Siga-nos

Perfil

Expresso

Um pombo na mão pesa mais do que dois a voar?

  • 333

Sim, não estou a brincar. Será que um pombo na mão pesa mais do que dois a voar? Mas... um pombo a voar pesa na nossa mão?

Sim, pesa! E temos a prova disso no episódio desta semana.

Pois, um pombo, mesmo a voar, pesa sobre a balança que está por baixo. Na verdade, toda a equipa ficou surpreendida quando fizemos a experiência. Mesmo fora da caixa, se o drone estiver a planar por cima da balança a cerca de meio metro de altura, ainda se sente cerca de metade do peso do drone na balança. Ou seja, se o drone de 105 gramas estiver estável no ar, o ar que ele projeta para baixo embate na balança e a balança ainda marca cerca de 50 gramas. Nas imagens que fizemos, foi necessário levantar o drone a cerca de um metro e meio para que a balança ficasse de facto a zeros!

Ou seja, embora possa parecer estranha, a pergunta faz sentido. É bem possível que dois pombos a voar façam mais peso sobre uma balança do que um só pombo pousado na em cima da balança. Não fizemos a experiência com drones mas à partida só depende da altura a que os drones estiverem. É bem possível que dois drones a voar a uma altura muito pequena por cima de uma balança, talvez a uns 20 centímetros, façam a balança marcar um valor superior ao marcado por um só drone pousado.

Definitivamente esta coisa de voar não é algo intuitivo para nós humanos, que fomos ‘feitos’ para caminhar e não para voar. Por mais estranho que nos pareça os aviões calcam o solo, só não o sentimos porque essa pressão é distribuída por uma área muito grande.

Este mesmo problema é retratado no filme ‘The Spirit of St. Louis’ (1957), que conta a história da primeira travessia sem paragens entre Nova Iorque e Paris, feita por Charles Lindberg. No meio da viagem Lindberg diz para uma mosca que encontra na cabine de pilotagem (pode ver esse extrato do filme aqui):

"Não causes problemas. Este avião vai fazer toda a viagem para Paris.

De qualquer forma, que peso extra terias? Creio que depende.

Se estiveres pousada, és peso extra, mas se estiveres a voar,

dentro do avião em voo... será que isso se soma à carga? Um problema muito interessante, que temos aqui..."

Tenho uma vaga ideia de haver uma história - ou mito urbano – relacionado com moscas e a travessia do Gago Coutinho e Sacadura Cabral, mas infelizmente não a consegui reconstruir. Se conhecer a história... é deixar na caixa de comentários abaixo!

Agradeço ao meu colega Fábio Chalub e ao piloto de aviação Nuno Jardim por me terem falado destas últimas histórias. O programa Isto é matemática tem o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Se perdeu algum dos episódios das nossas primeiras temporadas, ou simplesmente para recordar, espreite e subscreva os nossos canais YouTube e Facebook