Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Escritor caldense realiza sessão de autógrafos do livro "A Vingança do Lobo"

Vítor Frazão realizou no dia 23 de Abril na Livraria Bertrand (Vivaci) uma sessão de autógrafos do seu primeiro livro "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo".

Gazeta das Caldas - Ana Elisa Sousa

A estreia deste escritor caldense no mundo da literatura é a concretização de um sonho antigo. "Sempre escrevi histórias e textos ao longo dos anos, mas só quando terminei a universidade consegui escrever este livro", explica Vítor Frazão.

O gosto pela escrita partiu do prazer da leitura, que sempre o acompanhou, especialmente a temática do fantástico, em que os livros de Anne Rice foram uma inspiração. "Sempre gostei de histórias relacionadas com a mitologia, o folclore e lendas. Como todas as crianças, eu tinha tendência para criar histórias e uma imaginação mais virada para este género de temas", disse.

"Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo" é o retrato do fascínio do escritor por esta temática. Toda a história é dominada pelo sobrenatural, com lobisomens, vampiros, feiticeiros e obliteradores e uma sociedade dedicada a exterminar todas as criaturas paranormais. O cenário passa-se em Nova Iorque no século XXI, onde uma vampira tem como missão unir todas as espécies de seres sobrenaturais contra os obliteradores que os querem caçar.

Ao longo de 447 páginas, este livro, destinado a um público com idade superior a 15 anos, "porque há descrições demasiado gráficas", promete não deixar ninguém indiferente numa história "verdadeiramente emocionante".

Depois de um ano a ser escrito, o livro ficou terminado em 2008, embora só em Julho de 2009 tenha chegado às livrarias. "Foi um longo processo da sua escrita à publicação. Quando o terminei concorri a um concurso nacional, em que não houve vencedores, depois fui contactando várias editoras até a Chiado Editora decidir publicá-lo", conta o escritor.

Vítor Frazão pretende publicar mais quatro histórias da saga "Crónicas Obscuras" e já tem mais dois livros escritos, embora ainda esteja a contactar diferentes editoras para o publicarem.

"O meu objectivo é viver da escrita, mas por enquanto ainda não posso", diz o escritor, que actualmente trabalha por todo o país no acompanhamento arqueológico de obras em meio terrestre e subaquático e reside em São Martinho do Porto.

O autor de "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo" acredita que o facto do tema do "mundo fantástico" estar actualmente na moda pode constituir uma oportunidade para este livro, uma vez que as pessoas estão mais despertas para este tema, como acontecia, por exemplo há 10 anos atrás. "É algo cíclico. Nem sempre as modas são sinal de qualidade, mas podem despertar para as coisas", constatou Vítor Frazão.