Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

As mulheres não precisam de maquilhagem

  • 333

O vídeo de Amy Schumer que está a dar que falar

Há que admirar Amy Schumer. Tem 33 anos, faz stand up comedy desde os 22,  foge aos estereótipos do universo de Hollywood, mas já conquistou o seu lugar em L.A.. Fala de sexo, dos dramas femininos e tem piada, muita piada. Mas não só: tem também consciência social e é uma eterna defensora das mulheres no seu todo. Sem perder o sentdo de humor (a eterna melhor forma de passar uma boa mensagem?) conseguiu mobilizar centenas de mulheres a participarem numa campanha online pela vida sem maquilhagem. Tudo graças a um sketch do seu programa "Inside Amy Schumer".

O vídeo viral que tem corrido as redes sociais nas últimas 24h é simples, mas certeiro: Amy aparece rodeada por uma boyband (em clara sátira aos One Direction) que lhe cantam o quanto ela é bonita como uma princesa, mesmo sem maquilhagem, enconrajando-a a não usar mais cosméticos. Quando Amy tira tudo que tem na cara, os rapazes mostram-se horrorizados com o seu aspeto natural e pressionam-na a voltar a usar maquilhagem. E, se possível, a passar uma hora de manhã a pintar-se para chegar aos critérios de beleza desejados, mesmo que deixe de parecer ela própria. Uma letra simples, que  tem tanto de idiota quanto de irónico. E que faz um verdadeiro cheque-mate aos ridículos conceitos de beleza que rodeiam grande parte das mulheres hoje em dia.

Antes do episódio ir para o ar, a atriz desafiou as fãs via Twitter a partilharem fotos suas sem maquilhagem, com a hashtag #girlyoudontneedmakeup. A sua mensagem era clara: "Todas as pessoas são diferentes e bonitas à sua maneira. Vamos deixar de perder tempo a stressar com a aparência. Sorriam a vocês mesmas quando se olham ao espelho, mulheres!".

Um pouco de todo o mundo (incluindo as zonas rurais do Vietname!) chegaram fotos de mulheres (e homens também), adolescentes, mães, filhas, avós, netas, amigas, dispostas a mostrar-se sem cosméticos. Em comum em quase todas as imagens, uma coisa: um enorme sorriso. E se há algo que tem um efeito cem vezes melhor do que maquilhagem na beleza de alguém, é certamente um sorriso verdadeiro.

Ainda não conhece o fenómeno Schumer?

O fenómeno Schumer ainda não faz grande furor em Portugal, mas se não a conhecem deixo aqui dois pormenores mais recentes do seu sucesso: foi convidada para ser a anfitiriã dos MTV Movie Awards de 2015 e dá a cara por uma série cómica baseada na vida feminina, onde não só é a protagonista, como também é guionista e produtora executiva. O resultado do seu trabalho em "Inside Amy Schumer" é uma longa lista de nomeações para os Emmys e uma enorme legião de fãs que não dispensam o seu bom humor e total falta de papas na língua.

"Adoro brincar com aquele tipo de coisas sobre o qual ninguém fala, adoro o lado mais obscuro das pessoas", explica a própria. "Falo essencialmente de sexo, histórias pessoais e situações que toda a gente já viveu". Pode até parecer banal, mas resulta. Amy é um estrela da TV, da comédia e das redes sociais. Com e sem maqilhagem.