil transplantes de sangue do cordão umbilical". E termina: "Aumentando o número de amostras de células estaminais guardadas, serão cada vez mais as crianças e adultos que poderão beneficiar desta opção. É esta a nossa causa!"

Ao Expresso, o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) não confirmou se já recebeu alguma queixa pela campanha em causa, justificando que "as queixas são confidenciais".

O ICAP esclarece, no entanto, que qualquer pessoa pode manifestar o seu desagrado ou fazer uma queixa, seja através do site do Instituto, seja através de email. Uma vez que o ICAP não atua por iniciativa própria, qualquer campanha só será analisada tendo por base uma denúncia.


Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 68 Comentar
ordenar por:
mais votados
Burla !!!!! Cuidado !!!
O que a CRIOESTAMINAL não diz é que NÃO EXISTE UM ÚINICO CASO DE SUCESSO em tratamentos com células estaminais; Não diz que as células nunca servirão á própria criança (se esta tiver doença genética o mal estará logo presente nas celulas estaminais), etc, etc, etc. Não serve para nada do que diz - quanto muito será um óptimo instrumento para pesquisa cientifica, mas resultados médicos práticos ... nenhum.

      O que o Governo não anuncia é que existe UM BANCO PUBLICO GRÁTIS - isso é um segredo bem guardado: Nos hospitais e centros de saúde permite-se (vergonhosamente) flyers de publicidade á Crioestaminal e todos os outros bancos privados - quanto ao publico que é grátis nada se anuncia e as proprias formações dadas ás grávidas nos hospitais omitem tal informação ....

          É mais uma banhada com o alto patrocínio do estado !!!

          Curiosamente nunca um meio de comunicação social denunciou esta escandaleira ... é mais fácil copiar as noticias da Lusa e nadar em águas paradas ....
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
Re: Burla !!!!! Cuidado !!!
É natural, pois estamos num novo estado N.A.Z.I.
E nos Estados NAZIS, ai que lançar os filhos contra os PAIS ! E os Pais contra Deus e ...
Re: É natural, pois estamos num novo estado N.A.Z.
o que é mais vergonhoso???
será mais vergonhoso eu dizer ao meu filho que não guardei as células estaminais quando até existem kit's grátis ou será que é mais vergonhoso dizer-lhe que tire um curso superior como o pai, que seja engenheiro e que após anos e anos de trabalho se quizer trabalhar em portugal tem que aceitar propostas de empreso de 501€ por mês.......... porque é que toda a gente desvia as atenções para tudo menos para os verdadeiros problemas????
até os super mercados ajudam a desviar as atenções das noticias mais dificeis de digerir e o público como cavalinhos mansos com as aparas nos olhos apenas vêm aquilo que não tem interesse nenhum!!! por amor de Deus!!! o facto de isto ser noticia isso sim é uma vergonha, isso sim é vergonhoso para o expresso e para a sapo...... mandem os jornalistas falar com as pessoas nas ruas e vejam a realidade que existe neste país em vez de estarem a ver televisão e no intervalo do filme verem um anúncio que os chocou......chocante é saber que a classe média em portugal está a morrer e muitas familias nem querem saber desta noticia mas sim onde vão arranjar comida para os filhos que vêm da escola......

deixem de fazer dos portugueses burros e deixem de fazer noticias com as empresas privadas como pingo-doce e crioestaminal e falem mais do que acontece.....por exemplo que a grécia deve sair da zona euro durante o próximo mês o que vai fazer com que quase de certeza absoluta leva portugal a seu tempo e se não leva é porque seremos mais pobres ainda....
Re: o que é mais vergonhoso???
Um mundo feito de mentira!
Muitas são as mentiras com que se têm controlado as pessoas.

As provas com que Darwin suportou as suas teorias cabiam numa mesa de snooker, mas o mundo acreditou!

O iluminismos afastou os homens de Deus com a mentira que os verdadeiros cientistas eram ateus. Mentira, os pais da ciência eram todos, quase todos, cristãos fervorosos.

Já se cometeram tantas atrocidades contra os seres humanos que a impunidade revela, diz muito sobre quem as comete e a protecção que têm.

como é muito difícil punir os culpados, ao menos o povo deve procurar a verdade.Em Portugal os médios de comunicação deveriam realizar grandes debates para esclarecer o tema!

