Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Óbidos Criativa considerada como "excelente exemplo" em Barcelona

A Comissária Europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou (Chipre) destacou, em Barcelona, o "excelente exemplo" de Óbidos para a Europa na condução de políticas e iniciativas de fomento da cultura e da criatividade. A referência foi feita na sessão de encerramento do Fórum Europeu das Indústrias Culturais que decorreu nos dias 29 e 30 de Março, no âmbito da Presidência Espanhola da União Europeia.

Gazeta das Caldas - Fátima Ferreira

O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria foi convidado como orador do fórum, onde apresentou a sua perspectiva de desenvolvimento baseada na estratégia "Óbidos Criativa". O autarca deu exemplos concretos dessa prática com a aposta numa educação criativa, a produção de eventos culturais, e as apostas no empreendedorismo, com o lançamento de um Parque Tecnológico especializado nas indústrias criativas e na Incubadora ABC - apoio de base à criatividade. Foi ainda dado destaque à captação de investimento privado no turismo, dando o exemplo do Bom Sucesso Design Resort e outros projectos de empreendimentos já aprovados para aquele concelho.

O edil obidense foi o único autarca português a participar no fórum, onde teve a oportunidade de mostrar a "visão do poder local e dar a experiência de uma terra portuguesa", disse à Gazeta das Caldas.

Para Telmo Faria participar neste evento é o "reconhecimento", a nível europeu, da estratégia traçada. O autarca destacou ainda a grande "satisfação que foi ter uma comissária a elogiar o trabalho que estamos a desenvolver". Por outro lado, esse reconhecimento acarreta também uma responsabilidade, "no sentido de dizer que este é o caminho, e que há muita gente com os olhos postos em nós".

O autarca de Óbidos frisou ainda "a importância das redes onde temos apostado", como o Creative Clusters in Low Density Urban Areas, do URBACT II, onde Óbidos é líder.