Siga-nos

Perfil

Expresso

O que podemos fazer com umas algemas nos braços

  • 333

Vamos supor que veste um colete e coloca umas algemas. Será que é possível tirar o colete e depois vestir o colete do avesso, sempre com as algemas colocadas?

Esta semana colocamos à prova a matemática para entreter e desvendamos o segredo do colete e das algemas!

De facto, é possível fazer coisas incríveis com os braços presos por umas algemas. Ainda assim, depois de ter visto o Mr. Bean despir as calças depois de ter vestido um fato de banho por cima... já nada me surpreende!

Como acabámos de entrar em agosto e há mais tempo para o ócio, hoje vou deixar mais uns quantos problemas de topologia. Pode tentar resolvê-los mentalmente, se a sua especialidade é o contorcionismo mental, ou fisicamente e com a respetiva peça de roupa, se é um verdadeiro contorcionista corporal.

O primeiro problema foi o que deixei no vídeo: se tiver um sutiã por baixo da camisola e as mãos presas por umas algemas, é possível retirar o sutiã sem retirar as algemas?

Já vimos como virar o colete do avesso com as algemas postas. Será que também é possível virar uma t-shirt do avesso com as mãos amarradas? Bem, já respondi afirmativamente a esta pergunta no vídeo. Mas consegue realmente fazê-lo?

Mais difícil: será que é possível – pelo menos teoricamente – virar a t-shirt do avesso com as mãos atadas e com um poste no meio?

Deixe a sua resposta na caixa de comentários abaixo, ou faça um vídeo com a façanha e publique no nosso Facebook.

O programa Isto é matemática tem o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Se perdeu algum dos episódios das nossas primeiras temporadas, ou simplesmente para recordar, espreite e subscreva os nossos canais Youtube e Facebook