Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

"Instruções de lavagem: Dá à tua mulher"

  • 333

Todos nós já ouvimos piadinhas do género: "Lá em casa dividimos as tarefas todas. Ela cozinha e eu como. Eu sujo e ela lava". Invariavelmente até todos já nos rimos disto. Mas quando uma marca de roupa desportiva leva esta piada mais longe e a imprime sem pensar duas vezes numa etiqueta junto com as instruções de lavagem não pode estar à espera que o bom humor fale mais alto. E sim, isto aconteceu mesmo na Indonésia.

Nas camisolas do equipamento de futebol que fabricou para a equipa Pusamania Borneo, a etiqueta da Salvo Sports continha a seguinte mensagem: "Instruções de lavagem: Dá esta camisola à tua mulher. É O TRABALHO DELA". Lembram-se do que eu dizia na semana passada quanto à discriminação de género? Esta pequenas coisinhas também podiam fazer parte da tal lista do inadmissível.

O que a brilhante mente criativa que esteve por trás desta ideia não esperava era que alguém partilhasse nas redes sociais a brincadeira. Viola, uma blogger da Indonésia, amante e jogadora de futebol, deu pela piadola de mau gosto e pôs a imagem a circular no Twitter. Não foi preciso muito para que a foto fosse partilhada massivamente e que chamasse a atenção da imprensa internacional. Cereja no topo do bolo: em pleno Dia Internacional da Mulher.

Pior a emenda que o soneto

A Salvo Sports tentou depois retratar-se também via Twitter com uma mensagem que para mim se resume à expressão popular "foi pior a emenda que o soneto". Pedem desculpa por "qualquer má interpretação da mensagem" (as mulheres é que interpretaram mal, claramente) e refugiam-se nisto: "A nossa mensagem é apenas que, em vez de a lavar mal, mais vale dá-la a uma senhora porque elas são mais capazes. Não há nenhuma intenção de humilhar as mulheres. Pelo contrário, aprendam com as mulheres como tomar conta das roupas", (hum, hum... está bem abelha!).

Quero acreditar que a piadinha até foi de alguma forma inocente, mas traz na sua génese um pensamento discriminatório que continua enraizado. Algo que as empresas, cuja responsabilidade social não pode ser posta de lado (seja aqui ou na Indonésia), deveriam ter em atenção. A inteligência faz maravilhas quando falamos de humor.

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.