Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Uma viagem cultural de comboio entre Torres Vedras e Caldas da Rainha

Vai realizar-se na próxima quarta-feira, dia 5 de Maio, uma viagem cultural, de comboio entre as cidades de Torres Vedras e das Caldas da Rainha, organizada pela Escola Secundária Henriques Nogueira que assim pretende assinalar o Bicentenário das Linhas de Torres.

Gazeta das Caldas - Natacha Narciso

Um dos objectivos desta viagem - para a qual estão previstas 300 pessoas - é dar a conhecer as imagens obtidas durante o concurso de fotografia "Ando a ler", que esteve associado ao Plano Nacional de Leitura que decorreu entre Março e Abril. Esta exposição, designada "Ler nas Entrelinhas" será inaugurada na estação de caminhos-de-ferro de Torres Vedras pelas 10h00 e meia hora depois Venerando Aspra de Matos fará uma intervenção sobre "O comboio em Torres Vedras".

A viagem Torres-Caldas terá início às 11h45 e contará com animação e partilha de leituras com as escritoras Ana Meireles, Lucinda Aranha e Maria João Veiga. Participarão contadores de histórias , haverá oferta de livros e serão realizados diários gráficos, fotografias e reportagens. A viagem será animada por músicos da Escola de Jazz de Torres Vedras, Rimbombar e Som da Malta. Serão entoadas canções populares pelo Clube Sénior de Dois Portos e de Sobreiro Curvo.

Já nas Caldas, pelas 12h20, é inaugurada a segunda edição da exposição do Concurso de Fotografia "Ando a Lar - Ler nas Entrelinhas.

Entre as 13h00 e as 16h30 haverá um convívio no Parque D. Carlos I e um programa cultural que conta com a colaboração do PH e que inclui visitas guiadas aos museus caldenses e à Fábrica Bordalo Pinheiro. Junto ao Céu de Vidro da antiga Casa da Cultura Dulce Soure irá falar sobre "Um Parque para as Caldas" e Isabel Xavier falará na Praça da Fruta sobre "As Caldas da República". Durante a mesma tarde, Joana Tornada falará sobre o 16 de Março nas Caldas no Museu do Ciclismo e Margarida Araújo sobre as "Paredes de Louça" num encontro que terá lugar no Parque D. Carlos I.

A viagem de regresso a Torres Vedras deste comboio de Leituras está marcada para as 17h40.

Esta iniciativa da Escola Secundária Henriques Nogueira, de Torres Vedras, em colaboração com a autarquia torriense, conta com os apoios da CP e da Refer.