Anterior
OCDE: Portugal é o país europeu onde mais se trabalha
Seguinte
Expresso, Visão e Correio da Manhã lideram número de leitores
Página Inicial   >  Economia  >   BPN: Oliveira Costa vendeu a Cavaco e filha 250 mil ações da SLN

BPN: Oliveira Costa vendeu a Cavaco e filha 250 mil ações da SLN

O ex-presidente do BPN terá vendido a Cavaco Silva e à sua filha 250 mil ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a um euro cada, segundo uma testemunha.
Lusa |

Uma testemunha revelou hoje em tribunal que Oliveira e Costa vendeu, em 2001, a Cavaco Silva e à sua filha 250 mil ações da Sociedade Lusa de Negócios, a um euro cada, quando antes as adquiriu a 2,10 euros cada à offshore Merfield.

Respondendo a perguntas dos juízes do julgamento do caso BPN, o inspetor tributário Paulo Jorge Silva disse "não ter explicação" para o facto de o principal arguido, José Oliveira Costa, ter perdido 1,10 euros em cada ação que vendeu a Aníbal Cavaco Silva e à filha do atual Presidente da República, Patrícia Cavaco Silva Montez.

O inspetor das Finanças, que participou na investigação, precisou que de um lote de 250 mil - de 1.750.000 de ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) que Oliveira Costa adquiriu à Merfield, em 27 de março de 2001, a 2,10 euros por ação - 100.360 ações foram adquiridas por Cavaco Silva e 149.640 ações por Patrícia Montez, em ambos os casos a um euro por ação, em 18 de abril de 2001.

As restantes 1,5 milhões de ações adquiridas por Oliveira Costa à Merfield foram vendidas no mês seguinte (maio de 2001) às contas de investimento de clientes do BPN, a 2,11 euros, com um lucro de 0,01 cêntimo por ação.

Prejuízo de €275 mil


Feitas as contas pela testemunha em tribunal, Oliveira Costa teve um prejuízo de 275 mil euros com a venda daquelas ações a Cavaco Silva e Patrícia Montez e um lucro de 15 mil euros da venda daquelas ações às contas de investimento de clientes do BPN.

Indagado pelo coletivo presidido pelo juiz Luís Ribeiro, o inspetor tributário disse não encontrar qualquer "explicação" para a única venda de ações do grupo SLN SGPS a um euro por ação e com prejuízo avultado para Oliveira Costa, ex-presidente do BPN.

Em resposta a perguntas dos juízes, a testemunha referiu ainda que, uma vez que as ações do grupo SLN não estavam cotadas em Bolsa, o seu valor deveria ser efetuado a partir do balanço e demonstação de resultados do grupo SLN (detentor então do BPN), mas  que esse cálculo é dificultado porque há uma componente patrimonial não declarada que é detida através de sociedades offshores do grupo, as quais teriam grandes prejuízos resultantes de maus investimentos.

Estes prejuízos, segundo a testemunha, seriam ocultados aos acionistas do grupo e às entidades supervisoras.

Necessidade de liquidez para pagar dívida


O inspetor explicou também que Oliveira Costa precisava de liquidez para saldar uma dívida com o grupo SLN resultante do aumento de capital da SLN em dezembro de 2000, precisando de 1,5 milhões de euros para o efeito, tendo feito um contrato de empréstimo junto do Fortis Bank em Lisboa, no valor de 12,5 milhões de euros, dando como garantia as próprias ações que ainda tinha por pagar.

Assinalou que acabou por ser a SLN a oferecer as garantias para aquele empréstimo feito a Oliveira Costa, tendo esse contrato sido assinado pelos administradores da SLN Dias Loureiro e Luís Caprichoso, este último arguido neste processo. 

A testemunha disse ainda que o empréstimo de 12,5 milhões concedido pelo Fortis Bank a Oliveira Costa acabaria por ser pago com verbas desviadas do Banco Insular de Cabo Verde (presidido pelo arguido José Vaz Mascarenhas), sendo que o buraco financeiro  do banco cabo-verdiano foi englobado nas contas do BPN, entretanto nacionalizado pelo Estado português.

Oliveira Costa está ser julgado por burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de ações. Outras 14 pessoas ligadas ao universo SLN, como Luís Caprichoso, Ricardo Oliveira e José Vaz Mascarenhas, e a empresa Labicer estão também acusadas por crimes económicos graves.

Este julgamento decorre no Campus da Justiça de Lisboa.


