Siga-nos

Perfil

Expresso

Japão e a certeza de que queremos viver

  • 333

Giovane e a restante equipa de filmagens seguem de barco rumo ao Japão. A ideia é percorrer a mesma rota daquela que se supõe ter sido a primeira viagem a disseminar a doença e por essa razão aportamos em Tanegashima, primeiro lugar onde desembarcaram os navegadores portugueses 500 anos antes

A equipa do filme chega finalmente de barco ao Japão. Segundo o cronograma inicial, estaríamos provavelmente a meio da viagem inicialmente planeada – que terminaria no Polo Sul. Contudo, a saúde instável de Giovane faz-nos temer o pior.

Em Tóquio somos recebidos de forma carinhosa pela extraordinária equipa da Embaixada portuguesa no Japão. A Maho, a Yumi e o João tornam-se os nossos anjos da guarda. E é graças a eles que uma das mais complexas rodagens do filme chega a bom porto.

No Japão filmaremos não só o normal trajeto de Giovane e a sua estadia em Arao, local de maior concentração de pacientes de paramiloidose, como também a pesquisa do escritor Valter Hugo Mãe para o seu livro cuja ação se irá desenrolar no Japão, e mais complexo ainda um cruzamento entre todos os personagens do filme na passadeira de Shibuya - local por onde passam um milhão de pessoas por dia.

Pelo meio iremos gravar um concerto propositadamente montado para o filme com uma versão japonesa dos Radiohead, tocando o tema “Let Down” e uma versão em japonês do fado “Barco Negro”. Espera-nos, pois, um mês integral de filmagens no Japão, uma das sociedades mais difíceis de compreender e decifrar.

Paragens
47
Zushi, Japão
46, 48, 55, 57 Tóquio, Japão

km percorridos 34.311
km a percorrer 22.435
Dias de Filmagens 166
Dias para o término da viagem 40

  • "O Sentido da Vida" é o nome do novo filme de Miguel Gonçalves Mendes ("José e Pilar") e também o que se procura entender com esta viagem de volta do mundo, cujo diário de bordo pretende ser este blogue. Um registo dos relatos, impressões e experiências vividas em cada uma das paragens desta aventura que teve início em Lisboa e irá terminar no Polo Sul.