Re: Um mundo feito de mentira!
Re: Um mundo feito de mentira!
Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
Re: Vc tem toda a razão!
"Um mundo feito de mentira!"
Re:
Re: Um mundo feito de mentira!
Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-se!
???????Foi isso que entendeu?
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: É um ponto importante de facto Goodwaves
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
Re: Pronto! Tinha que ser! O anti-cristo aproxima-
O que é para si Iluminismo e Positivismo?
Eu puxei o tema? lol
Re: Eu puxei o tema? lol
Re: Eu puxei o tema? lol
Governo
Conivente com esta burla o que os classifica como vigaristas.
Mais uma campanha porca como a do Pingo Doce
Eles sabem perfeitamente o que estão a fazer com este tipo de anúncio mas estamos num estado em que vale tudo.
"Falem de nós mesmo que seja para dizer mal" é o lema.
E ainda há pouco tempo apreceram notícias de que o banco público estava estrangulado financeiramente
A realidade... (1)
Aceito a visão de todos e que algumas pessoas se sintam sensibilizadas ou até "agredidas" com a campanha que a Crioestaminal está a promover. À parte de toda a polémica a meu ver o que é mesmo importante reter é a mensagem MUITO IMPORTANTE que o anúncio transmite: GUARDEM AS CÉLULAS ESTAMINAIS.
Existem diferenças muito significativas entre público e privado. Se tiverem oportunidade de se informar pela internet fora e se fizerem uma pesquisa profunda, vêm que esta discussão “público vs privado” já se debate à muito pelo mundo fora. Em nenhum dos países se chega a um concenso pois como todos entenderão, em ambos os casos existem prós e contras. No entanto, parece-me bastante redutor centrar apenas a discussão deste assunto nas terapias relacioandas com doenças do foro hemato-oncológico ou imunológico, sendo normalmente este a que os médicos se referem no caso desta discussão público vs privado. É ainda importante referir que os bancos públicos não têm nem NUNCA terão capacidade de recolher e armazenar as células de todas os bebés, deitando para o lixo mais de 50% das amostras (retirado do site do banco público: “Até Dezembro de 2010,cerca de 11000 dádivas e 5000 amostras criopreservadas”). Ainda à pouco tempo passou uma reportagem na televisão com pais portugueses em que os seus filhos estão a utilizar as PRÓPRIAS células guardadas em várias empresas privadas, por todo o mundo, numa aplicação que até às 3 anos atrás ninguém imaginaria poderem ser utilizadas–Parelisia Cerebral
A realidade...(2)
E neste caso sería impossível recorrer a um banco público, visto ser mandatório utilizar as próprias células. E o caso das diversas aplicações que estão neste momento a emergir, na área da medicina regenerativa (reconstrução de tecidos danificados)? E os casos de algumas doenças autoimunes como a diabetes do tipo I em que cada vez mais está evidenciado que as células estaminais do sangue do cordão umbilical apresentam um efeito imunomodulador que aumenta a qualidade de vida destes doentes? Dir-me-ão alguns... mas em alguns casos ainda não são terapias standard e neste momento não servem para nada! Não é de todo verdade pois já existe um número de doenças bem identificadas em que a utilização de células estaminais do próprio ou de um relacionado é o tratamento de eleição, e mais surgirão com o avançar dos anos. À 10 anos atrás, a maioria de vós algum dia tinha ouvido falar de células estaminais? E desde essa data para cá quantas pessoas já foram tratadas com recurso a esta evolução da ciência e medicina?
Dei-me ao trabalho de pesquisar e nem no site das diversas empresas privadas, nem no site do banco público é referido que as células estaminais o sangue do cordão umbilical ou do tecido do cordão umbilical, serão a cura para todas as doenças ou maleitas que possam surgir aos vosso filhos. ...
A realidade...(3)
Quantos de vós não gasta mais do que este valor por mês em coisas absurdas?
Quanto à pergunta, e considerando-me uma pessoa da ciência, mais uma vez posso aceitar que pode ferir sucetibilidades, mas eu como mãe, NEM QUE EXISTISSE APENAS UMA PROBABILIDADE DE 1 PARA 7 BILIÕES DE EU PODER AJUDAR O MEU FILHO, eu hesitaria em apostar nela.