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 81 Comentar
ordenar por:
mais votados
Só?
O Avô Cantigas arrecadou aqui 300 mil dele sem trabalho nenhum, eu já me contentava com este valor, xiuuuu.. não se pode falar é assunto tabu, o homem é sério. Eu diria que tenho que nasceu 5 vezes para conseguir esse montante, nessa parte dou-lhe razão.
É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 750mil
Não se percebe bem á a admiração do Sr Inspector das Finanças.Talvez o melhor seria Teixeira dos SAntos mandá-lo averiguar se o Figo passou recibo dos 750 mil euros que recebeu do pequeno almoço com Sócrates.
E os documentos encontrados escondidos pela
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Ladrões são os outros...
Re: Ladrões são os outros...
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Re: É um negócio limpo.E onde está o recibo dos 75
Lavagem de dinheiro à descarada!!!
A CAMPANHA DA DIARREIA
Meus amigos… o comboio fantasma do socialismo já arrancou. Todos os pretextos e expedientes serão usados pois do que se trata é da sua sobrevivência. Estes socialistas estão desesperados, já mobilizam ninguém e só através da deturpação e intoxicação é que conseguirão arregimentar votos. É OS SUBMARINOS; FOI O NOBRE e agora são AS ACÇÕES DO CAVACO. O objectivo é entreter a malta como manobras de diversão pois a realidade e da realidade não interessa falar muito e se possível pouco ou nada.
Nos países civilizados e nos Estados de Direito existem autoridades que investigam e regem estas matérias. Se existem duvidas sobre a legalidade do negócio então que se queixem á CMVM e ao Banco de Portugal. Se o negocio foi danoso p o BPN então que processem a Administração responsável. Se houve não pagamento de impostos sobre as mais valias então que iniciem contencioso fiscal e, aqui sim poderão assacar responsabilidades directas aos Silva.
QUE ALGUEM EXPLIQUE ISTO AOS SOCIALISTAS! O PAÍS ESTÁ FARTO DELES E DAS SUAS DESCARADAS ARTIMANHAS E SERÁ POR ISSO E PELO ESTADO CALAMITOSO EM QUE O PAÍS ESTÁ QUE SERÃO SEVERAMENTE CASTIGADOS.
A CAMPANHA DA DIARREIA DO SANTINHO...
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
Faça o desenho ao tocaafalar....
Re: Faça o desenho ao tocaafalar....
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
Calma, não se excite...
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
Re: A CAMPANHA DA DIARREIA
LUSA
Até aqui não vejo qual a anormalidade de o PR e a filha terem feito negócio, propuseram eles aceitaram tudo bem e não tem nada a ver com os negócios de OC.
O que me admira é o BP não fazer o seu trabalho apesar de terem avisado Victor Constâncio que algo de anormal se passava, isso é crime andarem a pagar para não fazerem o seu trabalho.
Agora pergunto porque não sai cá para fora o resto dos nomes dos accionistas? Será que tem muito nobre socialista?
É que em matéria de corrupção e criminalidade o PS é um expert nessa área.
E fico atónito quando uma pessoa acusa o PM de um país de corrupto e nada lhe acontece, pois teve razão em lho chamar?
Mas estes exemplos só servem para achincalhar a justiça no país e no estrangeiro.
Re: LUSA 2
Posso estar de acôrdo...
Re: Posso estar de acôrdo...
Re: Posso estar de acôrdo...
Re: LUSA
Re: LUSA
Re: LUSA
Re: LUSA
Re: LUSA
Fico espantado !!

Com a quantidade de comentadores nascidos 2 vezes !!!

VIVA O CAVAQUISTÃO !!!!!!!
Re: Fico espantado !!
BPN Oliveira Costa vende a Cavco ações SLN
Provavelmente Oliveira e Costa pretendia oferecer-las, mas Cavaco como pessoa honesta que é e que não gosta de prejudicar ninguém, penso que não aceitou e devia ter feito questão de as pagar. Não percebo porque volta a ser noticia, pois fiquei convencido que já tinha ficado tudo esclarecido na campanha e não foi por isso que não foi reeleito. Seja como for estou de acordo com Cavaco que para serem mais honestos que eu, têm de nascer duas vezes. A única pena que me resta foi o Sr. Oliveira e Costa não me conhecer, porque provavelmente me teria feito o mesmo, porque já deu para entender que se trata de pessoa benemérita.
Re: BPN Oliveira Costa vende a Cavco ações SLN
Ética
Os conceitos de ética, inteireza e decência são subjectivos e pessoais.
  A ética geral das sociedades é a lei
.. Na notícia não há nenhuma referência a qualquer violação de qualquer lei .
Portanto trata-se de informação dirigida,para denegrir Cavaco e fazer esquecer o rombo que o PS fez neste pobre navio e que está a provocar o seu afundamento..
Não gosto nada dessas manobras monetárias em que alguém acaba por ganhar dinheiro sem trabalhar, algo que me repugna.
Mas cada um sabe da sua ética e, se não houver conflito com a lei, temos que admitir esse tipo de oportunismos.
Re: Ética
Re: Ética
Calma minha gente

"A mulher de César não tem que ser só honesta tem que parecer..."

Parece-me que com essa história, algum não está a parecer...

