Siga-nos

Perfil

Expresso

Já não há burlões que saibam manejar um pantógrafo!

  • 333

Basta estar atento às notícias para perceber que Portugal tem produzido bons vigaristas e em grande quantidade. Ainda assim, nem toda a gente sabe que a maior falsificação de notas de sempre foi feita por um português, Alves dos Reis, que além do mais sabia manejar um pantógrafo!

Mas o que é um pantógrafo? É essencialmente um quadrilátero! E o que é quadrilátero?... É o que vamos explicar no vídeo desta semana - isso e a história de Alves dos Reis!

De facto, as aplicações do quadrilátero como mecanismo flexível são imensas - só referimos algumas - os quadriláteros também são usados, por exemplo, em mecanismos nas suspensões dos carros e comboios, nas antigas máquinas de desenho montadas em estiradores, ou num simples candeeiro de trabalho.

É curioso como as ferramentas de uma geração ficam obsoletas e vão sendo substituídas e esquecidas na seguinte, hoje pouca gente sabe manejar uma régua de cálculo, um planímetro, ou para que serve uma tabela de logaritmos. Em geral, não entendemos a tecnologia, habituamo-nos a ela. Para uma criança que cresceu com um comando de televisão na mão - que lhe permite mudar os canais à distância - um pantógrafo é algo mágico. Por acaso, na carpintaria onde gravámos havia um pantógrafo, infelizmente não o pudemos mostrar porque a pessoa que operava a máquina já não trabalhava na oficina e metade das peças já estavam perdidas.

O pantógrafo tinha um primo próximo, o polígrafo (que partilha o nome com o detetor de mentiras). O polígrafo servia para criar um duplicado de um documento. Imagine que queria escrever uma carta e ficar com uma cópia, por exemplo para arquivo, o utilizador colocava duas folhas, lado a lado, escrevia numa delas e o mecanismo ia escrevendo uma carta igualzinha ao lado. Este mecanismo foi muito usado por Thomas Jeferson, um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos e é – uma vez mais - baseado numa série de quadriláteros que se deformam. Aparentemente Thomas Jeferson não conhecia o papel químico, o que é natural, já que este, curiosamente, foi inventado em Itália em 1801, no ano em que ele assumiu a presidência dos Estados Unidos.

Foto National Portrait Gallery, Smithsonian Institution

E tudo isto... com quatro lados apenas!

O programa Isto é matemática tem o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Se perdeu algum dos episódios das nossas primeiras temporadas, ou simplesmente para recordar, espreite e subscreva os nossos canais Youtube e Facebook