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A vida de saltos altos

Ana Areal (sapato nº37) (www.expresso.pt)

As malas de luxo mais desejadas de sempre pelas mulheres

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Uma das paixões das mulheres são as malas. Os homens nunca entenderam bem a razão pela qual nós, mulheres, adoramos tanto este acessório, ao ponto de estarmos dispostas a pagar muito por uma mala. Por vezes, até caro demais. Este é um mercado de luxo que não para de crescer.

A moda das malas começou já no final do século XIX, mas foi só por volta de 1920 que as carteiras, as bolsas ou os sacos se tornaram num item essencial no guarda-roupa de qualquer mulher.

Alguns fabricantes europeus têm já uma longa história na produção de bens de couro, como é o caso da HJ Cave & Sons, que foi fundada em 1839 e comercializa bens e acessórios de luxo. Em contrapartida, o negócio das malas de senhora ainda é relativamente recente na história de outras empresas, como na Louis Vuitton e na Gucci.

As malas mais caras do mercado são as da Hermès. O preço mínimo por uma peça desta marca é de 5 mil euros. A Hermès é conhecida por fabricar malas por encomenda e personalizadas ao gosto da cliente. Nalgumas capitais mais conhecidas do ocidente, as listas de espera para encomendar uma destas malas duram anos. Alguns modelos da Hermès são batizados com nomes de celebridades, como, por exemplo, as duas malas mais conhecidas da marca: a "Birkin", em homenagem a Jane Birkin, ou a "Kelly", em homenagem a Grace Kelly, que podem ser vistos na fotogaleria no final deste texto.

A Louis Vuitton, outro gigante das malas de luxo - apesar de se ter iniciado no comércio de baús de viagem empilháveis -, também não perdeu a oportunidade de fazer do mercado das malas de luxo de senhora uma verdadeira mina de ouro. Hoje, a marca é tão poderosa que as receitas são na ordem dos 2,5 mil milhões de euros. Por esta ser uma marca tão desejada no universo feminino, uma réplica quase perfeita da Louis Vuitton pode custar cerca de 400 euros. Parece surreal, mas é a mais pura das verdades.

O mesmo se passa com outras marcas igualmente famosas e poderosas neste mercado de luxo, como é o caso da Gucci, Chanel, Prada, Dior entre muitas outras.

Perante isto, há uma pergunta que todos nós fazemos: porque é que uma mala destas marcas de luxo é tão cara? A resposta pode estar na visita ao atelier do criador Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton - também detentor da própria marca de malas de luxo Marc Jacobs , como mostra o vídeo que se segue.

Sejam as peles ou sejam os acabamentos especiais que tornam as malas de luxo exageradamente caras, o que interessa é que nós, mulheres, continuamos a sonhar e a querer ter uma mala de luxo. Por isso, deixo-vos um fotogaleria das malas de luxo mais elegantes e mais desejadas de sempre pelas mulheres.

Modelo “Birkin” da Hermès: uma homenagem a Jane Birkin. É dos modelos mais procurados e desejados pelas mulheres
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Modelo “Birkin” da Hermès: uma homenagem a Jane Birkin. É dos modelos mais procurados e desejados pelas mulheres

Lady Gaga com uma "Birkin" personalizada com o seu próprio autógrafo
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Lady Gaga com uma "Birkin" personalizada com o seu próprio autógrafo

Novamente Lady Gaga, desta feita exibindo outro modelo "Birkin"
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Novamente Lady Gaga, desta feita exibindo outro modelo "Birkin"

Katie Holmes (mulher de Tom Cruise) com uma "Birkin" vermelha
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Katie Holmes (mulher de Tom Cruise) com uma "Birkin" vermelha

Victoria Beckham não disfarça que é fã das "Birkin" e que as tem com diversos tons
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Victoria Beckham não disfarça que é fã das "Birkin" e que as tem com diversos tons

A "Birkin" é sem dúvida uma das malas da Hermès mais apreciada por muitas celebridades. Também é das mais caras
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A "Birkin" é sem dúvida uma das malas da Hermès mais apreciada por muitas celebridades. Também é das mais caras

“Kelly bag” da Hermès: a homenagem do criador a Grace Kelly
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“Kelly bag” da Hermès: a homenagem do criador a Grace Kelly

A muito procurada mala do modelo “The Lady Dior”
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A muito procurada mala do modelo “The Lady Dior”

Quem não gostaria de ter uma mala da edição limitada da Quentin Mackay, referente aos seus 155 anos de existência?
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Quem não gostaria de ter uma mala da edição limitada da Quentin Mackay, referente aos seus 155 anos de existência?

“Céline bag” é uma “must have”. De tal forma que as próprias réplicas são caríssimas. Por exemplo, em São Paulo, custam cerca de 750€
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“Céline bag” é uma “must have”. De tal forma que as próprias réplicas são caríssimas. Por exemplo, em São Paulo, custam cerca de 750€

A famosa e tão desejada “Chanel Classic Flap Bag” é, e será sempre, um clássico do mercado das malas de luxo
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A famosa e tão desejada “Chanel Classic Flap Bag” é, e será sempre, um clássico do mercado das malas de luxo

O modelo da Prada que é também é uma das malas mais vendidas
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O modelo da Prada que é também é uma das malas mais vendidas

Embora já mais acessível, este modelo da Gucci também é muito elegante
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Embora já mais acessível, este modelo da Gucci também é muito elegante

Alguns dos modelos mais vendidos da Louis Vuitton
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Alguns dos modelos mais vendidos da Louis Vuitton

O velho clássico da Burberry. Muito chique
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O velho clássico da Burberry. Muito chique

As malas da "Tods" destinam-se a mulheres que apreciam o requinte, a qualidade e a discrição
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As malas da "Tods" destinam-se a mulheres que apreciam o requinte, a qualidade e a discrição

Uma mala da Coach é sempre uma mala da Coach
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Uma mala da Coach é sempre uma mala da Coach

O modelo “Quilted Stam”, de Marc Jacobs, está a ser um verdadeiro sucesso
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O modelo “Quilted Stam”, de Marc Jacobs, está a ser um verdadeiro sucesso

A Balenciaga não fica de fora do mercado de luxo, pelo contrário
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A Balenciaga não fica de fora do mercado de luxo, pelo contrário

O que as mulheres arriscam por uma Louis Vuitton

Já se podem alugar malas de luxo em Portugal

Autoras: Ana Areal, Liliana Coelho, Paula Cosme Pinto, Sofia Rijo, Solange Cosme

Editora: Plátano (coleção Livros de Seda)

Preço: 11,80€ em loja, 10,62€ se for adquirido via site da Editora Plátano

Páginas: 158

ISBN: 9789727708598

Saiba mais sobre o livro:

Um livro lançado... em Saltos Altos (vídeo e fotogaleria) Blogue mais feminino do Expresso chega às livrarias (vídeo)

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