Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

A vida de saltos altos

Sou mulher, adoro sapatos mas calço o 42, e agora?

  • 333

A vida nos meus pés é fácil e corre bem. Mas para uma mulher que calce números grandes, o cenário é bem diferente, é que os fabricantes só fazem sapatos para pezinhos de Cinderela.

Solange Cosme (sapato nº39) (www.expresso.pt)

Já no passado escrevi um artigo sobre o porquê das mulheres em geral gostarem tanto de sapatos. Uma das razões que apontei na altura para esta nossa pequena loucura é o facto de os sapatos só nos aumentarem a auto-estima, fazendo-nos parecer mais bonitas, elegantes, e sem nos apontar o dedo aos quilinhos que ganhámos recentemente - como acontece normalmente com as roupas, que muitas vezes têm o efeito perverso de nos alertar que andamos a comer demasiadas bolas de Berlim.

 Ora, eu já alterei o meu número de roupa várias vezes (para cima e para baixo), mas desde há muito tempo que o número dos meus sapatos não muda. 39 certinho (como aliás é público, e está junto à minha assinatura).

 Talvez eu, como as restantes mulheres, seja mesmo uma aficionada por sapatos por saber que estes vão sempre servir-me. Compro sapatos pela internet e servem-me, oferecem-me sapatos e servem-me, compro sapatos em saldos e a primeira coisa que faço é ver o que é que há de 39 disponível. E há sempre alguns pares interessantes! A vida nos meus pés é fácil e corre bem. 

Mas esta semana recebi uma mensagem de uma mulher que me alertou para um problema real, de outras mulheres que também adoram sapatos. "Calço o 42: O que fazer para encontrar sapatos absolutamente normais para o meu número?".Confesso que fiquei algo espantada. Então o 42 é um pé demasiado grande para sapatos de mulher?

 Fabricantes de calçado português: 0 pontos 

Como sou defensora de produtos fabricados em Portugal, e porque continuo a considerar que por cá se fazem dos melhores sapatos do mundo, decidi contactar alguns fabricantes de sapatos portugueses para que pudesse ter uma visão mais clara desta realidade. Procurei apenas as mais populares. Fiquei desiludida.  

Os sapatos da Fly London são um orgulho nacional e estão à venda por todo o mundo, em mais de 1.500 locais, e a Aerosoles lidera o sector em Portugal e domina os mercados internacionais. Tudo é feito por portugueses. Medidas, só até ao 41.  

A marca Foreva, nascida na Rua Guerra Junqueiro, em Lisboa, em 1984, conta já com cerca de 50 lojas em Portugal. Só vende sapatos até ao 40. Zilian, a nova coqueluche das portuguesas, só vende até ao 41, e a Seaside, conhecida pelos seus preços acessíveis só calça igualmente "pezinhos de Cinderela".

A lista é interminável. Tudo sapatos até ao 40/41. 

A Cinderela quer um sapatão de cristal

Por esta altura já devem estar a antever as dificuldades que certas mulheres sentem para chegar a uns quaisquer sapatinhos! Já nem são os de sonhos, mas apenas uns sapatinhos que sirvam! A forma mais eficaz (mas não a mais barata) é mesmo mandar fazer os seus sapatos por encomenda. Sim, é verdade que demora mais tempo, mas são personalizados ao seu gosto.  A alternativa é procurar algumas marcas estrangeiras que têm sapatos um pouco maiores. A busca não é fácil e eu pude comprová-lo. 

Uma dica? A La Redoute (que pode consultar online em www.laredoute.pt)  tem uma secção de "tamanhos grandes" onde inclui calçado para senhoras, acessíveis, até ao tamanho 42. Se procurar algo de extraordinário, o fantástico Luis Onofre também oferece alguns sapatos da sua colecção até ao tamanho 42. Visite www.lojaluisonofre.com e fique deslumbrada. 

Por último, ficam dois apelos: o primeiro às nossas leitoras que tenham igual problema, para deixem as suas próprias dicas sobre onde e como encontrar tamanhos grandes de calçado femininos; o segundo é aos fabricantes de sapatos para começarem a pensar também nestas mulheres e a fazerem só um ou dois números acima do habitual! 

É que grandes mulheres merecem grandes sapatos!

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser amigo deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.