Siga-nos

Perfil

Expresso

Solução para o problema “Está à espera de bebé? É mais provável que seja menino”

  • 333

Na semana passada vimos que é mais provável o seu próximo filho ou neto ser menino do que ser menina. Vimos também como o rei absoluto pretendia resolver este problema impedindo as famílias de terem mais do que um menino. No vídeo de hoje comentamos o efeito da lei do monarca

Será que a solução do rei não altera mesmo nada? De facto altera. Embora a lei não tenha qualquer efeito sobre a percentagem de meninos e meninos à nascença, altera algumas coisas: 

Supondo que a taxa de natalidade está estabilizada nesse país, esta lei vai naturalmente provocar uma diminuição da taxa de nascimentos. Alguns casais gostariam de ter mais filhos e não podem, porque já tiveram o primeiro filho.

De forma semelhante, a lei vai aumentar o número de filhos únicos. Vão ter um só filho os casais que decidem à partida ter um só filho, com ou sem lei, e também nos casais que são forçados a ficar só com um filho porque tiveram o primeiro filho menino. Nos comentários ao vídeo com o problema, deixados AQUI, podemos ver uma interessante discussão sobre o efeito desta lei na estrutura familiar.