Siga-nos

Perfil

Expresso

snap-expresso

Presentes feitos à mão para os mais esquecidos ou poupados

  • 333

O Expresso dá para tudo, até para fazer uns embrulhos originais

ANA BAIÃO

Seis (mais uma de bónus) ideias de presentes para serem feitos em casa (DIY - Do It Yourself), de forma fácil e ao alcance de todos. Neste artigo, há para todos os gostos, carteiras e disponibilidade de tempo. Basta ver os vídeos, planear, reunir o material e entrar em modo 'construtor'. Oh Oh Oh

A poucos dias do Natal, se forem como nós, deixaram as compras para a última da hora, esqueceram-se de um presente para alguém ou querem poupar algum dinheiro. (Claro que, ainda mais importante nesta quadra, é a possibilidade de criar à mão um presente único para uma pessoa única :P Lamechices). O Snap-Expresso, sempre atento às necessidades dos seus leitores, está aqui para vos ajudar.

A ideia é aproveitar os próximos dias e escolher um dos projetos que aqui vos apresentamos, arregaçar as mangas e deitar mãos à obra. Há presentes para todos os gostos e todos eles podem ser feitos ainda a tempo do Natal. Vamos a isso?

1. SKATE LONGBOARD
Para os apaixonados do 'deslize', ou como forma de iniciar alguém nesta modalidade, a construção de um skate longboard é relativamente fácil e fica muito mais barato do que comprar na loja. O material usado nesta construção é fácil de comprar: contraplacado relativamente fino (não mais do que 5mm de espessura), cola de madeira à prova de água, lixa, verniz e pouco mais. Para os desenhos que tradicionalmente efeitam estas 'tábuas', vejam o segundo vídeo deste artigo.

2. TRANSFER DE DESENHOS PARA MADEIRA
Uma imagem no computador (atenção, não vale roubar imagens online!!!), uma impressora a laser, um gel de acrílico (à venda em lojas de pintura) ou cola de madeira, um pincel e água. Esta é a fórmula 'mágica' que permite criar objetos originais e personalizados. Há quem faça sinalização caseira, outros criam fotografias em suportes diversos. Basta procurar ideias diferentes na Internet (cuidado com as ideias pirosas que vão encontrar. Estão avisados!). A técnica é sempre a mesma e está bem explicada neste vídeo. Na realidade, esta técnica dá para transferir imagens para outros materiais que não madeira: vidro, plástico, etc.

3. BLOCO DE NOTAS 'BOLACHA'
A primeira ideia 'fofinha' desta lista. De fabrico fácil e pouco demorado, estes blocos de notas dão vontade de comer. O material a usar até pode estar, maioritariamente, já em vossa casa, senão é muito barato de arranjar: dois esfregões de loiça, umas meias de senhora, agulha e linha, cola e pouco mais. Depois é seguir os passos simples deste vídeo e encher os familiares e amigos de blocos de notas :-)

4. LUVAS QUE FUNCIONAM EM SMARTPHONES E TABLETS
Para os dias frios de inverno, nada melhor que umas luvas que funcionem nos ecrãs dos nossos gadgets. Este não é propriamente um projeto DIY (a não ser que façam também as luvas. 3... 2... 1... partida!), mas sim mais um projeto de hacking. O truque é feito através de uma linha de metal, mas nada melhor do que ver o rápido vídeo que escolhemos para esta ideia.

5. MOLDURAS DE CARTÃO
Uma ideia simples de construir, muito barata e ótima para os presentes de última hora. Estas molduras podem ser decoradas das formas mais originais que possam imaginar (alguém quer enviar uns snaps com molduras 'Expresso'?). O material não podia ser mais simples: cartão, papel decorativo, cola, tesoura e quinze minutos do vosso tempo. Ora vejam:

6. ESPADA DE ESPUMA MINECRAFT
Quem não quer uma espada feita de pixels para ensaiar os maiores duelos da história? (OK, há várias pessoas que não querem, mas esta ideia é muito fixe e fará as delícias de muita gente. Além disso, a técnica usada nesta proposta pode ser aplicada para construções menos bélicas). Neste projeto, o mais complicado pode mesmo ser arranjar a espuma, mas alguma imaginação (esfregões de cozinha, por exemplo) e tintas poderão resolver o problema. Depois, é cortar a espuma, colar e soltar o espadachim que há dentro de nós.

7. IDEIA BÓNUS
Já que estamos numa de espadas e com a loucura à volta da estreia do último filme da saga Star Wars, não resistimos a incluir esta ideia na lista. A construção não será das mais fáceis e exige alguma criatividade na compra de material plástico de canalização. Mas os resultados são incríveis para os fãs dos cavaleiros Jedi. Que a força esteja convosco neste projeto.

(NOTA: este artigo está escrito cheio de 'jargões técnicos' deste tipo de prática como forma de vos ajudar a encontrar ainda mais projetos diferentes e originais online. É só fazer buscas, experimentar e construir)