Siga-nos

Perfil

Expresso

Qual é a melhor velocidade para poupar combustível?

  • 333

Imagine que vai na autoestrada Lisboa-Porto. A que velocidade deve conduzir para fazer o menor consumo possível? Toda a gente sabe que a grande velocidade o consumo é maior, mas será que quanto mais devagar menos combustível gasta?

Esta semana tentamos responder a esta pergunta. Embora não tenhamos uma resposta clara, vale a pena ver o vídeo!

De facto, a resposta a esta pergunta não é nada óbvia. A velocidade ótima depende de várias coisas: do carro, dos pneus, do piso da estrada... e isto só para mencionar alguns fatores. Claro que, como explicamos no vídeo, esta velocidade ótima existe, ainda assim, para determiná-la teríamos de fazer testes em condições extremamente exigentes, cada um destes fatores é muito difícil de controlar.

Mas vamos assumir que os 90 km/h é a velocidade em que o nosso carro tem o melhor consumo. Não devemos estar muito longe do ponto ótimo, um bom indicador de que não estamos longe é o facto de normalmente as marcas apresentarem os consumos para esta velocidade. Se baixarmos a nossa velocidade, na autoestrada, de 120 km/h para 90 km/h, tal como vimos no vídeo, a viagem demora aproximadamente mais 16 minutos, mas em contrapartida poupamos - ou seja, ganhamos - três euros. Cá está: tempo é dinheiro! Mas... exatamente quanto dinheiro? Bem... cerca de 12 euros por hora! Esta coisa do valor do tempo é muito relativo, há quem diga que o tempo é o bem mais precioso que temos, ainda assim... se ganha menos de 12 euros por hora, então ganha mais dinheiro a reduzir a sua velocidade de 120 para 90 km/h do que a trabalhar!

O programa Isto é matemática tem o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Se perdeu algum dos episódios das nossas primeiras temporadas, ou simplesmente para recordar, espreite e subscreva os nossos canais Youtube e Facebook