Siga-nos

Perfil

Expresso

Vhils e O Sentido da Vida

  • 333

O filme na sua veia documental é também o retrato de 7 pessoas com personalidades totalmente distintas e nesse sentido convidámos o artista plástico Vhils (Alexandre Farto) para que produzisse um retrato para cada um dos personagens respeitando as idiossincrasias dos lugares a que pertencem ou onde atuam profissionalmente.

O artista plástico Vhils tem desenvolvido uma linguagem visual única, com base numa estética do vandalismo derivada do seu background no grafite ilegal. Trabalha a remoção das camadas superficiais de paredes e outros suportes com ferramentas e técnicas não convencionais, estabelecendo reflexões simbólicas sobre a vivência no contexto urbano, a passagem do tempo e a relação de interdependência entre pessoas e meio.

Os retratos que o artista plástico irá produzir para o filme serão retratos que ficam incrustados para uma suposta eternidade que não existe e que os elementos farão com que desapareçam, reiterando a fragilidade das coisas, tal como acontecerá com a Humanidade quando o planeta explodir ou talvez muito antes, tendo em conta o panorama atual.

No caso de Valter Hugo Mãe, o artista esculpiu o rosto do escritor no pontão da praia de Nossa Sra. da Guia, em Vila do Conde, onde Valter Hugo Mãe reside, no bairro de Caxinas, local de uma das maiores incidências de paramiloidose familiar no mundo, um dos temas centrais deste filme.

Com o astronauta Andreas Mogensen, o primeiro dinamarquês a ir ao espaço, e numa iniciativa conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA), Vhils e o filme "O Sentido da Vida", foi colocada uma obra de arte "site - specific” concebida especialmente para a cúpula da Estação Espacial Internacional (ISS) - único lugar onde é possível ter o privilégio de ver a Terra em toda a sua plenitude.

Devido à rotação da Estação Espacial sobre a Terra, é possível observar a partir da cúpula o nascer e pôr do sol aproximadamente 16 vezes ao dia. A obra de Vhils incorpora, na sua conceção inicial, os matizes que a rotação do planeta e sua geografia projetam no rosto do astronauta Andreas Mogensen.

1 / 11

2 / 11

3 / 11

4 / 11

5 / 11

6 / 11

7 / 11

8 / 11

9 / 11

10 / 11

11 / 11

  • "O Sentido da Vida" é o nome do novo filme de Miguel Gonçalves Mendes ("José e Pilar") e também o que se procura entender com esta viagem de volta do mundo, cujo diário de bordo pretende ser este blogue. Um registo dos relatos, impressões e experiências vividas em cada uma das paragens desta aventura que teve início em Lisboa e irá terminar no Polo Sul.