Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Crianças e Idosos em destaque nas I Jornadas Técnicas da Misericórdia caldense

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha promove, entre os dias 14 e 16 de Abril, as suas primeiras Jornadas Técnicas, uma iniciativa que vai decorrer nas instalações da Foz do Arelho do Inatel e que é subordinada ao tema "Crianças, Jovens e Seniores".

Gazeta das Caldas - Joana Fialho

Ao longo de três dias a instituição caldense vai abordar todas as suas valências, numa acção que pretende reflectir e partilhar saberes e experiências que visem a qualificação dos serviços, dos técnicos e dos colaboradores. As Jornadas Técnicas vão dividir-se em dois seminários distintos, ambos compostos por um dia de debate e outro de oficinas. O primeiro é especificamente sobre os mais velhos e decorre nos dias 14 e 15. Também a 15, estendendo-se até 16, decorre o seminário dedicado às crianças e jovens.

As doenças mais frequentes nos idosos, como o Alzheimer ou a depressão, o serviço de apoio domiciliário, as actividades que podem ser desenvolvidas com os mais velhos e o papel do Director Técnico das Instituições são alguns dos temas que vão estar em cima da mesa no seminário dedicado aos seniores. Já no que às crianças e jovens diz respeito, vão ser debatidas questões como a infância e a adolescência, problemas de comportamento e emocionais, intervenção com a família e emoções. Debates para os quais serão esperados oradores reconhecidos das áreas da intervenção directa, da investigação e do ensino.

As I Jornadas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha contam com a colaboração de diversas entidades, entre as quais a Associação Alzheimer Portugal, a Associação Portuguesa de Esclerose Amiotrófica Lateral, a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos, o projecto Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto Português de Mediação Familiar e a Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional, entre outras. A organização está a cargo do "Ponto de Ajuda", o Contrato Local de Desenvolvimento Social das Caldas da Rainha que está a ser coordenado pela Misericórdia local.

As inscrições para participar nas Jornadas custam 10 euros e incluem seminário e oficinas, devendo ser feitas previamente no Ponto de Ajuda (antigas instalações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo) ou na Santa Casa da Misericórdia.