Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Consegue adivinhar o que estas imagens tentam vender?

  • 333

Conseguem adivinhar que produto esta imagem tenta vender?

Lembro-me de há uns tempos ter olhado para a publicidade de uma nova linha de jeans, de uma conceituada marca de roupa, e de ter ficado a pensar: não havia mesmo outra forma de vender (desculpem a expressão) o raio das calças?

Digamos que uma mão masculina a enfiar-se entre as pernas semi-abertas de uma mulher, com as tais calças justinhas ligeiramente baixadas era escusado. O mesmo acontece com publicidades a iogurtes que precisam de mostrar o rabo de uma mulher para comprovar que têm pouco teor de açúcar, ou com gelados que precisam de um avantajado par de mamas de uma mulher mulata para convencerem os compradores a experimentarem o novo chocolate.  Será mesmo necessário este abuso da imagem do corpo feminino?

Muitas das vezes fico sem perceber o sentido de tal utilização. E houve alturas em que cheguei mesmo a pensar que seria bem engraçado fazer um jogo em que se tirasse as referencias às marcas para se perceber se alguém descobria que tipo de produto tais imagens tentam vender. Nunca o fiz, mas o site BuzzFeed teve precisamente a mesma ideia e pô-la em prática.

O resultado é um jogo com um total de 16 imagens, sendo que cada uma tem três respostas possíveis. E acreditem, dá mesmo que pensar. Eu acertei apenas duas, mas se quiserem experimentar visitem esta página e façam o teste. Para terem noção de quão ridículas estas escolhas podem ser, deixo-vos em baixo alguns dos exemplos verdadeiramente absurdos feitos por marcas conhecidas de todos nós.

Não só são exemplos de sexismo, como também de mau gosto. Não sei a que tipo de clientes pretendem alcançar, mas meus senhores (e senhoras): já chega de usar e abusar da sexualização da imagem da mulher... ou não chega?

Conseguem adivinhar que produto esta imagem tenta vender?

Conseguem adivinhar que produto esta imagem tenta vender?

... esta?

... esta?

E esta, conseguem?

E esta, conseguem?

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.