Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Afinal, Bruce é uma mulher. De coragem

  • 333

Bruce Jenner em entrevista à ABC News

Para a maioria de nós Bruce Jenner é o tal ex-campeão olímpico que nos anos setenta era considerado um dos melhores atletas do mundo. Para os mais novos, este nome talvez seja até mais facilmente associado ao reality show "Keeping Up with the Kardashians", no qual participou por ter sido casado com Kris Kardashian. Aos olhos de todos, um homem. Mas aos olhos de si mesmo, uma mulher.

"Não estou preso no corpo de ninguém. Este sou eu enquanto ser humano", revelou Jenner na entrevista que deu à ABC News, e que tem corrido o mundo. "O meu cérebro é muito mais feminino que masculino. Veem-me como este homem muito 'macho', mas o meu coração e a minha alma e tudo o que faço na vida é parte de mim, este lado feminino é parte de mim. Este sou eu".

Bruce foi casado com três mulheres, mas é transexual. Passou grande parte da sua vida a pensar no dia em que se poderia libertar e ser tudo aquilo que sente por dentro. Aos 65 anos, o momento chegou. Revelou publicamente que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género, algo que considera ser bem diferente de orientação sexual. E fê-lo para dar o exemplo e ajudar quem sente o mesmo. Acima de tudo, para quebrar barreiras e mitos em torno da transexualidade.

"Viver uma mentira a vida inteira"

Não vou repetir os pormenores da história que tem corrido os media de todo o mundo nos últimos dias. Mas achei que devia partilhar convosco o vídeo da conversa completa com Diane Sawyer, até porque mais do que as frases que têm feito correr tinta em revistas e jornais, são os silêncios, os suspiros, os sorrisos, ou gestos tão simples como tirar um rabo de cavalo e deixar cair o cabelo de forma feminina, que fazem desta entrevista uma conversa inesquecível.

Bruce é uma pessoa de coragem. E essa enorme coragem tem despoletado uma bonita reacção viral de apoio, vinda um pouco por todo o mundo, desde os seus filhos e enteados, às ex-mulheres, aos amigos e fãs. Mesmo que o tema seja controverso ou, para muitos, até incompreensível. 

Esperemos que tanto o ato corajoso de Bruce, quer as reacções à sua entrevista possam galgar realidades e agitar as mentes daqueles que passam pelo mesmo. Sejam os que sofrem com a angústia de assumirem ser quem são, ora os que se deparam com esta situação dentro do seu círculo pessoal e não sabem lidar com ela. Em ambos os casos, a aceitação e o afecto são definitivamente uma boa parte do caminho. "O Bruce sempre mentiu", disse o próprio sobre si mesmo. "Viveu uma mentira a vida inteira sobre quem era. E não consigo continuar a fazer isso durante mais tempo."

Se ainda não a viu, espreite a entrevista completa no vídeo em baixo: