Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Marionetas põem "a caricatura ao serviço da tristeza pública" em Alcobaça

A História de Portugal tem sido uma constante nas produções da S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos. A Batalha de Aljubarrota, a fuga da família real portuguesa para o Brasil e a tragédia de Inês de Castro são episódios já abordados pela companhia alcobacense, que agora estreia uma nova peça, desta feita dedicada ao centenário da República Portuguesa.

Gazeta das Caldas - Joana Fialho

"Res Publica - a caricatura ao serviço da tristeza pública" é apresentada amanhã, dia 17, no Cine-Teatro de Alcobaça e promete recuperar os principais acontecimentos que levaram, em 1910, à mudança de regime no país. Para isso, a companhia faz desfilar pelo palco duas dezenas de marionetas, manipuladas com recurso a mais de duas centenas de fios - bonecos que os responsáveis pela companhia dizem ser inspiradas na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro e, por isso mesmo, "caricaturas vivas que representam os intervenientes" dos principais acontecimentos da época.

Num trabalho original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, que se encarregaram também dos bonecos, cenários, adereços e da pesquisa, recupera-se "um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado". A música é assegurada pela Banda de Alcobaça.

A "tristeza pública" no palco do Cine-Teatro de Alcobaça, a partir das 21h30 e com bilhetes a oito euros. Este é um espectáculo para maiores de seis anos.