Siga-nos

Perfil

Expresso

O Sentido da Vida

Um retrato do mundo: Os sete arquétipos

  • 333

Com o protagonista do filme, Giovane Brisotto, internado num hospital e o realizador na Dinamarca, interrompemos temporariamente a descrição da viagem para apresentar durante os próximos dias os restantes personagens do filme.

As 7 personagens arquétipos do filme, todas elas figuras públicas, assumem o carácter de personagens emblemáticas da contemporaneidade, que em patamares de vida distintos nos demonstram de que forma a sua atuação/impacto público nos influência individualmente na nossa tentativa de apaziguamento com o mundo, com a morte e com a vida.

7 figuras públicas: personagens emblemáticas da contemporaneidade. Um juiz controverso, um líder religioso, uma política ambientalista com uma história de vida única e singular, um músico respeitado, um ator influente, um escritor laureado. Pessoas comuns transformadas em ícones e personagens/estrelas que influenciam a vida de multidões. Figuras reais como o famoso juíz Baltasar Garzón, o Best-seller Valter Hugo Mãe, a figurinista vencedora do Oscar Emi Wada e o precursor da cena musical Islandesa, Hilmar Örn Hilmarsson. Todos eles arquétipos da humanidade.

Uma nova perspectiva surge quando acompanhamos o cotidiano de Andreas Mogensen, um astronauta na Estação Espacial Internacional, testemunha visual do mundo na sua real insignificância.

O SENTIDO DA VIDA pretende, através destes personagens, entender o que nos unifica como humanidade num tempo em que o sistema está em colapso e já não acreditamos em nada.

Um filme que ambiciona servir como cápsula do tempo, registrando e cristalizando o mundo esquizofrénico em que vivemos.

Com este filme, é levado ao extremo o trabalho de construção narrativa desenvolvido pelo diretor Miguel Gonçalves Mendes em “José e Pilar”, isto é, captar a realidade e trabalhá-la com premissas de narrativa clássica.

O SENTIDO DA VIDA é, pois, um documentário cujas características de linguagem se aproximarão à narrativa ficcional.

A vivência conjunta entre diretor e retratados (ao longo de 2 anos) permite formar o mosaico necessário para a construção narrativa da realidade. O realizador não fornece dados ficcionais para a narrativa, mas é, sim, a própria realidade que fornece os acontecimentos para a sua própria construção em filme. Como se estivéssemos perante um gigantesco quebra-cabeças.

Neste projeto interessam por isso os pequenos gestos, as pequenas ações, aquelas em que reside o maior grau de humanidade. A atuação e esfera pública dos personagens “estrelas” é conhecida e como tal será mostrada. Será atribuído à "persona pública" de cada um dos intervenientes o necessário relevo mediático e é apenas com esta faceta que Giovane Brisotto se irá deparar de forma casual. Mas o espetador (privilegiado), e em primeira mão, terá acesso à dimensão privada destes mesmos personagens, podendo assim discernir o que compõe a construção da identidade pública e privada de cada um de nós. Assim, todos os intervenientes do filme formam uma constelação aparentemente casual que só na sua leitura global nos irá permitir estruturar um caminho para perceber o que realmente nos move.

Apontamento de montagem

Como já reiterado anteriormente, a complexidade do projeto é de tal ordem que no início da produção - e não tendo a confirmação da participação de grande parte dos personagens-, foi necessário criar um trailer abstrato o suficiente como forma de apresentar o projeto. Em seguida, é permitido ao leitor estabelecer a comparação entre a versão do primeiro trailer com recurso apenas a imagens indicativas e o trailer definitivo já com o material filmado pelo realizador. E é interessante notar que a estrutura do trailer se mantêm inalterada permitindo que a cada filmagem este seja atualizado.

1º Esboço de trailer

Trailer atual

1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6

  • "O Sentido da Vida" é o nome do novo filme de Miguel Gonçalves Mendes ("José e Pilar") e também o que se procura entender com esta viagem de volta do mundo, cujo diário de bordo pretende ser este blogue. Um registo dos relatos, impressões e experiências vividas em cada uma das paragens desta aventura que teve início em Lisboa e irá terminar no Polo Sul.