Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Joana Amaral Dias e João Afonso Machado apresentam livros na Nazaré

A terapeuta familiar e psicóloga clínica Joana Amaral Dias vai estar amanhã, dia 23, na Nazaré para apresentar o seu livro "Maníacos de Qualidade". Uma obra em que traça o trajecto social, familiar e individual, bem como uma análise psicológica, de portugueses notáveis como Fernando Pessoa, Marquês de Pombal, João César Monteiro ou D. Afonso VI. 

Gazeta das Caldas / Joana Fialho

No seu currículo Joana Amaral Dias conta com um vasto reconhecimento como comentadora e colunista política e foi deputada independente eleita pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República. A apresentação do livro da psicóloga está marcada para as 16h00 e vai decorrer na Biblioteca Municipal da Nazaré.

Uma hora antes é a vez do advogado João Afonso Machado apresentar a obra "De uma família de mareantes" no salão nobre do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Trata-se de um livro que recupera a história de uma das mais antigas famílias do antigo concelho da Pederneira, intimamente ligada à Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré, sobretudo nos séculos XVII e XIX.

"De uma família de mareantes" resulta de uma intensa investigação, não só de dez gerações da família, mas também das funções exercidas naquele concelho pelos elementos da família, dos quais o mais ilustre foi Bispo de Coimbra, Frei Joaquim de Nossa Senhora da Nazareth, nascido na Nazaré em 1776, onde viria a falecer em 1851.

A apresentação da obra vai estar a cargo de Pedro Penteado, director de Serviços de Arquivística do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Esta é uma iniciativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, cujo arquivo foi também uma fonte de João Afonso Machado.