Siga-nos

Perfil

Expresso

Solução para o problema “A média salarial”

  • 333

Na passada sexta-feira deixámos aqui um problema. Hoje apresentamos-lhe a solução.

Numa empresa trabalham nove pessoas. Todos gostariam de saber qual é o valor do ordenado médio, para verificar se ganham, comparativamente, muito ou pouco.

No entanto, ninguém quer divulgar o valor do seu próprio salário. Será possível encontrar uma estratégia que permita, aos trabalhadores desta empresa, descobrir o valor do ordenado médio, sem ninguém revelar o seu salário?

Iremos apresentar duas soluções, sendo a segunda melhor do que a primeira.

Cada um dos trabalhadores escreve o valor do seu ordenado numa folha de papel, colocando de seguida o papel numa urna.

Basta agora somar todos os valores depositados na urna e dividir pelo número de trabalhadores, obtendo desta forma, a média salarial na empresa.

Este método, infelizmente, tem a desvantagem de todos ficarem a saber os valores dos ordenados na empresa.

Por exemplo, todos ficam a conhecer o valor do ordenado máximo e mínimo. Embora, sem saber quem são os titulares desses valores (exceto os próprios).

Em alternativa, um dos trabalhadores pode escrever numa folha de papel o valor do seu ordenado somado com um valor aleatório à sua escolha.

O papel com a soma obtida, deve agora ser entregue ao segundo trabalhador, o qual deve somar ao valor recebido o seu ordenado.

Assim sucessivamente, até chegar ao nono, e último trabalhador, o qual volta a somar, ao valor recebido, o seu ordenado.

A soma obtida é entregue ao primeiro trabalhador, que subtrai o valor aleatório inicial. Podendo finalmente anunciar o valor da soma de todos os ordenados. Dividindo por 9, obtém-se a média salarial.