Siga-nos

Perfil

Expresso

No triângulo nós confiamos!

  • 333

Já alguma vez pensou porque é que as estruturas das pontes ou dos postes de alta tensão são um grande amontoado de triângulos?

Esta semana falamos sobre a resistência estrutural do triângulo, quando comparado com outros polígonos, e de seguida tenho dois desafios para si!

E é isto! Dados três lados, pode não ser possível formar um triângulo com essas medidas, mas - se for possível - então só há um formato possível para esse triângulo. Isto é o que se costuma chamar o caso LLL de congruência de triângulos: se dois triângulos têm os lados todos iguais, então os triângulos são iguais.

Mas vamos aos desafios! No vídeo vimos como a base do quadro de uma bicicleta são três triângulos. Mas estes são só os principais triângulos desta bicicleta, na verdade há muitos mais! Quantas estruturas aproximadamente triangulares consegue identificar nesta bicicleta, a contar com as três que já mostrámos?

Eu consigo ver uma dúzia!

Segundo desafio! No vídeo mostrámos duas construções com palhinhas e fio a passar por dentro: um tetraedro e um cubo.

Como vimos, o tetraedro mantém a sua forma quando o deixamos cair, mas o cubo não, ou seja, a estrutura do tetraedro é rígida, ao contrário do cubo.

Estes são dois dos sólidos platónicos, há mais três: o octaedro, o icosaedro e o dodecaedro.

Será que algum destes três sólidos têm uma estrutura rígida quando feito de palhinhas? Pode fazer a sua aposta, assim a olho. Se quiser ter mesmo a certeza... é pegar nas palhinhas que tiver aí em casa e numa linha suficientemente grande!

O programa Isto é matemática tem o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Se perdeu algum dos episódios das nossas primeiras temporadas, ou simplesmente para recordar, espreite e subscreva os nossos canais Youtube e Facebook