Siga-nos

Perfil

Expresso

Republicanos, as principais vítimas da Fox News

  • 333

As primeiras vitimas da Fox News não foram os democratas. Foram os republicanos. Foi a poderosa Fox News que alimentou durante anos os loucos do Tea Party. Até um homem decente como McCain ter sido obrigado a escolher uma analfabeta funcional para sua vice, mostrando como os republicanos estava refém do fundamentalismo religioso e político da extrema-direita. Foi também a Fox News que criminalizou o debate político, transformando cada confronto numa suspeita judicial. Até ser possível ver os delegados a uma convenção a gritarem “Lock her up! Lock her up!”, enquanto o antigo procurador e atual governador de Nova Jersey lia uma suposta condenação de Hillary Clinton. O ambiente político estava lá, os oportunistas para se servirem dele também. Mas sem a Fox News não seria possível a direita americana ter-se transformado no que se transformou. Até estar suficientemente perdida para se deixar liderar por Donald Trump. Há outras causas mais relevantes que tratarei noutros textos. Mas a Fox News contribuiu de forma decisiva para a destruição de todas as pontes, de todos os consensos, de toda a decência política. Julgando que ganhavam com isso, foram os lhe são politicamente mais próximos, com o seu eleitorado mais exposto a esta intoxicação, as suas principais vítimas. Prendam Hillary, é hoje a grande proposta política republicana. A aprender por quem lhes queira seguir os passos.

Estou em Cleveland e sigo depois para Filadélfia, onde decorrem, nestes 15 dias, as convenções do Partido Republicano e do Partido Democrata. O resultado deixá-lo-ei para outros trabalhos que publicarei na revista do Expresso. Por agora, quero deter-me num pormenor que é um “pormaior”: a Fox News, o maior canal de notícias nacional, com uma enorme rede de canais locais.

Donald Trump é visto como outsider e sem dúvida que o é. Mas é um equívoco pensar que o Partido Republicano está em choque com a figura. É mais a forma que causa embaraço. No conteúdo, a sintonia é quase total com aquilo em que há muito se transformaram os republicanos. Disto tratarei noutro texto. Seja como for, a prova da facilidade de assimilação está na forma como a Fox News passou da resistência ativa para a resignação e, agora, para o apoio entusiástico e militante a Trump.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)