Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Caricaturas dos portugueses em exposição nas Gaeiras (Óbidos)

Caricaturas de personalidades da sociedade portuguesa, da política, ao teatro, música, televisão e desporto, vão estar patentes na Rua Principal, n.º 50 (antigo armazém do vinho), de 18 de Abril a 18 de Julho. "Eugeniaturas - As Caricaturas dos Portugueses" intitula a exposição que é, essencialmente, um acto de humor, idealizada e trabalhada pelos Eugénios, com desenhos de Luís Gamelas, natural da Anadia.  

Gazeta das Caldas - Fátima Ferreira

Os Eugénios são um grupo criador de artes e ideias de conteúdo humorístico. Formado maioritariamente por pessoas da região da Bairrada, apresentou-se pela primeira vez na exposição Eugeniaturas - As Caricaturas dos Portugueses, em Outubro de 2008, em Anadia.

A mostra conta também com a participação dos ceramistas Paula Clemente, Carlos Enxuto e Constantinos, Fernando Miguel e Liliana Sousa, do Cencal e da Loja 107.

A exposição, organizada pela Junta de Freguesia das Gaeiras e autarquia de Óbidos, vai estar patente de segunda a sexta-feira das 14h00 às 18h00, e aos sábados, domingos feriados das 14h00 às 20h00.

As entradas custam um euro, sendo gratuitas para crianças com idade até aos 12 anos.

Vila comemora nove anos

Esta mostra está integrada nas comemorações do IX aniversário da elevação das Gaeiras a vila, que se assinala a 18 de Abril. Para assinalar a data está previsto um programa que contempla iniciativas de âmbito cultural, social e desportivo. Pelas 8h30, terá início um passeio todo-o-terreno, seguindo-se uma exposição de motociclos antigos no Largo do Mercado e um desfile de motociclos. O almoço-convívio entre os participantes terá lugar no Largo do Marcado e será porco no espeto.

Pelas 16h00 será inaugurada a primeira exposição de caricaturas.

A Freguesia das Gaeiras foi criada a 4 de Outubro de 1985. Mais tarde, a 19 de Abril de 2001, foi elevada a vila.