Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Ferreira Leite dará no tintol? A ciência diz que sim.

Se algum dia questionou se Manuela Ferreira Leite será ou não uma grande adepta da pinga, a comunidade científica inglesa tira-lhe agora as dúvidas.

Paula Cosme Pinto (Sapato nº38) (www.expresso.pt)

Consta por aí que as mulheres mais instruídas são as que gostam mais de beber uns copos. Quem o diz é uma equipa de investigadores da London School of Economics. "Quanto mais instruída for a mulher, mais propensão tem de beber com regularidade". Após ler esta conclusão tão brilhante, deduzo que a equipa devia ser composta por senhoras investigadoras extremamente instruídas, que escreveram o estudo numa bela noite de copos.

Afinal porque será que as mulheres com maior nível de instrução escolar se metem na pinga? Certamente porque queimaram as pestanas tantos anos quanto os homens e invariavelmente ganham um ordenado menor fazendo as mesmas funções, diria eu. Tenho de admitir que uma garrafinha de licor beirão pela goela abaixo talvez ajude.

Ferreira Leite gosta da pinga?

Ferreira Leite pensará de vez em quando numa escapadinha à tasca da Francelina?

Ferreira Leite pensará de vez em quando numa escapadinha à tasca da Francelina?

Também percebo agora muito melhor porque é que o Parlamento fica em São Bento. Não sei onde é que a Dona Francelina - famosa pela sua tasca em frente à casa da Amália - esconde as senhoras deputadas, mas dado que são mulheres instruídas devem ir lá beber umas belas garrafas de vinho da casa. No caso de Odete Santos, um bagacito, estou certa. Quem sabe se um dia não vejo lá a Ferreira Leite a jogar dominó enquanto bebe um "copo três"... e lhe faço companhia, já que também eu andei de livros às costas uns quantos anos e até gosto de um bom tintol.

Mas o que mais acho engraçado neste estudo, é o facto de dizerem que uma mulher é mais inteligente quando estudou muito. Será que a Dona Francelina lá da tasca - que criou três filhos sozinha e gere o negócio sem sinais de crise - é burrinha só porque não andou na faculdade? Bem que eu já a vi a beber meia de leite de manhã... se tivesse um doutoramento em Ciência Política tenho a certeza de que beberia um copo de aguardente ao pequeno-almoço.

Não me venham com estudos da treta, a arranjar motivos para uma coisa tão simples como uma mulher gostar de beber um copo.... algo que continua a ser alvo de críticas, porque afinal "é feio uma mulher beber".

Questiono: É feio uma mulher beber demais? Tão feito como um homem. As adolescentes bebem cada vez mais? Também os miúdos... e ninguém lhes dá uns puxões de orelhas quando andam a vomitar as ruas de Santos às 3 da manhã. Há cada vez mais mulheres alcoólicas? É possível, tal como homens. Não sou adepta de excessos, sejam eles de homens ou de mulheres. Mas seguramente não se trata de uma questão de género ou de nível cultural, mas sim de bom-senso. E quanto a isso, não há instrução escolar que valha.