Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Celebrações da República arrancam no Bombarral a 25 de Abril

O Centenário da República começa a ser celebrado no Bombarral a 25 de Abril e decorrerá até 5 de Outubro, estando previstas para este período diversas actividades de âmbito cultural e recreativo.

Gazeta das Caldas - Fátima Ferreira

A exposição "100 Memórias da República", no Museu Municipal, marca o arranque das celebrações. Trata-se de uma mostra fotográfica do património humano e edificado dos inícios da República, recolhido em todo o concelho e que, a partir de Junho, percorrerá as freguesias do Bombarral e algumas colectividades.

A 27 de Abril realiza-se um colóquio sobre os antecedentes da República no município, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e, dois dias depois, o Grão-Mestre da Maçonaria e professor universitário, António Reis, dará uma conferência sobre a temática em destaque. As escolas farão uma maratona de História no dia 30 de Abril.

O agrupamento irá ainda promover pelas ruas da vila, no dia 28 de Abril, um percurso de orientação destinado aos alunos, onde estarão em destaque alguns pontos, sobretudo topónimos relacionados com a República.

De acordo com comunicado de imprensa da autarquia do Bombarral, esta vila muito cedo aderiu ao ideário republicano, tendo ali sido fundada, em 1887, a "Associação Literária Primeiro de Dezembro de 1640", prosseguindo a filosofia daqueles ideais. Esta viria a encerrar em Março de 1891 por ordens do governo monárquico de então.

Em Abril de 1895, era o Bombarral sede de freguesia do concelho de Óbidos e ali viu instalada a Comissão Concelhia do Partido Republicano. Os interesses revolucionários e anseios políticos dos bombarralenses eram de tal ordem que criaram o "Centro Escolar e Republicano João Chagas".

Toda esta dedicação ao regime terá contribuído para que, a 18 de Março de 1914, o Congresso da República elevasse a concelho o Bombarral, acompanhado pelas freguesias do Carvalhal e da Roliça.