Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Eis as 99 mulheres mais extraordinárias do ano

  • 333

Quem são as mulheres mais extraordinárias do momento? Depois de no ano passado ter feito o ranking das mais desejáveis, este ano o portal masculino  AskMen decidiu ir mais longe (aleluia!) e andou uns meses a fazer a seleção das 99 figuras femininas mais inspiradoras dos últimos tempos.

Desta vez o processo foi mais criterioso e contou com a ajuda de especialistas de outras publicações, de áreas bem diferentes do  AskMen, como a Business Insider, a Sports Illustrated ou o Huffington Post. Foram definidas cinco categorias pelas quais deveriam ser divididas as escolhas finais (como "jogadoras mais valiosas" ou "líderes de opinião") e foi também pedido ao público em geral para dar a sua contribuição.

No topo da lista surge a jovem Emma Watson, descrita pelo mentor do ranking como um exemplo de "uma mulher incrível de tantas formas diferentes: rica, bem-sucedida, famosa, elegante, bonita, inteligente, agradável e caridosa". Além de ser atriz, tem usado o seu mediatismo para dar visibilidade às múltiplas causas humanitárias em que se tem envolvido e na luta pelos direitos femininos no mundo. Percebe-se a escolha.

De "desejáveis" a "extraordinárias" vai muita diferença  

Embora o nem tudo neste ranking seja surpreendente, no fim o resultado é uma lista eclética e arrojada, que vai bem além das figuras mediáticas do costume, como Angelina Jolie (que ficou em 47º lugar) ou Michelle Obama (em 12º). Neste ranking há de tudo um pouco: atrizes, políticas, cantoras, CEO's, cientistas, jornalistas de investigação, ciclistas, engenheiras informáticas, bloguers, estilistas, chefes, tenistas. Todas elas mulheres que no último ano fizeram furor dentro das suas áreas, que quebraram barreiras e se destacaram.

Claro que além destas 99 mulheres há pelo menos mais 99 milhões de outras que são igualmente extraordinárias, embora por razões diferentes. Mulheres que se superam todos os dias, que são exemplos de força, coragem e garra para quem as rodeia. E cada um de nós deverá ter o seu ranking pessoal. A minha mãe - tal como certamente as mães de boa parte dos que estão a ler isto - a meu ver deveria fazer parte da lista.  Mas mesmo não estando, dou o meu aplauso à iniciativa deste famoso portal masculino que finalmente percebeu que nem tudo no universo feminino pode ( ou deve!) ser reduzido a  listas de mulheres bonitas e desejáveis. As mulheres - melhor, as pessoas - são muito mais do que isso.

Podem ver o ranking total clicando aqui.