Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

ETEO vence concurso do Rock in Rio a nível distrital de Leiria

A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) das Caldas da Rainha venceu no dia 20 de Janeiro o concurso "Rock In Rio Escola Solar" a nível distrital.

Gazeta das Caldas / Ana Elisa Sousa

O curso Técnico de Energias Renováveis liderou o projecto "TER - Total Energy Rocks", que tinha como objectivo criar um sistema de bike sharing com bicicletas eléctricas carregadas a energia solar.

Este projecto surge em parceria com a Associação Marcar o Ritmo e a autarquia caldense, dando seguimento ao projecto já existente desta associação de implementação do bike sharing, que consiste num programa comunitário de partilha de bicicletas, mas desta vez movidas a energia eléctrica.

A ETEO ficaria responsável pelo alargamento da iniciativa a este tipo de veículos, garantindo toda a sua manutenção por parte dos alunos de Energias Renováveis.

Na sua versão original este projecto pretende beneficiar toda a população no acesso a um meio de transporte sustentável a um preço acessível para todos, uma vez que a bicicleta, para além de não ser poluente, é também uma forma de realizar exercício físico. Na sua versão eléctrica é um meio de transporte motorizado que, funcionando com energia solar, não recorre a combustíveis fósseis que constituem fontes de poluição emissoras de dióxido de carbono.

As baterias seriam carregadas com um mecanismo instalado na estação de carregamento através da instalação de painéis fotovoltaicos.

A concurso estiveram 18 projectos de diferentes escolas do distrito, tendo a ETEO sido aquela que apresentou a melhor ideia para o lema "Ser criativo, através de projectos sustentáveis, melhorar, de forma directa ou indirecta a qualidade de vida de comunidades locais carenciadas".

Com este prémio a ETEO recebeu 50 bilhetes para o "Rock in Rio - Lisboa 2010", 50 t-shirts, uma placa de condecoração, certificados de participação para todos os envolvidos no projecto, a instalação de um sistema fotovoltaico até 3,68 kWp e de um sistema de produção de águas quentes sanitárias.

Na segunda edição do "Rock in Rio Escola Solar" participaram alunos de 251 escolas num total de 291 candidaturas, tendo sido vencedores, a nível nacional, a Escola Básica de Gavião e a Escola Secundária de Arganil.

O anúncio das escolas vencedoras foi feito em directo no site oficial do maior evento de música e entretenimento do mundo às 11h00 do dia 20 de Janeiro.

O concurso foi uma iniciativa promovida pela Better World e pela SIC Esperança, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), com o apoio do Ministério da Educação, do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, do Instituto da Segurança Social e do Patrocinador Social do Rock in Rio-Lisboa.

Este concurso enquadra-se no âmbito da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e no Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, que decorreu em 2009, mas que contribui para os objectivos do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que tem lugar este ano.