Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Regime de Fruta Escolar já chegou às escolas de Alcobaça

Os alunos das 51 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Conselho de Alcobaça já estão a receber fruta duas vezes por semana, no âmbito do projecto Regime de Fruta Escolar.

Gazeta das Caldas - Joana Fialho

A inauguração da época de Regime de Fruta Escolar no concelho de Alcobaça foi assinalada no passado dia 15, na Escola Básica do 1º ciclo de Alcobaça, na presença da vereadora da Educação alcobacense, Mónica Baptista. A implementação do projecto no concelho de Alcobaça envolve 2.411 alunos que vão receber, gratuitamente e duas vezes por semana, peças de fruta, com especial destaque para a Maçã de Alcobaça e para a Pêra Rocha.

A distribuição da fruta é este ano assegurada pela Narc Frutas - Cooperativa de Fruticultores e Horticultores da Região de Alcobaça, sediada na localidade de Casal Pardo, em Alfeizerão.

A coordenar o Regime de Fruta Escolar está o Gabinete Médico Municipal de Alcobaça, que tem desenvolvido nos últimos anos diversas acções de promoção da saúde e de combate aos erros alimentares e à obesidade junto da população escolar.

Entre estas iniciativas destaca-se um rastreio de obesidade realizado no passado ano lectivo e que envolveu 1.763 crianças inscritas no ensino pré-escolar e 1º ciclo das escolas do concelho e o resultado foi a descoberta de níveis alarmantes de excesso de peso.

Ao nível do ensino pré-escolar, 32% das crianças avaliadas têm excesso de peso (18% pré-obesidade e 14% obesidade). No 1º ciclo 36% dos miúdos apresentaram níveis de excesso de peso (19% de pré-obesidade e 17% de obesidade). O estudo revelou ainda que nos mais novos há 4% de crianças com baixo peso, um valor que reduz para 1% relativamente às crianças do 1º ciclo. Não obstante estes números, a esmagadora maioria das crianças apresentaram peso normal.