Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

MacGyver está de volta. Mas é uma mulher.

  • 333

Haverá alguém em Portugal cuja infância tenha passado pelos anos 80 que não se lembre do famoso MacGyver? Eu lembro-me bem, até porque não só a hora a que dava a série era totalmente sagrada e passada em frente à televisão (na altura ter um gravador em vhs era um luxo), como muitas das minhas brincadeiras envolviam imitar aquele herói. Com cordas, plasticina, fita-cola, clips e um canivete suíço (literalmente implorado aos nossos pais), eu o meu irmão passávamos horas a artilhar a casa contra "os maus". Aquelas tardes ficarão guardadas para sempre no meu baú das minhas recordações felizes. 

Mais de vinte anos depois o MacGyver pode estar de volta, mas desta vez na pele de uma mulher. Porquê? Para atrair as mulheres ao universo da engenharia. A ideia partiu de uma parceria entre a Fundação MacGyver, a Academia Nacional de Engenharia norte-americana e a Escola de Engenharia Viterbi, da Universidade da Califórnia do Sul.

As portuguesas também podem participar

"Não consigo sequer contabilizar quantos homens vieram ter comigo para dizer: 'Tornei-me engenheiro por causa do MacGyver'", explica o autor da série, Lee Zlotoff, no site do concurso The Next MacGyver. Agora a ideia é que o mesmo aconteça com toda uma geração de mulheres também, uma vez que nesta área profissional os homens continuam a predominar (já na altura o meu irmão se divertia a desmontar torradeiras quando não tinha nada para fazer, enquanto que eu preferia escrever poemas em folhas cor-de-rosa perfumadas... a diferença de queda para a coisa era visível) .

Para convencer o universo dos saltos altos de que este é o caminho ideal também para as mulheres foi montado o tal concurso de onde deverá sair a nova heroína que, com um canivete, conseguirá fazer o inimaginável. Para concorrer basta enviar uma sinopse com a ideia para um primeiro episódio. As cinco vencedoras ganham cerca de 5 mil euros e a oportunidade de acabar no universo de Hollywood a desenvolver o argumento da nova série.

Senhoras MacGyvers de Portugal, ainda vão a tempo: o prazo termina dia 17 de abril. Basta terem mais de 18 anos e uma boa dose de criatividade.

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.