Siga-nos

Perfil

Expresso

De olhos vendados

  • 333

Hoje vamos usar um baralho de cartas e fazer um pequeno truque de magia

Em cima de uma mesa foram colocadas as 52 cartas de um baralho. Metade das cartas tem a face voltada para cima e a outra metade a face voltada para baixo.

Entra agora em cena o mágico Diaconis, que surge com os olhos vendados, aproximando-se cuidadosamente da mesa. Parece estar bem disposto e preparado para o desafio que lhe vamos colocar. Ele não conhece a disposição das cartas em cima da mesa. E não consegue naturalmente distinguir pelo tato se uma dada carta tem a face voltada para baixo ou para cima.

Pedimos ao mágico para dividir as 52 cartas em dois montes, de modo a que ambos tenham exatamente o mesmo número de cartas com a face voltada para cima.

Inicialmente, Diaconis parece surpreendido e até assustado com o nosso pedido. Como pode ele cozinhar dois montes com o mesmo número de cartas voltadas para cima, se ele não sabe onde estão estas cartas? Passado um pouco, o mágico volta a sorrir e começa a separar as cartas em dois montes, virando ao contrário algumas delas.

Será que o mágico sabe mesmo o que está a fazer?

No final contámos o número de cartas voltadas para cima em cada um dos montes e deu o mesmo resultado. Como terá conseguido Diaconis dividir as cartas em dois montes nas condições pedidas?

Perguntámos ainda ao mágico qual o número de cartas voltadas para cima em cada um dos dois montes, mas ele não nos quis dizer.