Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Quinzena da Juventude anima as Caldas até 1 de Maio

 Após cinco edições de "semanas da juventude", este ano decorre uma "quinzena da juventude". Até 1 de Maio haverá várias iniciativas como actividades desportivas, música, teatro e workshops, trabalhados em conjunto entre a Câmara, Centro da Juventude e escolas do concelho.  A área social marcou o arranque de um conjunto de coloquios, que versarão também as temáticas da educação e formação.

Gazeta das Caldas /Fátima Ferreira

 

A caldense Cármen Ramalho começou a fazer voluntariado em 2002 e nunca mais parou. "É um vicio bom que temos", disse, recordando que começou com uma missão humanitária em Guiné Bissau e depois continuou a ajudar os outros através do Banco Alimentar e de um projecto que está a ser desenvolvido na prisão das Caldas da Rainha. Intitulado "De dentro para fora", envolve duas voluntárias que, em nove sessões, educam para a cidadania um grupo de presos daquele estabelecimento prisional.

Cármen Ramalho deu o seu testemunho no primeiro painel da quinzena da juventude, subordinado ao voluntariado e intitulado "Dá-me a tua mão". A sensibilizar os jovens para esta temática estiveram também Elisa Borges, do Conselho Nacional para o Voluntariado, Heliana Vilela, do Instituto Português para a Juventude, Vanessa Palma, do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitário e Ana Bessa, do Banco Alimentar do Oeste, que fez um historial desta entidade que actualmente abrange oito concelhos e tem acordo com 46 instituições, que distribuem os seus alimentos.

No átrio do CCC estiveram em exposição diversas instituições ligadas ao voluntariado e, durante a tarde de segunda-feira, decorreu um workshop denominado "Ser Voluntário", pela Pista Mágica - Escola de Voluntariado. Foi também lançado o concurso de Fotografia "Fotografa a Quinzena".

A área social marcou o arranque da quinzena, que também aborda temáticas como a sexualidade, formação profissional, ensino superior, cultura e desporto.

O vereador da Juventude, Hugo Oliveira, justificou a importância dada ao pendor social com a crise actual e aos flagelos que dela advêm. "Há jovens que devem perceber que não têm de ter vergonha por ter dificuldades sociais e outros que têm se que ajudar uns aos outros", disse. O autarca defendeu uma maior sensibilidade social por parte dos jovens e disse mesmo que se estes não tiverem "o cuidado suficiente já não há amanhã".

Este ano é a primeira vez que a iniciativa se prolonga por duas semanas e, de acordo com Hugo Oliveira, no futuro poderá inclusive alargar-se a um mês de actividades. "A politica de juventude deve permitir que os jovens se integrem", disse, destacando o papel activo destes e da escola na execução do programa. "Falar sobre a sexualidade não faz sentido se não forem os jovens a propor pois se tiverem muita vergonha teríamos um painel vazio", exemplificou.

No capítulo da educação e formação, da "Quinzena da Juventude" faz parte a iniciativa "Escola Aberta", onde os jovens são convidados a visitar alguns dos estabelecimentos de ensino e formação do concelho, ficando assim a conhecer algumas das opções de formação existentes.

Entre as actividades, destaque também para um percurso de bicicleta pela cidade, com desafios pelo meio e um workshop de goalball, uma modalidade para cegos, no dia 28 de Abril. Haverá aulas abertas de hip-hop, danças de salão, break- dance, yoga e dança do ventre.

A fechar a quinzena estarão os Dapunksportif, uma banda de Peniche, que irá subir ao palco do auditório do Centro da Juventude no dia 1 de Maio, pelas 22h00. Os Dapunksportif lançaram um Ep (Overdrive) e um álbum (Ready! Set! Go!), já abriram concertos para os Xutos & Pontapés e têm actuado por bares e festivais de todo o Portugal. O seu mais recente trabalho dá pelo nome de Electro Tube Riot.

 

Programa

23 de Abril

10h15 - Jornadas da Juventude - Painel V "À Volta da universidade"

Organização: Escola Secundária Raul Proença / Câmara Municipal das

Caldas da Rainha / A.D.J.C.R. Local: Centro da Juventude (Auditório)

Personalidades Convidadas:

Associação Académica de Coimbra;

República das Marias (estudantes anti - praxe)

Aluna da ESAD.CR.

Instituto de Emprego e Formação Profissional das Caldas da Rainha

Moderação: Reginaldo de Almeida - Apresentador "Falar Global" - SIC Noticias

14h30 - Workshop "10 passos para melhorar a eficiência energética no Dia-

a-dia"

Local: Centro da Juventude Organização: Colégio R. D. Leonor / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

23h00 - actuação de TUNAS

Local: Largo Dr. José Barbosa (junto ao Café Central)

Organização: Escola Secundária Raul Proença / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

24 de Abril

21h00 - Passagem de modelos "Barroco Fashion"

Local: Centro da Juventude

Organização: Escola Técnica Empresarial do Oeste / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R. / Programa Jovens em Acção 2010

28 de Abril

14h30 - Workshop Goallball (modalidade especifica de cegos)

Local: Centro da Juventude (auditório)

Organização: Agrupamento de Escolas D. João II / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

15h00 - challenge (percurso de bicicleta entre vários pontos da cidade com desafios) Organização: Marcar o Ritmo Associação / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

30 de Abril

10h30 - Prova de remo indoor adaptado

Local: Pavilhão Gimnodesportivo - Mata Rainha D. Leonor

Organização: Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor / Federação

Portuguesa de Remo / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

21h30 - teatro - "Caixa de Música" e "Topcafeteiraoke"

Local: Centro da Juventude (Auditório)

Organização: Grupo AMPLIARTE / Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

01 de Maio

15h00 - workshop face painting

Local: Centro da Juventude

22h00 - Concerto - DAPUNKSPORTIF

Local: Centro da Juventude

Actividades Diversas

Até 23 de Abril - Visitas guiadas às escolas

Organização: Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste - Pólo das Caldas da Rainha / Escola Técnica Empresarial do Oeste / CENCAL / CENFIM / Escola Superior de Artes e Design / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

De 19 a 24, de 26 a 30 de Abril e 01 de Maio - das 20h00 às 23h00 - Fanzine e Serigrafia em camisolas

Local: Centro da Juventude (Oficina de Serigrafia)

Organização: Atelier Arte e Expressão / Programa Jovens em Acção 2010 / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

Dias 26, 27 e 28 de Abril - Torneio de Futebol Inter-escolas

Local: Complexo Desportivo Municipal (Relvado Sintético)

Organização: Escolas do Concelho / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

Dias 27 e 29 de Abril - 22h30 - Exibição de Animações

realizadas por alunos da esad.cr.

Local: Centro da Juventude (Auditório) Organização: ESAD.CR / Câmara Municipal das Caldas da Rainha / A.D.J.C.R.

Aulas Abertas

Centro da Juventude

19 e 26 de Abril - 19h30 - hip-hop

19 e 26 Abril - 21h30 - danças de salão

20 e 27 de Abril - 18h30 - break-dance

20, 22, 27 e 29 de Abril - 20h00 - yoga

21 e 28 de Abril - 20h00 - dança do ventre

22 e 29 de Abril - 21h30 - correcção postural

23 e 30 de Abril - 19h30 - sevilhanas