Anterior
Descobertas três crianças mortas numa casa no leste de Inglaterra
Seguinte
Maratonista Dulce Félix dá graças por ter escapado ilesa
Página Inicial   >  Internacional  >   Bombas na maratona de Boston mataram três pessoas e feriram mais de uma centena

Bombas na maratona de Boston mataram três pessoas e feriram mais de uma centena

Duas explosões provocaram o caos perto da meta da maratona de Boston, EUA, causando até agora três mortos e 144 feridos.
|

Três mortos, entre os quais um menino de oito anos, e pelo menos 144 feridos, 17 em estado crítico, é para já o balanço das duas explosões, na zona da meta da maratona, que abalaram, na tarde de segunda-feira (já noite em Lisboa), a cidade de Boston, nos EUA.

As explosões ocorreram às 14h50 locais (19h50 em Lisboa) quando os últimos de participantes estavam a chegar à meta, já a queniana Rita Jeppo e o etíope Lelisa Desisa se tinham sagrado campeões nas provas feminina e masculina, e estavam a receber as medalhas.

Aquela que é a maratona mais antiga do mundo, disputada desde 1897, contou, entre outros atletas, com a participação da portuguesa Dulce Félix, que terminou em nono lugar antes do rebentamento. 

5hO FBI diz que, até ao momento, ainda nenhum grupo terrorista reivindicou o atentado

4h07 - Um médico do Hospital Geral de Massachusetts diz ao jornal "New York Times" que o hospital nunca tinha tido um fluxo tão grande de gente

3h58 - O número de feridos aumenta para 144, dos quais oito são crianças. Continuam em estado crítico 17 pessoas.

3h44 - Dois polícias encontram-se entre os feridos, lê-se em "Boston.com". O FBI toma conta da investigação. A polícia adianta que as bombas são de fabrico caseiro

3h28 - Num comunicado no site da Polícia de Boston, lê-se que o que se passou na área da biblioteca JFK pode não ter sido uma explosão, segundo as primeiras investigações no local. "Pode ter sido um incêndio, mas ainda se desconhece a origem do incidente, estando o caso a ser investigado."

2h38 - O médico Allan Parter, parado próximo da meta à espera da sua mulher que participava na maratona, viu morrer uma jovem e um homem ficar sem pernas. O médico, que tratou alguns feridos no local, estava a cerca de oito metros da primeira bomba, disse à CNN.

2h04 - As autoridades policiais elevaram para três o número de mortos, divulgam os media norte-americanos.

1h40 - A CNN citando fontes hospitalares diz que já tinham sido tratados 141 feridos. Há 17 em estado crítico e 25 em estado grave

0h20 - Uma das vítimas mortais é um rapaz de oito anos, segundo a CNN, NBC e o Boston Globe.

0h16 - O Boston Globe fala em 115 feridos. Já a CNN está a divulgar que estão contabilizados 110.

23h51 - Segundo a Polícia de Boston, o incidente ocorrido na Biblioteca Presidencial JFK tratou-se de um fogo e que não parece estar relacionado com as explosões na meta da Maratona da cidade, considerando que as anteriores informações foram "prematuras".

23h10 - Peter Slavin, presidente do Massachusetts General Hospital, não confirma a existência de um suspeito no grupo dos 26 feridos que estão ali internados. Ed Davis, comissário da polícia de Boston, também não confirma a informação, garantindo que a presença de polícias em redor da unidade hospitalar "é uma medida normal de segurança" e que o mesmo esquema policial está montado noutros hospitais para onde foram transferidos os feridos. 

22h55 - Há rumores de que estará um suspeito no Massachusetts General Hospital.

22h40 - As pessoas estão a ser aconselhadas a permanecerem em casa. 

22h33 - Acionado o alerta máximo de segurança em Nova Iorque e Washington.

22h - O aeroporto Logan de Boston encontra-se encerrado, tendo sido evacuada a praça de Times Square, em pleno coração em Nova Iorque.

21h30 - Questionado sobre o facto de ter sido um ataque terrorista, o comissário da Polícia de Boston Ed Davis respondeu en conferência de impresa: "Tirem as vossas conclusões na base do que aconteceu".  

21h15 - Pouco antes das 16h (21h em Lisboa), registou-se uma terceira explosão na Bibliotexa JFK, mas sem causar feridos. Fala-se ainda na possibilidade de um terceiro engenho ter explodido no hotel Mandarim, mas esta informação ainda não foi confimada pelas autoridades. 

