Siga-nos

Perfil

Expresso

Chapéus há muitos

  • 333

Um chefe de recursos humanos decide colocar à prova uma equipa de quatro trabalhadores. Se passarem nos testes toda a equipa será contratada, se não passarem nenhum deles fica a trabalhar.

Para isso distribui chapéus pelas cabeças dos quatro candidatos. Todos sabem que há dois chapéus brancos e dois pretos mas ninguém consegue ver a cor do seu próprio chapéu. Além disso, ninguém pode falar nem fazer sinais.

O candidato A tem uma parede a separá-lo dos outros, nem ele consegue ver a cor dos outros chapéus nem os outros conseguem ver a cor do seu chapéu. Os outros três membros da equipa são colocados em fila, como na figura, e cada um deles só consegue ver os chapéus dos membros que estão à sua frente.

Para passarem neste teste, pelo menos um dos quatro vai ter de adivinhar a cor do seu próprio chapéu.

Quem vai ser o primeiro a falar?

Como os quatro passaram no primeiro teste, o entrevistador decide colocá-los novamente à prova. O teste seguinte vai ser semelhante ao anterior. Contudo, desta vez não sabem a quantidade de chapéus brancos ou pretos, embora saibam que há pelo menos um branco e um preto. Por outro lado, desta vez cada um deles consegue ver a cor do chapéu de cada um dos outros candidatos.

Para passarem nesta prova todos os candidatos têm de adivinhar a cor do seu próprio chapéu.

Será que há uma estratégia que permita a cada um adivinhar a cor do seu próprio chapéu?

Utilize a caixa de comentários para responder a este Problema da Semana. Na terça-feira damos a resposta