Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Jovens voluntários trabalham a prevenção da toxicodependência nas Caldas

"Na noite, onde tu estiveres". Este é o slogan do Espaço Kontacto, uma das acções do projecto Gerações K, desenvolvido pela delegação caldense da Cruz Portuguesa e que trabalha a prevenção da toxicodependência junto dos jovens.

Gazeta das Caldas /Fátima Ferreira

Desde finais de Março que 10 voluntários estacionaram uma unidade móvel de sensibilização e formação na Praça 5 de Outubro, aos sábados à noite, onde pretendem estabelecer um "contacto informal com os jovens". Tentam transmitir-lhes conhecimentos sobre substancias tóxicas e sexualidade para, a longo prazo, conseguirem mudar comportamentos.

Como as Caldas é uma cidade ligada às artes também pensam em dinamizar algumas peças de teatro e espectáculos.

"Pretendemos criar uma relação", conta o educador social Pedro Borges, que é também o coordenador do projecto Kontacto. Já foi feito um diagnóstico social no âmbito do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) que dá conta que o álcool e a cannabis são as principais substâncias psico-activas consumidas pelos jovens na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo. O diagnóstico revela que os adolescentes a partir dos 11 anos já saem à noite e consomem álcool, muitas vezes trazido em garrafa.

"Os jovens começam a sair cada vez mais cedo e é importante criar essa relação com eles", conta Pedro Borges, adiantando que pretendem mudar comportamentos mas, acima de tudo, o conhecimento que eles têm das coisas.

Nos meses de Verão a unidade móvel estará na Foz do Arelho e também ponderam estar nas festas organizadas pelos estudantes, assim como em eventos onde participem jovens, como a quinzena da juventude.

Para além desta unidade móvel de sensibilização e informação, o projecto engloba também a acção "Copos, quem decide és tu", nas escolas e ateliers pedagógicos para crianças e pais.

O Espaço Dúvidas funciona na sede da delegação da Cruz Vermelha, às quintas-feiras entre as 14h00 e as 17h00, e é destinado a jovens, pais e encarregados de educação e professores. Tem por objectivos o esclarecimento de dúvidas, disponibilização de materiais de informação variada sobre consumo de álcool, tabaco e outras drogas, sexualidade, alimentação saudável, ou simplesmente para conversar e partilhar ideias.

Existe ainda um blog (http://geracoesk.blogspot.com) com serviço de webcouselling. Trata-se de um atendimento ou esclarecimento de dúvidas online de forma anónima, confidencial e gratuita, assim como outras informações úteis.

Pedro Borges reconhece que cada vez há mais informação sobre estes assuntos, mas a forma como "é digerida pelos jovens não é a melhor", pelo que têm que ser os técnicos e cidadãos a apelar para esse saber. "Não vamos para junto dos jovens com falsos moralismos, mas informar dos riscos e dar informação sobre onde se dirigirem em caso de necessidade", conta.

Este projecto foi criado no âmbito do Plano Operacional de Respostas Integradas do IDT e termina em 2011.