20h50 - Segundo o jornal Boston Globe, foram encontradas mais duas bombas próximas da meta, estando a proceder-se à sua desativação.   

20h35 - A prova desportiva estava a ser acompanhada por milhares de pessoas, em clima de festa, que aguardavam a chegada dos atletas. 

20h34 - As duas explosões foram quase simultâneas, de acordo com a CBS.

20h30 - A Reuters, que cita fontes policiais de alto nível, avança que as explosões foram causadas por "uma ou mais bombas".

20h27 - A Polícia tenta perceber se trata de um atentado, já que, segundo informações no local, as explosões terão sido em sítios distintos: a primeira junto ao hotel Westin e a segunda perto do Lennox, em Boston, nesta segunda-feira, feriado na cidade.




Clique na imagem para ver alguns dos momentos que se seguiram ao rebentamento das bombas:

Darren McCollester/Getty Images


Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 85 Comentar
ordenar por:
mais votados
Mas Afinal...
Os USA afinal não são assim tão seguros como eles próprios gostavam de se classificar.
Pois é, não são mesmo, paciência! (No centro de Boston!)
Mas, meu caro, ninguém
Concerteza
?!
Os USA
Pois...
A lógica é que você...
Barbaridade!
Claro
O mui-pio mostra a sua raça.
Os americanos...
Sim
!
Eu já tirei as minhas conclusões.
Não deve ser ataque terrorista.
Talvez alguns protegidos da ana gomes que andaram por lá a colocar bombinhas de carnaval.
Como é que ainda há gente que os defende?
Como é que há gente a aplaudir mais um atentado?

Seja o mesmo interno ou externo.

O facto de no passado os EUA não terem primado pela coerência no apoio distribuido por esse mundo fora, o deflagramento de bombas que fazem vítimas inocentes é de todo desprezível.

Curioso, é também o afloramento de novos nicks que surgem apenas e só em determinados tipos de notícias.

Sempre quero ver é se, e isto internamente, as pessoas do costume vão continuar a defender terroristas...
quem defende quem?
engraçado como só vê o que quer..
C
Obrigado por me recordar do que escreveu
Isso é sinal que ainda vê alguma coisa...
Meu caro...
AHAHAHAAHAHAHAHHAHA
A incoerência mais gritante:
Porquê?
O mundo em mudança.
Por muita segurança que possa existir é sempre possível colocar bombas e fazê-las explodir com a tecnologia existente. Bombas e outras coisas.
Ora bem....
youtu.be/n4l9yK6vtCU
Vamos vendo....
youtu.be/yJXo2UnMt14
Zeca Afonso
youtu.be/h8TpRnMU09M
ALL TERROR ATTACKS - from OKC bombings 1995 to the
ALL TERROR ATTACKS - from OKC bombings 1995 to the totally virtual Newtwon "shooting" 2012, from Madrid 2003 to London 2005 to the virtual Oslo "shooting" 2011 - were executed by the illuminati US/EU gov.
As for why this one was in Boston Marathon:
Don't be mislead by title - the text does explain it:
- www.forumgarden.com/forums/wide-world-sports/59869-death-pietro-mennea-34-years-aft er-becoming-fastest-white-person-ever-forever.html
Quê??
Why at the Boston Marathon: The agenda to destroy
If?
Quando?
@Jp12345
TUDO encenado com Atores - não houve mortos
Gaspar, o Ministro da Troika
Era bom que este video se tornasse viral, para todos saberem, a quem estamos entregues. No minimo, este Gaspar, devia ser preso, por não defender os interesses de Portugal. Ninguém votou nele, por isso devia ser demitido, por tomar atitudes que lesam os Portugueses e Portugal
Divulguem o video, se acharam por bem.
“À margem da última cimeira que decorreu em Dublin, Vítor Gaspar deu uma entrevista aos media irlandeses que ficaram completamente surpreendidos com a postura do Ministro português. Ao contrário do governo irlandês que aproveitou os maus resultados da austeridade para exigir uma mudança nas políticas da troika, Vítor Gaspar insistiu na receita e defendeu o plano de ajustamento que tem estado a prosseguir em Portugal. Os analistas irlandeses, surpreendidos, foram investigar o currículo do Ministro português e são peremptórios ao afirmar que o homem não é Ministro de Portugal mas sim Ministro das Finanças da troika.
  Curiosamente, esta notícia foi ocultada por todos os órgãos de informação portugueses até ser revelada por José Sócrates no seu período de comentário semanal. Temos razões para estar muito preocupados com tudo isto.”
www.independent.ie/business/irish/austerity-plan-for-ireland-was-a-mistake-and-coun terproductive-ex-imf-official-29189848.html
o link não está a funcionar.
Novamente
Continuo a não conseguir aceder ao link.
ai ai
Ver para crer
p
Já percebi
Boston Tea Party
Se não me engano, Boston foi uma das cidades onde teve início a revolução americana. Também julgo ter ouvido na BBC que hoje era dia de feriado - um certo "Patriot's day", se é que percebi bem.