Portugal, país de políticos desonestos ... E não só ...
Re: Calma minha gente
Quem nacionalizou o Banco??
Não tenho grandes dúvidas que uma quadrilha do PSD arquitectou a burla BPN, mas quem o nacionalizou??

          Foi o PS - e porquê?? Para quê??

        Não fosse o PS e isto seria uma burla a alguns meninos que ainda acreditam na Dª Branca. Quem os mandou ir meter dinheiro numa banquita que andava a oferecer o dobro dos juros dos outros? Ainda por cima dinheiro sujo, a maioria.... Não se teria perdido muito ...

        Mas os senhores do PS - contra tudo e todos, lembre-se - mesmo contra o PSD, atabalhoadamente e a toda pressa foram nacionalizar os prejuizos - os mentirosos na altura juravam a pés juntos que o estado não ia ser lesado ... lembram-se?

        Por isso, para o país, o grande mal foi a nacionalização do PS e não a burla de antigos ministros do PSD ...

      Dito isto, é evidente que, com ou sem nacionalização, o Sr Dias Loureiro e restantes bandidos deviam ter os costados na prisão e para sempre ... mas mais uma vez: Quem deu cabo da justiça?? O PS outra vez ...
AI ESTÁ A TROVOADA XUXA
As acções da SLN, não estavam cotadas na bolsa. O negócio em causa é entre três cidadãos portugueses.
Um vende, dois compram. O preço foi bom para os compradores e mau para o vendedor...os primeiros fazem um bom negócio, o segundo é burro, porque vende abaixo do custo.
SE Cavaco e a Filha tiveram em seu poder as acções mais do que um ano, nem mais valias teriam que pagar.
PARA QUÊ ESTA PARAGONA AGORA? É PRECISO VENDER PAPEL E DESVIAR AS ATENÇÕES DOS BURACOS QUE A EQUIPA DO FMI VAI DESCOBRINDO:..EU PERCEBO.
Mas sinceramente, digam claramente ao que andam.
Querem dizer que Oliveira e Costa fez um favor aos Silva?
Querem dizer que esse favor foi pago de alguma maneira?
Se o problema é ..as mais valias dos SILVA também ajudaram ao buraco que era o BPN...
Então perguntem lá:

1. Porque é que Victor Constâncio, nunca actuou, sabendo-se que conhecia a situação desde há muito?
2. Porque é que Victor Constâncio, Sócrates e TEIXEIRA dos Santos, nacionalizaram o BPN-....(LIXO) e deixaram de fora o que tinha algum valor a SLN? Por incompetência? Por conveniência? Para beneficiar quem? para prejudicar quem?...O BURACO INICIAL era de 800 milhões, passou a 5000 milhões....Quem não sabe fazer contas? ...
Eles fazem a tramóia e a culpa é dos outros...
Re: Eles fazem a tramóia e a culpa é dos outros...
Re: Eles fazem a tramóia e a culpa é dos outros...
O tocaafalar só se interessa por outros BURACOS!
Re: O tocaafalar só se interessa por outros BURACO
Re: O tocaafalar só se interessa por outros BURACO
Re: O tocaafalar só se interessa por outros BURACO
Re: O tocaafalar só se interessa por outros BURACO
Re: O tocaafalar só se interessa por outros BURACO
Re: AI ESTÁ A TROVOADA XUXA
Re: AI ESTÁ A TROVOADA XUXA
Cavaco Silva e sua filha bem podiam enrtregar
ao Estado os lucros que obtiveram com esas acções...
Acções
Notícia requentada esta a que nos oferece o Expresso on-line
Ela foi bem explorada na campanha eleitoral para as Presidenciais, como é de domínio público !
Como se sabe a transacção de acções não passa de um negócio de grande risco em que ora se perde ora se ganha.
Perguntem ppor exemplo ao Sr Berardo !
Eu gostaria que o Expresso não se ficasse pela estranheza de uma testemunha, mas que apontasse o crime da transacção.
Quanto ao preço da venda por Oliveira e Costa, quantas pessoas por estarem com a corda na garganta não venderam imóveis muito abaixo do custo ?
Não queremos insinuações, mas sim PROVAS !
Se as há, venham elas !
"HÓ"
Porque é que eu não fico admirado !!!!!
kácus
HÁ EXCEPÇÕES PARA O DITADO
O ditado diz: amigos, amigos, negócios à parte. Parece que neste caso não se aplica o ditado. O inspector tributário não encontra explicação para esta venda, que apelida de única. Apesar dos disparates que foram cometidos no caso BPN, Oliveira e Costa só vendeu a um euro cada este lote de acções. É estranho. Os ditados costumam não ter excepções.
lol
Será que isto tudo vai dar em alguma coisa (sem ser o facto de que vai ser o contribuinte a pagar esta trapalhada toda)?
Comentários 81 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub