Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Barbie arquiteta tem mansão de luxo amiga do ambiente

A nova mansão milionária da Barbie é amiga do ambiente e tem o aval do AIA (American Institute of Architects)

Ana Areal (sapato nº37) (www. expresso.pt)

A boneca mais famosa do mundo, que agora se vai tornar arquiteta, já tem a sua nova casa, desta vez muito diferente da tradicional casa de bonecas.

É fácil imaginarmos a Barbie a assumir inúmeras profissões e nos mais diversos ambientes, mas sempre associada à beleza, ao luxo, à fama e à modernidade.

A casa nova da Barbie não podia ser mais luxuosa. Trata-se de uma mansão e, desta vez, tem uma característica que a torna única e inovadora: é uma casa amiga do ambiente, portanto, uma ecocasa.

O projeto foi concebido por duas arquitetas que venceram o concurso de design "The AIA Barbie Dreamhouse competition", lançado pela Mattel, a maior empresa de brinquedos do mundo, em parceria com a AIA (American Institute of Architects). 

Após uma seleção rigorosa dos projetos a concurso - mais de 30 -, o júri, constituído por uma vasta equipa da Mattel, escolheu apenas cinco para a final. O público, do qual faziam parte cerca de nove mil crianças e adolescentes, foi também convidado a participar na escolha da mansão de sonho da Barbie. O projeto vencedor tem a assinatura das arquitetas Ting Li e Maja Pakler.

A intenção do presidente da AIA, Clark Manus, de estabelecer uma parceria com a Mattel para promover este concurso foi de envolver e inspirar jovens a experimentar o mundo da arquitetura e dar asas à imaginação no que toca ao meio ambiente, ao mesmo tempo que a Barbie assume uma nova profissão, a Barbie arquiteta.

Se a mansão de sonho de Ting Li e Maja Pakler fosse construída em versão real, custaria cerca de 3,5 milhões de dólares (2,6 milhões de euros).

Uma mansão destas só em sonhos, naturalmente, mas pelo menos podemos sempre deixar-nos encantar por uma Barbie arquiteta.

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.