Anterior
Dilma Rousseff prepara-se para segunda volta
Seguinte
Marina quer Dilma e Serra a discutirem propostas
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Eleições no Brasil  >   Brasil: Tiririca terá que provar alfabetização

Brasil: Tiririca terá que provar alfabetização

O deputado mais votado do Brasil terá de provar que sabe ler e escrever para evitar a anulação da sua eleição. Clique para aceder ao índice do dossiê Eleições no Brasil
O palhaço Tiririca foi o deputado mais votado do Brasil, com 1,35 milhões de votos
O palhaço Tiririca foi o deputado mais votado do Brasil, com 1,35 milhões de votos / EPA/Sebastião Moreira

O palhaço Tiririca , deputado mais votado do Brasil, com 1,35 milhões de votos, terá de provar que sabe ler e escrever para evitar a anulação da sua eleição, informaram fontes judiciais.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ ELEIÇÕES NO BRASIL

O juiz eleitoral Aloísio Sergio Rezende Silveira aceitou uma denúncia do Ministério Público feita na semana passada de que Tiririca falsificou um documento para demonstrar que não é analfabeto, uma exigência da legislação eleitoral brasileira para todos os candidatos.

"A prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística aponta para uma discrepância de grafias", afirma Silveira, para quem o documento apresentado pelo deputado indica um "artificialismo gráfico".



Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados
Se a Universidade Independente não
tivesse fechado o Tiririca podia até tirar um curso superior, bastava vir cá passar um fim de semana.
Re: Se a Universidade Independente não
Re: Se a Universidade Independente não
Eronia como caça votos.
Vi uma entrevista dele na TV... o homem pegou na ironia fez dela um fonte de marketing, e ai estava o povo aos seus pés.

Mas os outros 499 deputados na sua maioria nem um IQ de 80% tinham.

Lula tambem é um produto Tiririca.

Se em Portugal se chama pimba e populismo la são os Tiriricas que ja chegaram ao Palacio do Planalto.

A china fica contente porque com os Tiriricas brasileiros alimenta os seus 1300 mil milhões de bocas com carne e soja brasileira a preços alfabetizados.

Tiriricas...
...temos nós cá muitos e nunca lhes perguntámos se sabem
ler e ainda por cima andam de fato e gravata, convencidos que nos enganam.
Este Brasileiro pelo menos é genuíno!
Re: Tiriricas...
Re: Tiriricas...
Re: Tiriricas...
Palhaçadas
PRECISA-SE URGENTE UM "TIRIRICA" VERDADEIRO PARA SUBSTITUIR O PALHAÇO DE MÁ QUALIDADE QUE NOS GOVERNA !
Re: Palhaçadas
E o nosso Sócrates que é engenheiro !
Segundo a Ordem dos Engenheiros nem para construir galinheiros.
Re: E o nosso Sócrates que é engenheiro !
Dê cá um salto ás "novas oportunidades"
E leva um diploma "carimbado " em pouco tempo.
Nós estamos pior!
Era melhor termos um palhaço a governar o país - ainda que analfabeto - do que termos um psicopata, criminoso, corrupto, aldrabão e mentiroso como o que temos.
Eleito em São Paulo ...
Política do café com leite ...
Por Favor
Não há por aí uma nave extra-terrestre que me rapte e me leve daqui para fora?!
Comentários sem pés nem cabeça
E é com comentarios destes que querem credibilidade.

Mas haverá alguém que leve a sério um povo que elege ou queira tiriricas para o representar?

Bem feito. Temos tido mesmo, ao longo destes 36 anos, os governos que merecemos.

Afinal o que o povo quer é mesmo forró e muito dinheiro, como se ele nascesse por meio de alguma sementeira e não que uns tenham que pagar para que a outros não falte. Afinal é mesmo disto que se trata - os que refilam são aqueles que, habituados a não contarem os tostões, gastaram sem controle e querem continuar a fazê-lo..

Re: Comentários sem pés nem cabeça
Engenheiros?..
...Temos cá muitos colegas seus Sr Tiririca, na A.R., na C.G.D., na E.D.P., na P.G.R., na MOTAENGIL, entre outros lugares de destaque e governados pelos seus colegas de "ISCOLA"...
Comentários 19 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub