Siga-nos

Perfil

Expresso

Jornal Nordeste

Caretos de Podence em documentário

Os caretos de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, são os protagonistas do documentário "No Domínio dos Tempos", realizado por Vítor Salvador. O filme foi apresentado no passado dia 22, para mais de 200 pessoas que se reuniram na Casa do Careto.

Jornal Nordeste/Teresa Batista

Depois de conhecer estes rituais, o realizador português achou que era necessário criar um suporte documental para divulgar o trabalho realizado pelo grupo e pelas pessoas que contribuíram para a preservação da tradição.

O presidente da Associação Grupo de Caretos de Podence e da Casa do Careto, António Carneiro, não tem dúvidas que o grupo foi seleccionado por Vítor Salvador devido ao seu mediatismo.

Para o responsável, este é mais um passo na evolução da história dos caretos de Podence. "Este documentário é uma mais-valia em termos de divulgação e preservação. Somos solicitados por várias pessoas, desde turistas a estudantes, e agora já temos um suporte documental para que conheçam melhor o nosso grupo e o nosso trabalho", defende António Carneiro.

Este é já o segundo documentário sobre os caretos de Podence. "Nos anos 80 já tinha sido realizado um por Brandão Lucas, mas não era tão específico", salienta o responsável.

O documentário vai estar à venda no site do grupo de caretos, na Casa do Careto e em lojas comerciais.

 

Veja mais aqui.