Há muito que se sabe que um grande número de americanos se prepara para uma nova guerra de secessão no país e para o descalabro económico e financeiro do mesmo.

Não deixa de ser sintomático também o facto de um dos edifícios atingidos ser um hotel com o sugestivo nome de Mandarim.
Não sabia dessa ideia de separação,
...
Isso é verdade,
...
Tenho interesse de perto pelo assunto e,
Por que Odeiam os EUA?...
Será por serem um país violento que ocupa e domina outros países aos quais pretende impôr a democracia à força de bomba? Quem com ferro mata...
Por que ondeiam os EUA, por certo
"por certo não sei..." (Rio Grande)
É evidente que entendo o seu comentário,
Ser levado a sério
Recém cheguei de uma pequena viagem de
O que é o verdadeiro?
Já é muito proveitoso saber que és de
Espiritismo e Espiritualismo
Como te disse, não sou crente num deus e
Teorias da Conspiração ou da Confirmação?...
De fato, há muita coisa entre o céu e a terra,
O Imaterial
O Imaterial (2)
Não sou muito dado às teorias conspiratórias,
Estás perdoado, Rio Grande!
Já é segunda-feira por aqui, neste lado do mundo,
"certezas que não posso comprovar"
Realmente, uma vez mais, tens razão!
A minha localização
Bem,
Este ano há Natal
@Racmaninof
Mude de cassete
Débil, muito débil...
Não me importo nada!
Passamos a Alhos & Bogalhos?...
:-)))
"Amuou!" (Racmaninof)
Bandalhos!!!
espero que os responsáveis sejam apanhados e devidamente "tratados"
Já agora gostaria lembrar q nunca fui aos States
já agora gostaria lembrar q nunca fui aos States
gostaria de o fazer
já fiz 4 maratonas, e dezenas de 1/2 maratonas algumas fora do nosso país e centenas de corridas de 5 e 10 Kms
já várias vezes me ocorreu pensar "o q seria se um grupo de malukos de alguma seita ou etc. e tal outros grupos "legalizados" se lembrarem de provocar um "trizte" evento q poderá provocar isto
aoS nossos amigos EUA não poderia nunca ocorrer,!!! por favor necessitamos de controlar onde andam os explosivos e armas a nível global!!!
QUEREMOS poder a uma corrida do SLB c/ milhares de pessoas em segurança , sff façam segurança e não ataquem o cidadão comum!!!!!!!(((((...

 
Há sempre os rápidos no gatilho
Para todos os anti-americanos que acharam por bem vir aqui apoiar um acto destes, gostava apenas de fazer um apelo: imaginem que estão a dizer essas parvoíces aos pais do miúdo de oito anos que morreu por ter ido ver a corrida.
E caso se estejam a preparar para mandar o argumento do costume das baixas civis no Iraque e no Afeganistão escusam de cansar os dedos: parem para pensar que quando essas notícias aparecem ninguém rejubila com a morte desses inocentes como vocês fizeram.
É fácil falar quando se tem um oceano pelo meio, e só se aparece nas notícias do Mundo quando nos falta o dinheiro.
No Iraque
Este texto contém erros propositados anti ladrões
Luta entre M de Boston e M NY???
Ou se for outra coisa informem-nos SFF..!!!
Este texto contém erros propositados anti ladrões
os akabados estão akabados e querem prepetuarem-se no poder
quando nem conseguem assegurar a segurançaa num evento tão lindo quanto este ! algo está mal
Os atletas de "alta compet$ão" t^^em q ser humildes
na situação crítika em q se encontra o desgoverno deste local, não podemos dar dinheiro a atletas q nem sequer conseguem chegar ao pódio
por muito menos quase akabou a 1/2 maratona da Nazaré
Quanto ao "braças a deus que me safei" faz de conta q não ouvi
Quanto á competição entre a Maratona de NY e a M de Boston haverá provavelmente interesses cpomerciais e políticos
Quanto ao resto let's wait and see!!!
Só a ironia nos alivia , tentem ser felizes!!!...((
Comentários 85 Comentar

Últimas


Pub