Re: A realidade...(3)
Re: A realidade...(3)
Vender aspiradores e colchoes
Pela primeira vez a comissao de ética serve para qualquer coisa! Aleluia!!!
A utilizaçao das células estaminais tem o potencial uso futuro anunciado apenas e somente numa lógica de um banco publico. Lamento informar que o dinheiro que gastaram apenas serve para remover o medo que vos venderam. A falsa esperança tambem tem preço...
Insensibilidade Promocional!!!
A Crioestaminal e os Criativos que desenvolveram esta Miserável Campanha, promovem e justificam através de bases cientificas pouco credíveis, algo que de certa forma poderá não ser aplicável a todos os casos de saúde que porventura possam ocorrer no crescimento de uma criança! Por esse facto e sobre esse facto, garantidamente, estes Senhores haveriam de arranjar uma qualquer justificação científica para o insucesso do tratamento de uma criança! Estes senhores, que por detrás de um pseudo sentimento nobre, de quem somente pensa na saúde de uma criança, atenta ao mais profundo sentimento de um pai ou mãe, colocando-os numa suspeição, duvida, incerteza e angustia, sobre o futuro do ou dos seus filhos! De facto, bastará visitar o seu Site, para constatar-se que esta empresa em nada difere, de uma qualquer empresa que promove a vende de eletrodomésticos, carros, férias, roupa, etc. Existem diversas fases no processo, todas elas com custos nada acessíveis. E claro a cereja no topo é a campanha de pagamentos mensais, tal qual um pagamento de um qualquer artigo que referi atrás! Não esquecendo as campanhas, descontos ou promoções para quem tem gémeos! Neste caso, a empresa premeia/recompensa quem vai ter despesas a dobrar com os seus filhos pela vida fora! Esperem, será aqui que poderemos considerar que existe a dita boa consciência da empresa bla..bla..bla...!!! Nã....!!! Marketing direto! Eu defendo a doação de órgãos com os fins que moralmente e humanamente, devam ser ...
Re: Insensibilidade Promocional!!!
Exposição de crianças ?
Na publicidade EDP foi posta em causa a exposição de crianças e aqui não é ?
Esta campanha põe em causa a questão de muitos meninos que sofrem neste momento e que os pais não tiveram poder financeiro para guardar as células ! São maus pais ? Devem ser retirados os filhos pelo tribunal ? Isto é crime ?
Se obejactivo foi markting foi conseguido ! Positivo ou negativo , depende da opinião de cada um !
Autoridade responavel pela investigação da exposição desta crinça deve actuar tal como o fez na campanha de EDP, esta sim gostei de ver as crianças a promoverem a defesa do ambiente e o futuro do planeta ! Energias alternativas!
Se esta campanha tivesse como objectivo doar células para Banco Público o sentido seria louvável !
De hoje para amanha...
Vamos lá ser razoáveis...
A mensagem transmitida pelo anuncio (mais sensacionalista ou não..) é: GUARDEM AS CÉLULAS ESTAMINAIS!
Qualquer ser que se mantém informado, vê que a medicina tem uma evolução alucinante. De hoje para amanha, nunca se sabe quando não existe outra descoberta relacionada com as células estaminais.
Outra questão é o facto de as células do próprio não resolverem doenças ou condições genéticas. Basta pensar 3 segundos, se as células são da própria pessoa, qualquer erro da sua genética também estará presente nas suas células estaminais. Mas se o irmão tiver as suas células conservadas, essas podem ser utilizadas para o problema genético do irmão.
Existem diferenças CIRCUNSTANCIAIS entre um banco de células estaminais publico e privado. INFORMEM-SE!
Não se vão querer arrepender quando daqui a uns anos necessitarem da aplicação das células para salvar a vida de um dos filhos e a evolução medicinal permitir a cura da doença (por orgulho, teimosia ou ignorância) não as conservaram. Esta é a mensagem que o anuncio pretende transmitir.
Re: De hoje para amanha...
Re: De hoje para amanha...
Re: Campanha de células estaminais é "vergonhosa"
Falsidades científicas?
Oh meus amigos dêem uma vista de olhos na "teoria" da evolução (macro) e vocês vão ver o que são "paletes" inteiras de falsidades científicas!...
É um fartar vilanagem.
Comentários 68 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub