Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Acha que conhece todos os tipos de sapatos femininos? Olhe que não... (fotogaleria)

Solange Cosme (sapato nº39)

Sempre que me dizem que tenho muitos sapatos (normalmente observação feita por homens - totalmente errada! - já que qualquer mulher que se preze nunca acha que tem demasiados sapatos) respondo com uma observação lógica e racional: perante tal variedade disponível no mercado, uma mulher tem de fazer o que consegue e tentar, no mínimo, ter um de cada.

Como esta diversificada lista de tipos de sapatos parece crescer de dia para dia, tal como a criatividade dos seus designers, resolvi deixar-vos hoje com um post que é quase uma cartilha para qualquer mulher e uma breve elucidação para todos os homens.

Afinal de contas, os homens também têm botas, ténis, sapatos clássicos, chinelos, e... bem, e mais nada, parece que afinal é só mesmo isto.

Fica o desafio para as mulheres: quais destes sapatos tem (ou quer ter) no seu armário?

Ankle Straps (presilha no tornozelo)

Um sapato "ankle strap" é, tal como sugerido no próprio nome, um sapato que tem uma ou mais presilhas que prendem à volta do tornozelo. Há ainda uma variante cujas tiras não só envolvem o tornozelo como parte da perna.

Sabrinas

Os sapatos femininos mais confortáveis (os ténis não contam!), também são conhecidos como sapatos de bailarina pelo seu formato. Inspirados precisamente nesta dança, não têm salto, são flexíveis e confortáveis e têm diferentes formas à frente (em bico, redondos ou mesmo peep toes).

Kitten Heels

Sapatos de salto fino e baixo. Normalmente têm cerca de 2 ou 3 centímetros e são bastante confortáveis.

Mary Janes

Já aqui dediquei um artigo inteiro aos Mary Janes! Mais informações podem ser recordadas neste link: Sapatos: afinal quem são os `Mary Jane´?

Mules

As mules são sapatos fechados à frente e completamente abertos atrás. Fáceis de calçar, há mules tanto de salto altos como de salto baixo.

Pumps

Sapatos fechados que parecem "insuflados" à frente. Normalmente têm uma pequena plataforma que fica escondida na parte frontal dos sapatos. Este "truque" torna estes sapatos exageradamente altos mais fáceis de utilizar.

Peep Toes

O sapato "peep toe" apresenta uma pequena abertura na parte frontal, deixando ver os dedos da frente. Há vários tipos de sapatos peep-toes, tanto de salto alto como sabrinas.

Sapatos Plataforma

Os sapatos plataforma têm, tal como o nome indica, uma plataforma que permite aumentar a altura de todo o sapato sem prejudicar a sua utilização. A sua utilização é combinada tanto com saltos altos como em cunhas o que transforma uns sapatos de salto nuns saltos altíssimos possíveis de utilizar no dia-a-dia!

Cunhas

A cunha é um tipo de sapato que permite que todas as mulheres possam utilizar saltos altos de forma confortável. Com um salto fechado que abrange toda a base do sapato, encontramo-los muitas vezes combinados com plataformas para um acréscimo adicional à altura!

Sandálias

Talvez o tipo de sapato mais conhecido e mais apreciado tanto por homens como por mulheres. Sapatos totalmente abertos, que deixam o pé bem descoberto e que evidenciam o próprio pé. Há de vários formatos e alturas e são bastante apreciadas para festas, devidamente adornadas com brilhantes, laços e tiras de cetim, por exemplo.

Sling-backs

Sapatos que podem ser de salto ou sabrinas mas que têm a particularidade de ter o calcanhar à mostra, apenas com uma pequena presilha a segurar por cima do calcanhar. Há ainda elegantes combinações de sapatos como o mostrado na fotogaleria abaixo que é uma combinação entre Sling-back com peep toe e pumps.

Stiletto

Sem dúvida os sapatos mais femininos de sempre! Saltos altos agulha combinados com um sapato fechado e pontiagudo. Qualquer perna fica sem dúvida maravilhosa com uns destes!

Mocassim

O sapato que menos gosto! Demasiados masculinos para mim e sem grande charme, são no entanto confortáveis e apreciados por algumas mulheres. Vá, gosto não se discutem!

Oxford

O sapato Oxford, por seu lado, embora extremamente masculino, já apresenta um charme que acho irresistível. Inspirado nos sapatos que os estudantes da Universidade de Oxford, em Inglaterra, usavam por volta do século XVII, são sinónimo de conservadorismo, tradicionalismo e elegância mas também de alguma irreverência e jovialidade. Na versão feminina podemos ver uma panóplia grande destes sapatos e os de salto alto são, a meu ver, totalmente femininos.

Botas

também as botas femininas se revestem de vários modelos. A moda trouxe-nos as botas de borracha para a cidade (obrigada Hunter) e as pantufas para a rua (obrigada Ugg), mas mesmo dentro das clássicas temos uma infinidade de modelos.

Desde as "ankle boots" - botas que terminam no tornozelo ou no máximo na canela, até às "botas de cavaleiro" - modelos de cano alto e salto raso, e ainda as mais clássicas como as de salto alto e cano alto ou as mais arrojadas de salto alto e cano por cima do joelho (obviamente designadas por over-the-knee).

Agora que já ficou com uma lista detalhada do que poderá ter a seus pés é só escolher aqueles que mais gosta! A seguir, é só imprimir a pequena lista e deixar - distraidamente - na secretária do seu marido ou namorado com a indicação: "podes oferecer-me estes no Natal". É que às vezes, os homens só precisam mesmo é de um mapa com as indicações certas!

Ankle boots
1 / 20

Ankle boots

Ankle straps
2 / 20

Ankle straps

Botas cano alto baixas
3 / 20

Botas cano alto baixas

Botas cano alto salto alto
4 / 20

Botas cano alto salto alto

Chanel
5 / 20

Chanel

Cunhas
6 / 20

Cunhas

Kitten heels
7 / 20

Kitten heels

Mary janes
8 / 20

Mary janes

Mocassim
9 / 20

Mocassim

Mocassim salto alto
10 / 20

Mocassim salto alto

Mules
11 / 20

Mules

Over the knee
12 / 20

Over the knee

Oxford
13 / 20

Oxford

Oxford salto alto
14 / 20

Oxford salto alto

Peep toe shoes
15 / 20

Peep toe shoes

Plataforma
16 / 20

Plataforma

Pumps
17 / 20

Pumps

Sabrinas
18 / 20

Sabrinas

Sling back
19 / 20

Sling back

Stilleto
20 / 20

Stilleto

Autoras: Ana Areal, Liliana Coelho, Paula Cosme Pinto, Sofia Rijo, Solange Cosme

Editora: Plátano (coleção Livros de Seda)

Preço: 11,80€ em loja, 10,62€ se for adquirido via site da Editora Plátano

Páginas: 158

ISBN: 9789727708598

Saiba mais sobre o livro:

Um livro lançado... em Saltos Altos (vídeo e fotogaleria) Blogue mais feminino do Expresso chega às livrarias (vídeo)

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.