Siga-nos

Perfil

Expresso

A esquerda mais sensata da Europa

Quem critica as opções recentes do PS e do resto da esquerda deve estar satisfeito com o estado dos socialistas franceses, gregos, holandeses... Temos, apesar de todos os erros cometidos, a esquerda mais sensata da Europa. Das poucas que parece ter percebido a tempo o tempo que está a viver

No Reino Unido, os conservadores preparam-se para arrasar com um Partido Trabalhista que vive em prolongada crise de identidade e dividido sobre os assuntos fundamentais, depois da aprovação do Brexit em referendo. Em França, o Partido Socialista foi obliterado nas eleições presidenciais e um ex-ministro sem partido, com um posicionamento claramente alinhado com a direita liberal, enfrentará a candidata da extrema-direita. Os dois partidos basilares do país – socialistas e republicanos – e o conjunto da esquerda estão fora da corrida. E, depois da provável vitória de Macron na segunda volta, tudo pode acontecer nas legislativas. O país está polarizado.

Na Holanda, os dois partidos do regime foram sovados. O da direita tradicional, apesar de ter ganho as eleições, perdeu 8 lugares no parlamento e importou o discurso de Wilders. Os trabalhistas passaram de 25% dos votos para 6%. Na Áustria, a repetição de uma eleições presidenciais deu, por uma curta margem, a vitória do candidato ecologista de perfil liberal frente ao candidato da extrema-direita. Em Itália, o Movimento 5 Estrelas, uma organização de perfil indistinto e basista, continua a reforçar a sua posição, demonstrando que à razia do sistema partidário, que aconteceu nos anos 90, sucederá outra razia. E outra. E outra. Em Espanha, o crescimento do Podemos, à esquerda, tornou inviável um entendimento com os massacrados socialistas, enfraquecidos e cada vez mais divididos, incapazes de liderar qualquer solução de governo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)