Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Tavernas medievais de volta a Santa Catarina

Durante este fim-de-semana, de 16 a 18 de Abril, a terceira edição das Tavernas Medievais prometem animar Santa Catarina. E à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a promessa é para três dias em que a vila viaja no tempo e em que muitos forasteiros são atraídos pelos cheiros que saem da grelha comunitária e dos fornos onde se coze o pão com chouriço, pelos doces que abundam nas bancas e pelo tradicional café d'avó.

Gazeta das Caldas - Joana Fialho

Porco no espeto, as tradicionais migas, enchidos e outras iguarias, sempre bem regidas com o melhor vinho da região, são alguns dos fortes atractivos desta iniciativa que, de acordo com Rui Rocha, presidente da Junta de Freguesia, vai manter a característica de "umas tasquinhas diferentes do habitual, onde nos vamos manter o mais possível fiéis ao ambiente da era medieval".

Para isso vão concorrer as pessoas vestidas a rigor, a música ambiente, os talheres de madeira e a louça de barro e os cenários que tentam esconder ao máximo sinais de que os tempos são outros, como bancos feitos de fardos de palha.

Este ano são seis os grupos que se juntam à Junta de Freguesia para a realização das Tavernas - o Rancho Folclórico e Etnográfico Vale Choupinho das Relvas, o Centro Recreativo, Cultural e Desportivo da Mata do Porto Mouro, o Centro Pastoral, a Banda Filarmónica, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Casal das Freiras e a Associação de Estudantes Finalistas da Escola Básica Integrada.

Até aqui realizado no pátio do Solar, o certame vai este ano ter lugar nos jardim da vila, uma mudança justificada por Rui Rocha por este ser um local público. É no jardim que a festa dos petiscos medievais começa já esta noite, com jantar que se repete amanhã e no domingo. O último dia de Tavernas é o único em que será servido almoço.

O autarca espera que, à semelhança das edições anteriores, as Tavernas Medievais deste ano agradem às centenas de pessoas que são esperadas nos três dias.