18 de abril de 2014 às 13:33
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Economia  ⁄  Caso BPN  ⁄  BPN: Julgamento retomado hoje

BPN: Julgamento retomado hoje

O julgamento de Oliveira Costa e outros 14 arguidos é retomado hoje após vários adiamentos. Clique para visitar o dossiê Caso BPN
Lusa

O julgamento do ex-presidente do BPN Oliveira Costa , que começou a 15 de dezembro passado, é retomado hoje nas Varas Criminais do Campus da Justiça de Lisboa, após vários adiamentos.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ CASO BPN

José Oliveira e Costa está a ser julgado por crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de ações.

Juntamente com Oliveira e Costa, são também julgadas outras 14 pessoas e a empresa Labicer por crimes diversos, desde abuso de confiança a burla qualificada, passando por fraude fiscal e falsificação de documentos, entre outros ilícitos.


Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Cuidado com o "trombone"...
Segundo a pronúncia, proferida pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução criminal (TCIC), desde o início da sua liderança que Oliveira e Costa "definiu como estratégia a obtenção de poder pessoal e influência nas áreas financeira e realização de negócios, aceitando conceder a terceiros que com ele colaborassem divididendos retirados do BPN ainda que em prejuízo do banco".

Desde que o Banco Português de Negócios (BPN) foi nacionalizado, o Estado já teve de injetar cerca de 4,7 mil milhões de euros para cobrir o “buraco financeiro” deixado na instituição por Oliveira e Costa e restantes arguidos.
Oliveira e Costa vai contar tudo Ver comentário
Existe um crime que não é valido
Oliveira e Costa não pode ser acusado de abuso de confiança, pois esta foi lhe dada pelo Banco de Portugal apesar das denúncias nunca actuou.
que conveniente...
Pode ser só coincidência, mas não deixa de ser extremamente conveniente que este julgamento seja só retomado após a reeleição de Cavaco Silva. Aguardemos para ver se nas revelações da wikileaks da próxima semana sobre off-shores vem alguma coisa sobre o BPN.

Quanto ao desfecho deste caso, todos sabemos qual vai ser: arquivamento e consequente pagamento de indemnizações aos acusados...
NOVA CASA PIA
Reinicia-se mais uma farsa do nosso sistema Judicial.
Daqui a 6 anos nada foi apurado. O principal culpado de tudo o que aconteceu no BPN..VICTOR CONSTÂNCIO", já teve o seu prémio. Os Oliveira e Costas e companhia vivem na miséria. Aposto que nenhum deles tem em Portugal, sequer, uma casa para viver. Ainda serão candidatos ao RSI.
Hum..e se calhar até tem razão..
José de Oliveira Costa afasta qualquer responsabilidade pelo colapso do banco. O ex-banqueiro diz que perdeu dinheiro e teve problemas de saúde por causa do excesso de trabalho que tinha no BPN.
  E agora ? E se o juiz lhe der razão ainda vamos gastar mais um milhão para o indeminizar..
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub