Siga-nos

Perfil

Expresso

O Che Guevara da Quinta do Lago

  • 333

Já não há férias de fim de ano na mansão brasileira de Ricardo Salgado. Agora é Festa do Avante e Voz do Operário. O que levou uma deputada do CDS a escrever no facebook: “só o professor Marcelo me leva a um sítio com operário no nome”. Custa a acreditar que aquele homem alguma vez liderou a direita portuguesa ao lado de Paulo Portas. Compreendo o transformismo político. Os 38% do PSD e do CDS estão muito longe de chegar. E estando sozinho à direita não se tem de preocupar com esse flanco. Marcelo faz o número do Che Guevara da Quinta do Lago. Mas é só número. A direita, hoje ressentida e acabrunhada, vai reorganiza-se e libertar-se da radicalização de Passos Coelho. E não tenham dúvidas os ingénuos de esquerda: Marcelo foi, é e sempre será fiel ao seu lado. De direita dos pés à cabeça. Quando o PSD entrar numa nova fase cheira-me que o PS se arrependerá amargamente por ter desprezado as eleições presidenciais

Longe vão os tempos em que, como líder da oposição, Marcelo conseguia forçar Guterres a contrariar o resultado de uma votação parlamentar sobre a despenalização do aborto, garantindo uma vitória num referendo. Em que, dez anos depois, liderava a tentativa de dar aos partidários do “não” um ar civilizado, vendo o seu rebuscado “assim não” ser genialmente esmagado por Ricardo Araújo Pereira.

Na reescrita da sua biografia, Marcelo foi quase um antifascista. Já não há férias de fim de ano na mansão brasileira de Ricardo Salgado. Agora é Festa do Avante e Voz do Operário. O que levou uma deputada do CDS, Inês Teotónio Pereira, a escrever no facebook: “só o professor Marcelo me leva a um sítio com operário no nome”. De repente, o mesmo Marcelo que se chama Marcelo em homenagem ao outro Marcelo é quase apresentado como um velho herói do reviralho, homem de esquerda de todos os costados. Custa a acreditar que alguma vez liderou a direita portuguesa ao lado de Paulo Portas. Deve ser invenção dos seus opositores.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI